A montadora francesa Peugeot, símbolo de bom gosto e sofisticação a cada novo modelo, fez a divulgação oficial na última sexta-feira, dia 18 de abril de 2014, de seu belo modelo 408, novo em folha. A apresentação oficial da super máquina ocorrerá no Salão do Automóvel de Pequim – evento que, ano a ano, amplia sua importância no cenário mundial de divulgação de tendências automotivas. A aproximação entre a multinacional de origem francesa e o mercado chinês tem uma grande justificativa: o grupo chinês Dongfeng comprou 14% das ações da Peugeot. Portanto, o estreitamento é natural.

Embora novo, não se pode dizer que seja um carro da nova geração. O 408, na verdade, passou por um facelift, ou uma plástica, tendo sido remodelado apenas. Isso também é louvável, uma vez que a série foi criada em 2011 e tal estratégia jamais tenha sido adotada. As mudanças remetem à mais recente versão do 308, o modelo hatch que está à venda na Europa.

Peugeot 408

O conjunto óptico do carro foi revisto totalmente e seu estilo foi modernizado. Os formatos do capô, bem como a própria tampa do porta-malas também foram alteradas. As laterais ganharam um elemento novo: um vinco, que dá alguma independência para essa proposta de design, reforçando um conceito de aerodinâmica, para o lançamento. O vinco vai desde as portas traseiras e segue até a parte de trás do 408.

Essa novidade vem para concorrer frontalmente com o Focus, da norte-americana Ford, em nível global, ou seja, inclusive na Rússia e na América do Sul.

Haverá duas opções de motorização para o carro, e que ainda não contam com especificação ou direcionamento para cada um dos países. São elas: 1.6 , com 117 cavalos de potência, 1.8, de 140 cavalos e 1.6 THP – Turbo com Injeção Direta de gasolina. Além da motorização, não foram revelados oficialmente maiores detalhes sobre o novo 408.

Peugeot 408 Sedan Médio

Não há certeza, ainda, se o modelo Peugeot 408 será comercializado desse modo no Brasil. Com fabricação argentina, os carros dessa série entraram no mercado brasileiro em 2011, sem grande expressividade nas vendas, uma vez que o segmento hatch é dominado, com toda a tranquilidade pela Toyota e Honda, gigantes japonesas.

O Salão do Automóvel de Pequim será apresentado na capital chinesa entre os dias 20 e 29 de abril de 2014.