Imersos em curiosidade, eis que fomos surpreendidos com a projeção do Hyundai RM15: O novo conceito da empresa aparenta ser apenas mais um Veloster, pouco mais evoluído, mas em sua forma geral, é muito mais do que isso.

Referido como uma montra (vitrine) de novas tecnologias pela própria Hyundai, o novo conceito traz características mais chamativas, com um caráter regional e pretencioso. O protótipo lançado pode lembrar a um Hyundai Veloster tradicional, que teria sido alterado e decorado com cores diferentes, mas num olhar mais cauteloso, podemos verificar mudanças grandiosas em aspectos gerais relacionados ao conceito.

Sobre o conceito RM15 da Hyundai

Hyundai RM15: Novo conceito do Veloster

Denominado como Racing Midship 2015, ou RM15, o conceito do aparente Veloster é uma surpresa aos fãs da empresa, que reúne impressões do lendário grupo B da Hyundai, com um motor colocado em posição central traseira.

O último aspecto mencionado, inclusive seria o responsável pelo nome do conceito. Tratando-se de uma evolução do protótipo anterior, o Veloster Midship, o carro foi apresentado no Salão do Automóvel de Nova York como uma visão diferenciada da empresa.

O Veloster apresentado no ano passado no Salão de Busan, que foi desenvolvido pela mesma equipe que trabalhou no desenvolvimento do Hyundai WRC i20, reúne semelhanças com o atual conceito lançado, desde sua performance proposta e seu design.

Focado em novas tecnologias com materiais inovadores, o RM15 apresenta-se mais leve do que o protótipo anterior, além de contar com uma nova estrutura que é amplamente revestida por paneis compostos de materiais plásticos reforçados por fibras de carbono (CFRP).

Novidades do conceito

Hyundai RM15

Muito mais do que apenas um carro de salão, o conceito RM15 apresenta funcionalidade, conduzido por muita força e resistência. Com otimização em sua aerodinâmica, que é muito mais leve e potente, o modelo conta com um motor 2.0 sobrealimentado Theta T-GDI, posicionado transversalmente.

Com potência que ascende até os 300 cavalos à frequência de 6000 rpm, o modelo reúne transmissão manual de seis velocidades que permite o alcance dos 100 km/h em apenas 4.7 segundos.

O conceito tem subestruturas adicionadas à frente e atrás para reforçar sua rigidez, além de trazer um rollcage inspirado nas versões adaptados no WRC, com uma elevada resistência torsional de 37800 Nm/g.

Buscando atender às expectativas e chamar a atenção, o novo Hyundai é mesmo um lançamento deslumbrante – será que essa tecnologia e potência realmente vão atender às expectativas do projeto?