O Gol é sem sombra de dúvidas o carro mais importante na trajetória recente da Volkswagen no Brasil. Campeão de vendas nas últimas duas décadas, ele ganhou status de imbatível em seu segmento, e passou a ser encarado pelos rivais como “o carro a ser batido”.

Pois dentro dessa trajetória de sucesso do veículo no Brasil, alguns modelos fizeram mais sucesso e são mais lembrados pelo brasileiro, como o GTI, o GTS e o GT. Pois é sobre o Gol GT que falaremos, já que há rumores de que uma versão comemorativa do modelo seja lançada pela Volkswagen em breve, para festejar os 30 anos de lançamento da primeira versão esportiva do compacto por aqui.

Segundo informações de um portal especializado, a Volkswagen pretende lançar a edição comemorativa no segundo semestre de 2014. E isso ficou mais evidente pelo registro de patente feito pela montadora alemã junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse registro era do nome “Gol GT”, o que é um forte indicio de que o lançamento ocorrerá mesmo.

Gol GT

A ideia é fazer algo semelhante ao que foi feito com o lançamento da edição limitada intitulada Gol Vintage, de 2011, que foi feito em virtude dos 30 anos de lançamento do compacto no mercado brasileiro. No entanto, o projeto da edição comemorativa do Gol GT não terá apenas 30 unidades como o do Gol Vintage, o que indica que será uma edição com maior número de unidades produzidas.

Os rumores que partem de dentro da própria Volkswagen indicam que a edição comemorativa do Gol GT provavelmente servirá para a marca lançar no Brasil o novo motor 1.6 litro de 16 válvulas flex. Esse novo motor pertence à família conhecida como EA211.

Segundo informações que chegam da própria montadora alemã, o novo motor proporcionará uma potência de 120 cavalos, movido a etanol.

Novo Gol GT

Com essa edição limitada, a Volkswagen pretende dar nova vida ao Gol, eterno campeão de vendas da montadora no país, mas que tem mostrado alguns sinais de cansaço nos últimos anos. Com a chegada do Volkswagen Up!, o Gol passará a ser um compacto médio, sem ser mais o carro  de entrada da montadora no país. Com isso, ele passará a competir diretamente com rivais como o Ford Fiesta, o Chevrolet Agile e o Honda Fit.

Esse upgrade significa um primeiro passo para a revitalização do Gol, que está prevista para o ano que vem, quando uma nova geração do veículo chegará ao Brasil.