O recall é um procedimento adotado por uma serie de empresas e que consiste no recolhimento dos produtos oferecidos, quando estes começam a apresentar algum tipo de problema em larga escala. Dessa forma, as empresas são responsáveis por encontrar os lotes que apresentam tais problemas e recolher todos os produtos referentes aquele grupo para conserto e até mesmo substituição por um outro que não apresente complicações referentes a segurança e usabilidade.

Além de uma obrigação para com a segurança de seus consumidores e fortalecimento da marca, enquanto aquela que se mostra atenta e responsável e procura alternativas para solucionar seus problemas, convocar produtos para recall é essencial quando se pensa no tipo de prejuízo maior que acidentes em larga escala podem provocar para a reputação e o reconhecimento da empresa. Sendo assim, é natural que as empresas estejam atentas e criam indicadores para controlar a incidência de ocorrências que possam apontar para a necessidade de convocação de um recall para avaliação e correção das falhas detectadas.

Honda faz recall do Civic e do CR-V

Assim, é natural observar esse tipo de fenômeno com empresas e montadoras de automóveis. O processo de montagem e produção de um veículo é muito complexo e pode apresentar erros mecânicos ou estruturais durante todo o processo, mas que só serão nítidos após o uso prolongado do mesmo, já que todas as empresas fazem testes para verificar a resistência do veículo, o encaixe das peças e seu funcionamento adequado em todo o contexto que possa comprometer o seu uso e a segurança do condutor e seus passageiros.

Atenta a todas essas questões e a importância de prestar conta e dar assistência ao seu cliente, no último dia 25 a Honda convocou aproximadamente 20.908 veículos dos modelos Civic e CR-V para o recall. Tratam-se dos modelos produzidos pela empresa entre os anos de 2001 e 2003 e que apresentaram problemas nos airbags, de modo que os mesmos podem sofrer rupturas que inviabilizem o enchimento das bolsas de ar de proteção dos passageiros.

Honda faz recall do Civic e do CR-V

A empresa alegou que embora se tratem de veículo já mais velhos e de modelos já ultrapassados os problemas foram detectados agora a partir de um número elevado de ocorrências. Dessa forma, assim que a falha foi percebida a empresa optou com convocar todos os proprietários para que entrem em contatos e levem seus veículos para averiguação e conserto, pois o defeito pode culminar em projeção de fragmentos e até incêndio no veículo.