Foram divulgados esta semana mais resultados de avaliações feitas pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (NCAP). Desta vez os testes foram feitos com o HB20 e também o EcoSport, sendo que os dois carros que foram testados apresentam o novo sistema de segurança que está se popularizando entre carros do segmento dos veículos testados: o airbag duplo.

HB20 recebe apenas uma estrela na proteção de crianças

O resultado negativo que acabou chamando atenção ficou realmente com o carro da Hyundai, que conseguiu receber uma avaliação de três estrelas quando o assunto era proteção para os adultos, mas quando para as crianças o sistema de segurança ficou apenas com uma estrela. Comparando com outros modelos que foram avaliados recentemente com o sistema de airbag duplo, o Gol 1.6 Trend conseguiu ganhar duas estrelas para proteção de crianças, mesma nota do Toyota Etios.

Testes HB20

De acordo com o relatório emitido pela NCAP em relação dos testes que foram feitos com o HB20, o carro teria conseguido demonstrar uma boa estabilidade estrutural ao ser submetido aos famosos testes de batida que são feitos pelo Programa. Mas o grande problema que acabou sendo apontado pelo relatório estava relacionado aos cintos de segurança, que não conseguiram aguentar a alta carga das batidas durante os testes em determinadas área do corpo da pessoa que estaria conduzindo o carro. Este teria sido a principal causa do carro não ter conseguido uma nota mais alta no quesito de segurança para adultos.

Crash Teste com o HB20Mas o relatório acabou sendo mais duro no quesito de segurança para as crianças. O NCAP disse que a montadora precisa realmente melhorar as condições e os recursos de segurança que são feitos para os menores de idade. Por exemplo, um dos sistemas de contenção que o veículo possui especialmente para as crianças não acabou aguentando a carga da batida e acabou se rompendo durante o teste. O relatório aponta que o principal problema deste rompimento foram novamente os cintos de segurança que não conseguiram segurar e administrar esta carga da batida.

Com o rompimento da contenção para as crianças, o boneco que estava dentro do carro durante a simulação de uma batida e que representava um menor de idade de três anos, acabou se chocando contra o assunto do banco da frente, o que poderá causar uma fatalidade devido a natureza mais frágil das crianças nesta idade. Além disso, o manequim que representava a criança no bebê-conforto (voltado para o sentido oposto ao do movimento) foi submetido a grande desaceleração.

Veja o vídeo:

Teste Ford EcoSport


No caso do EcoSport as avalições realmente foram boas, podendo ser comparadas com outro veículo que também conseguiu boas notas ao ser submetido aos testes da NCAP, que foi o New Fiesta. No quesito de segurança oferecido aos adultos, o modelo conseguiu alcançar quatro estrelas. Já no quesito de proteção para crianças o carro acabou recebendo uma nota menor que o Fiesta, ficando com três estrelas

EcoSport recebeu uma boa avaliação nos testes da NCAP

Nas especificações e no detalhamento do teste que foram colocados no relatório, a instituição ressaltou a importância dos de sistemas de fixação como o Isofix, que facilitam a instalação dos dispositivos de segurança infantil - bebê-conforto, cadeirinha e/ou assento de elevação. Apesar das notas boas a NCAP também recomendou que a montadora fique atenta em todo o sistema de segurança, porque em determinados sensores as leituras acabaram não sendo tão favoráveis, indicando risco em algumas partes do corpo, e por isso o carro não recebeu a nota máxima da entidade.

Veja o vídeo:

Novos testes

Juntamente com estes novos resultados, o Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina também compartilhou algumas novidades nos seus testes que serão feitos ao longo deste ano. De acordo com os responsáveis pelo programa, a NCAP vai adotar um novo protocolo e iniciar testes de impacto na lateral, segundo normas das Nações Unidas.

Além disso, a instituição também anunciou outros requerimentos que deverão ser obrigatórios para que a um carro recebe nota máxima nos quesitos avaliados. Em julho e por volta de outubro e novembro, novos resultados serão divulgados.