A Stellantis apresentou nesta semana o novo Citroën C4X. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o SUV médio será oferecido tanto com opção a diesel quanto gasolina, mas a empresa também confirmou o lançamento de uma opção elétrica, chamada ë-C4 X.

Novo Citroën C4 X chega com destaque para o espaço do porta-malas

Em termos de tamanho, o carro chega um pouco maior do que a média observada nos carros deste segmento, com 4,6 metros de comprimento. Mesmo assim, ainda é menor do que os utilitários que oferecem a opção de sete lugares. Mas o carro conta com uma capacidade de porta-malas que pode ser equiparada aos sedãs, com 510 litros.

De uma forma geral, o design do veículo segue a moda da silhueta cupê, com um caimento mais evidente de fastback na traseira. O modelo conta ainda com uma tampa de porta-malas separada do vidro, o que geralmente é encontrado nos carros de carroceria sedã. Já a lateral do modelo conta com caixas de roda que dão um porta mais “possante’.

No interior, a montadora promete oferecer um “inigualável sentimento de serenidade, conforto e espaço”. O carro conta com um conjunto de suspensão que recebeu um cuidado especial, trazendo os amortecedores hidráulicos progressivos. Neles, não há só uma parte com óleo pressurizado, mas duas câmaras hidráulicas nas extremidades, interligadas entre si por um setor pressurizado. 

Novo Citroën C4 X chega com destaque para o espaço do porta-malas

Os assentos contam com um design que imitam uma “aconchegante poltrona”, sendo feitos de couro Alcantara com reforço lombar e espuma de anta densidade. Destaque também para um amplo teto solar.

Em relação ao conjunto mecânico, o modelo básico terá motor 1.0 turbo de 102 cv e câmbio manual de seis marchas. Uma versão acima terá o mesmo motor de três cilindros, mas ajustado para entregar 130 cv de potência e com câmbio automático de oito marchas. Alguns mercados terão a opção a diesel, com motor 1,5 turbo de 130 cv e câmbio EAT8.

Já a versão elétrica entregará 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, com motor dianteiro alimentado por 50 kWh de baterias e autonomia de 360 km.