Atualmente pertencente ao grupo da Chrysler, a Jeep ficou tão famosa ao longo dos anos, que o termo jipe, tão comum no Brasil, nada mais é do que uma variação do nome da marca norte-americana.

Com a unificação da Chrysler e da Fiat, e com o consequente nascimento do grupo Fiat-Chrysler, que se deu em janeiro, o primeiro modelo a ser apresentado como principal novidade do novo conglomerado mundial foi o Jeep Renegade.

O modelo está fazendo sua estreia mundial na Suíça, durante o Salão de Genebra, evento que irá acontecer até o próximo dia 16 de março. Ele representa muito para o novo grupo, globalmente falando, e será produzido em larga escala em fábricas espalhadas ao redor do mundo. E isso inclui a fábrica da Fiat em Goiana, no interior de Pernambuco, no nordeste brasileiro. A produção terá inicio no primeiro semestre do ano que vem.

Jeep Renegade

Em um primeiro momento, o Jeep Renegade mostrado na Suíça será produzido apenas na fábrica da Fiat em Melfi, na Itália. Passando a ser produzido também no Brasil, como já dito, e também na China. Tudo isso até o inicio de 2016.

A ideia é lançar o Renegade primeiramente na Europa, já no final do segundo semestre desse ano, e no inicio de 2015 lançá-lo na América do Norte. Para o mercado brasileiro, o grupo ainda estuda se o nome do Jeep será mesmo Renegade ou se um nome considerado mais adequado ao público do Brasil será criado.

2015 Jeep Renegade

O veículo representa também outro marco importante na história da tradicional marca, já que ele é o primeiro SUV compacto criado por ela. E por se tratar de um modelo global, o grupo confirmou que provavelmente até 16 configurações de motor diferentes serão utilizadas pelo Renegade no mundo todo.

O que se sabe ao certo mesmo é que o Jeep Renegade será o primeiro SUV compacto do mundo a utilizar um sistema de transmissão automática com 9 velocidades. Isso o diferenciará de todos os outros modelos similares com quem disputará mercado ao redor da Terra.

Jeep Renegade

Outro diferencial é que finalmente a Chrysler confirmou que o Renegade trará itens que são vistos apenas nos modelos da linha considerada premium da Jeep, o que com certeza agradará demais ao público fã de modelos da marca.

Internamente, o carro apresenta acabamento de primeira qualidade, com itens tecnológicos de primeira linha também, comprovando a tese de que ele terá instrumentos e equipamentos similares aos dos modelos mais top.