Os processos de recall estão ficando cada vez mais comuns dentro do mercado automobilístico brasileiro, sendo que este tipo de processo era muito mais comum em outros países, como os Estados Unidos.

E os consumidores brasileiros começam a se adaptar à nova realidade, prestando mais atenção às notícias sobre este tipo de processo de recall, para observar quais montadoras estão realizando mais e quais estão realizando menos recalls.

O mais recente caso veio da montadora alemã de carros de luxo BMW, que acaba de convocar um recall para 6 modelos dentro do mercado brasileiro, por causa de um problema nos freios.

Processo complementar

BMW convoca recall de 6 modelos no Brasil

Segundo informações da própria BMW, a convocação de recall para proprietários de 6 modelos feita nesta semana dentro do Brasil não é um processo novo, mas sim um processo complementar, que visa aprimorar o que foi iniciado em processo semelhante feito em outubro passado.

O problema apresentado pelos 6 modelos que serão afetados por este processo de recall, ainda segundo a BMW, está localizado nos freios, por causa de uma falha no sistema, que pode ocasionar dificuldades para a frenagem, levando a acidentes graves.

Nenhum acidente relacionado ao problema foi registrado até o momento, e a BMW afirmou em diversas oportunidades que se trata de um processo meramente preventivo, justamente para evitar que acidentes ocorram.

O problema está localizado no sistema de freios, causando mau funcionamento da bomba de vácuo, o que pode gerar perda gradual da capacidade de frenagem dos veículos, pondo em risco, não apenas o motorista e os demais ocupantes, mas também outras pessoas.

Modelos afetados

BMW convoca recall de 6 modelos no Brasil

A BMW divulgou que um total de 3,9 mil unidades foram afetadas pelo problema nos freios, mas, no entanto, apenas 513 proprietários deverão se dirigir até as concessionárias para corrigir a falha, em procedimento que será gratuito.

Os modelos afetados pelo problema são os seguintes: BMW Série 1 (125i), Série 3 (320i e 328i), Série 5 (528i), X1 (sDrive18i, sDrive20i, xDrive20i e xDrive28i), X3 (xDrive28i) e Z4 (sDrive20i).

Todos os modelos foram fabricados, segundo o que foi divulgado pela própria montadora alemã, durante o mês de junho de 2012 e o mês de agosto de 2013.

A BMW informou que o procedimento de verificação e da possível troca do equipamento defeituoso, caso seja necessária, poderá durar entre 30 minutos e 8 horas.

As informações estão disponíveis no site oficial da BMW e também no telefone 0800 707 3578.