No dia 27 de fevereiro, a Seat anunciou o lançamento de seu primeiro SUV (Sports Utility Vehicle) para 2016, durante a apresentação dos resultados anuais da empresa para a mídia.

O presidente da Seat, Jürgen Stackmann, ressaltou a importância da empreitada nessa nova linha. “Esta é uma excelente notícia, uma vez que nos leva para um novo território, em um dos segmentos que mais crescem no mundo”, destacou o executivo.

Só na Europa, o segmento de SUVs representa quase 1 milhãos de novos veículos por ano, em um crescimento médio de 40% nos últimos 5 anos. “O SUV é um pilar importante na estratégia de futuro da empresa e supõe um grande passo para alcançar a rentabilidade sustentável”, disse o presidente.

SUV Seat 2016

O novo modelo será desenvolvido na Centro Técnico Seat em Martorell, Barcelona, que conta atualmente com cerca de 900 engenheiros. As informações dão conta que o modelo seria produzido na fábrica de Skoda, em Kvasiny, na República Tcheca.

O veículo da Seat competirá com grandes nomes desse mercado, como o Renault Duster, o Ford Ecosport, o Hyundai Tucson,a lendária Pajero e a Captiva, da GM, todos da faixa de preços mais barata do mercado.

Sobre a Seat

A espanhola Seat é uma empresa do grupo alemão Volkswagen, sendo seu nicho de mercado os carros esporte para jovens. Na verdade, esse é um acrônimo para “Sociedad Española de Automóviles de Turismo”, que surgiu 5 anos após o término da segunda guerra mundial, para incentivar a venda de veículos na Espanha.

Apesar de pouco conhecida no Brasil, ela é um exemplo em modernidade na Europa. Sua fábrica em Martorell é uma das mais modernas do continente desde a década de 90. Não é à toa que ela é capaz de produzir centenas de milhares de veículos!

Atualmente, sua linha de modelos é a seguinte:

  • SEAT Alhambra
  • SEAT Altea
  • SEAT Mii
  • SEAT Ibiza
  • SEAT León
  • SEAT Toledo

SUV Seat 2016

Espera-se que esse SUV chegue para fazer parte dessa família. Seria ótimo se o utilitário esportivo chegasse ao Brasil, mas as chances são mínimas, visto que ela teria que conquistar a confiança do público, que demanda tempo e muitos recursos.

De todo modo, para o cenário mundial, esse lançamento será muito importante e tem tudo para marcar essa década em que vivemos.

Vamos aguardar!