O Brasil poderá fazer agora seus próprios testes de colisão com os veículos vendidos no País. Os testes de segurança serão feitos em um laboratório que será construído no complexo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Duque de Caxias (RJ). As informações foram confirmadas pela instituição esta semana.

Brasil terá laboratório de testes de segurança de veículo

A partir da instalação e da regulamentação do laboratório independente pela INMETRO, todos os carros que forem lançados no Brasil terão que passar, obrigatoriamente, pelos testes de impacto, conhecidos também como crash-test. Além do exame dos níveis de segurança que o veículo está oferecendo tanto para os motoristas quanto para os passageiros, no mesmo laboratório serão feitos análises da emissão de poluentes do carro.

Os carros terão que atingir uma nota mínima em diversos itens que serão analisados durante os testes. Aqueles que ficarem abaixo da nota mínima estabelecida não poderão ser homologados pela Inmetro, e consequentemente não poderão ser comercializados por aqui.

Investimento

Um alto investimento está sendo destinado para a construção deste laboratório de colisões aqui no Brasil: aproximadamente R$ 100 milhões. Em um primeiro momento todo o recurso para a construção do centro de colisões virá do governo, mas a participação da iniciativa privada não está descartada. O dinheiro deverá sair do orçamento da União do próximo ano.

A ideia é que os primeiros testes no Brasil aconteçam até o ano de 2017. A data não foi escolhida ao acaso, já que a partir deste ano os automóveis terão que se adequar a todas as normas do Inovar-Auto, incluindo a redução mínima de 12% na emissão dos poluentes.