Nos últimos anos no Brasil, uma prática que já era comum em países como os Estados Unidos vêm sendo realizada com relativa frequência: as convocações feitas por montadoras de consumidores para fazer recall de seus modelos com defeitos de fabricação.

Agora foi a vez da Fiat, que nesta semana pós-natal, decidiu divulgar uma convocação para os proprietários da pick up Strada com data de fabricação entre 5 de julho e 19 de novembro de 2013 e com numeração de chassis de 7692036 a 7749028.

Os modelos afetados são a Strada Working de cabine dupla 1.4 e 3 portas, a Strada Trekking de cabine dupla 1.6 16V e 3 portas e a Strada Adventure também de cabine dupla 1.8 16V e 3 portas.

Recall Fiat Strada

Segundo a montadora italiana, esses modelos apresentam falha no conjunto de fixação da haste de ancoragem do cinto de segurança do banco do passageiro dianteiro. Os parafusos que fixam a haste do cinto de segurança apresentam defeito e devem ser substituídos.

A medida preventiva da Fiat visa evitar acidentes graves, pois podem ocorrer acidentes e com o defeito no cinto de segurança, os riscos de morte aumentam consideravelmente. Segundo comunicado oficial da montadora, os parafusos utilizados nos modelos afetados possuem um comprimento menor do que o recomendado pelo projeto originalmente concebido pelos engenheiros. A ideia é substituí-los pelos parafusos com comprimento adequado.

A montadora italiana afirmou que ainda não houve registro de nenhum incidente grave envolvendo os veículos afetados, porém, como se trata de uma medida preventiva, há riscos aos proprietários e, portanto, esses devem comparecer para efetuar os procedimentos de troca.

Strada Recall

Não é a primeira, e possivelmente não será a última vez que uma montadora convoca proprietários de veículos para corrigir defeitos de fabricação que podem acarretar em perda de segurança para as pessoas, mas é fato que nos últimos anos essa prática, que ainda é relativamente nova para o consumidor brasileiro, tem se tornado mais comum.

Além da Fiat, nesta mesma semana também a Hyundai, por intermédio CAOA, que é sua importadora e distribuidora oficial no Brasil, também convocou os proprietários do modelo Genesis 3.8 L fabricados no período que vai de 23 de setembro de 2008 a 20 de fevereiro de 2012, com identificação de chassi que vai do KMHGC41EP9U034615 ao KMHGC41KBDU191079.

Segundo a nota oficial da CAOA, os veículos da Hyundai afetados apresentam uma necessidade de troca de fluído de freio, que se não for feito poderá com o tempo trazer mal funcionamento do sistema de ABS.