Mais um grande processo de recall é anunciado por uma montadora dos Estados Unidos, sendo que dessa vez, quem fez o anúncio foi a Chevrolet, em um processo que irá afetar muitas pessoas.

Segundo a montadora estadunidense, o modelo afetado pelo recall será o Chevrolet Malibu, o seu sedã de grande porte, especialmente as unidades fabricadas nos anos de 2010, 2011 e 2012.

Chevrolet Malibu sofre recall no Brasil

A nota oficial divulgada pela Chevrolet indica que as unidades afetadas do Malibu apresentam uma falha em seu sistema elétrico, e essa falha pode afetar o funcionamento de dispositivos importantes, como os freios ABS.

A falha se encontra, mais precisamente falando, no contato elétrico do chicote do módulo eletrônico de controle da carroceria, que é responsável, como já dito, por acionar os freios ABS, além do assistente de frenagem de emergência.

Outros recursos que podem ser afetados pelo problema são: controle de cruzeiro, controle de tração e controle de estabilidade.

Os riscos são consideráveis, e por esse motivo a Chevrolet decidiu realizar esse recall para sanar os problemas causados por esse defeito de fabricação do Malibu. No entanto, a montadora estadunidense afirmou peremptoriamente que ainda não houve qualquer ocorrência de acidente causado pela falha.

Ainda segundo a nota oficial emitida pela Chevrolet, as unidades do Malibu afetadas pela falha têm intervalo de chassis que vai de AF217888 a CF163481. Os anos de fabricação, conforme já informado, são 2010, 2011 e 2012.

Os reparos feitos pela Chevrolet serão gratuitos e serão realizados em qualquer uma das revendas autorizadas da marca, espalhadas em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde há poucas unidades desse modelo.

Para os proprietários brasileiros, que como já dito, são poucos, a montadora estadunidense disponibilizou um telefone para maiores informações, que é o 0800-702-4200.

Chevrolet Malibu Recall

Processos de recall quase sempre significam ter a imagem arranhada, pois a marca fica exposta às criticas dos consumidores, já que seu processo de fabricação é colocado em xeque.

Com isso, sempre que uma grande montadora anuncia que irá fazer um recall, é mais que natural que a maior parte dos consumidores fique com uma imagem ruim dessa montadora, o que pode se traduzir em queda nas vendas.

Portanto, para uma montadora como a Chevrolet, processos de recall como esse que será feito com o Malibu, são sempre prejudiciais à sua imagem, e acabam por prejudicar seus lucros em todo o mundo, especialmente no mercado onde o processo é mais incisivo. Nesse caso, esse mercado será o dos Estados Unidos.