Desde que foi lançado no mercado global, o Audi Q5 não enfrentou problemas para emplacar. Mas a marca admite que, no Brasil, a primeira geração não emplacou tanto quanto poderia. É verdade que, inicialmente, suas atenções estiveram voltadas para o menor Q3, que tem fabricação nacional. Mas agora, depois de lançar a segunda geração do Q5 no país, em agosto, pretende dar mais visibilidade ao modelo. Por enquanto, são 57 unidades mensais emplacadas em seus três primeiros meses de venda. Mas a intenção é melhorar esses números – que já não são nada ruins para um SUV médio-grande de luxo. Para isso, se apoia no vigor e na tecnologia embarcada. Principalmente na configuração de topo Ambition, que traz até um pacote opcional de direção semiautônoma.

Audi Q5 Ambition

Apesar de ter mudado pouco, o visual é mais esportivo. A dianteira é marcada principalmente pela expressiva grade inteiriça, singleframe, e uma linha de ombro com curvas distintas e recortes reforçados. Os arcos das rodas pronunciados fazem uma referência ao sistema de tração integral quatro e, atrás, linhas horizontais transmitem a ideia de largura. As lanternas, com luzes direcionais dinâmicas, fazem parte do pacote inicial e a tampa traseira envolve as colunas traseiras – uma característica típica dos modelos da família Q. Um difusor de ar integra as saídas de escapamento.

O novo Q5 cresceu sutilmente em relação à geração anterior. São 34 mm a mais no comprimento, 4 mm a mais na altura e 12 mm a mais no entre-eixos, totalizando 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m – só a largura diminuiu, em 5 mm. Construído sobre a plataforma MLB evo, específica para motores longitudinais e ainda mais leve que a primeira versão, o utilitário esportivo perdeu aproximadamente 50 kg, graças à adoção de mais aços de alta resistência e alumínio na carroceria.

Audi Q5 Ambition

A lista de itens de série contempla bons equipamentos. Sistema de climatização de três zonas, volante multifuncional e, para ampliar o espaço do porta-malas ou melhorar o conforto dos ocupantes de trás, o banco traseiro tripartido tem ajuste de ângulo de encosto. Com isso, dependendo de sua posição, o porta-malas tem sua capacidade entre 550 e 610 litros – são 10 litros a mais que na geração anterior. Abertura e fechamento são elétricos, por meio de um botão. 

Também de série é o moderno painel de instrumentos em tela de LCD colorido, chamado pela Audi de virtual cockpit. O equipamento, adotado em todos os últimos lançamentos da marca, tem monitor de alta resolução com 12,3 polegadas e é personalizável, mostrando as informações que o condutor deseja, em diferentes posições. A central MMI tem tela de 8,3 polegadas, da linha MMI plus, com um botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão e alguns gestos, como o de dar zoom. A Audi resiste em usar uma tela sensível ao toque. Menos mal que o aparelho conta com controle de voz que reconhece aspectos usados na linguagem coloquial e se conecta à internet.

Audi Q5 Ambition

Entre os pacotes opcionais, o que mais impressiona é o que traz o Traffic Jam Assist, ou asssitente para engarrafamentos. Ele é capaz de assumir a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h. Já o Active Lane Assist ajuda a manter o carro em sua faixa. Alertas avisam o motorista quando a distância para outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança. Há ainda assistente de tráfego reverso e pre sense traseiro, entre outras tecnologias.

Já o motor é 2.0 TFSI a gasolina, com 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Na verdade, ele é o único que equipa a linha – o RS Q5 se diferenciará com um 3.0 de 354 cv. Já a transmissão é a automatizada S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e aletas no volante para trocas manuais. A tração é integral permanente Quattro, mas com tecnologia Ultra – nome dado pela Audi. Ela distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade e, quando não é preciso que seja diferente, adota a tração dianteira como padrão. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando exigido. Seis modos de condução podem ser selecionados pelo motorista por meio do sistema Audi drive select: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. E, assim como seus atributos, o preço do Audi Q5 também impacta: são R$ 292.990 iniciais, mas facilmente ultrapassados com os pacotes de opcionais disponíveis à parte. 

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 2.0 TFSI a gasolina de 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque é mais que suficiente para movimentar os 1.795 kg do Audi Q5 Ambition. O SUV se mostra bastante esperto na cidade, principalmente em função do torque máximo aparecer já a partir de 1.600 giros. Por mais que tenha aptidões off-roads e familiares, o modelo é bastante esportivo e parte do zero aos 100 km/h em apenas 6,3 segundos. A transmissão automatizada S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem, faz bem a sua parte e garante trocas na hora certa e extremamente sutis – tanto que mal são percebidas. Nota 9.

Estabilidade – O sistema de tração integral permanente Quattro traz, no Audi Q5, o que a marca alemã chama de “tecnologia ultra”. Segundo a fabricante, ela distribui a força para as quatro rodas de acordo com a necessidade. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando exigido. Seis modos de condução podem ser selecionados pelo motorista por meio do sistema Audi drive select. O resultado é um equilíbrio aparentemente perfeito em diversas situações. Complicado é se conter e não levar o SUV ao limite o tempo todo, porque seu comportamento é realmente instigante. Nota 10.

Audi Q5 Ambition

Interatividade – Esse é um dos quesitos em que o Q5 Ambition decepciona. Principalmente no que diz respeito à central multimídia. Apesar de se tratar de um carro bastante tecnológico na mecânica, a tela não é sensível ao toque e é preciso operá-la por um comando giratório nada prático e que distrai o motorista. Fora isso, tudo é bastante prático e, ao mesmo tempo, avançado na versão. Nota 6.

Consumo – O InMetro testou o novo Audi Q5 Ambition e aferiu média de 7,8 km/l de gasolina na cidade e 10,2 km/l na estrada, aplicando a nota “D” para a versão tanto na categoria quanto no geral. Em função do peso e do tamanho do carro, não chega a ser um resultado tão ruim. Mas quando se abusa demais do vigor do propulsor, esses números descem bastante. Nota 6.

Audi Q5 Ambition

Tecnologia – A plataforma do novo Q5 é a MLB evo, que estreou em 2015, no Q7. A arquitetura prioriza maior rigidez com baixo peso e ela é compartilhada por outros modelos importantes do Grupo Volkswagen: Audi A4 e A8, Volkswagen Touareg, Bentley Bentayga, Porsche Cayenne e até o Lamborghini Urus. A tração integral é a mais moderna da marca alemã e há uma série de aparatos tecnológicos para garantir a segurança e as capacidades aventureiras do SUV médio. Nota 10.

Conforto – Há um generoso espaço para pernas e cabeças de todos os ocupantes e três adultos conseguem viajar atrás sem apertos. Os bancos parecem abraçar motorista e passageiro, além de disporem de ajustes elétricos. O isolamento acústico se mostra eficiente mesmo em velocidades elevadas e a suspensão, dependendo do modo de direção escolhido, consegue parte dos impactos causados pelos desníveis das ruas. Nota 9.

Audi Q5 Ambition

Habitabilidade – O acesso é facilitado pelas portas largas. No entanto, a altura do SUV pode ser uma dificuldade para passageiros mais baixos. Fora isso, o porta-malas acomoda entre 550 e 610 litros – é possível ajustar o ângulo de encosto do banco traseiro. Além disso, há boa quantidade de porta-objetos em seu habitáculo. Nota 8.

Acabamento – O Audi Q5 Ambition traz painéis revestidos com primor e materiais de qualidade. O interior pode ser preto ou cinza e alguns detalhes entregam uma dose extra de charme. As portas possuem uma faixa cromada texturizada e materiais emborrachados. Há revestimentos em couro e, de maneira geral, o impacto é positivo. Não chega a ser um poço de sofisticação, já que a marca tem mesmo como hábito apostar em uma ideia mais chique, porém racional. Nota 8.

Audi Q5 Ambition

Design – Algo que chama bastante atenção é o visual próximo ao do Audi Q7, que é bem maior. Faróis, lanternas e até o capô estão mais modernos, com linhas que apostam na vocação esportiva do modelo. De perfil, a linha de cintura sinuosa dá uma personalidade bem destacada ao SUV. Os itens de visual off-road são mais discretos do que em muitos modelos dessa categoria, harmonizando com uma imagem mais familiar e esportiva do Q5. Nota 9.

Custo/benefício – Um SUV médio-grande em versão topo de linha de qualquer marca premium não é barato e quem opta por esse tipo de carro sabe disso. No caso do Audi Q5 Ambition, o preço parte de R$ 292.990, mas a lista de opcionais encarece ainda mais a conta: Pacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de Tráfego Reverso e Pre sense traseiro (RS 6.500) e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist (R$ 12.600). Nesse quesito, seu principal concorrente se torno o novo Volvo XC60 T5 Drive-E R-Design, que pode sair cerca de 10% mais barato que um Q5 com opcionais, sendo que já sai de fábrica com mais itens de segurança. E também foi renovado recentemente, ou seja, também tem a seu favor o fator novidade. Nota 6.

Total – O Audi Q5 Ambition somou 81 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

As alterações estéticas no novo Audi Q5 não chegam a impactar tanto nas ruas, já que não foram tão ousadas. Mas o SUV médio-grande se modernizou. E se alinhou à nova identidade visual da marca, aproximando seu desenho do SUV grande Q7. De qualquer forma, nem precisava mexer muito nesse aspecto, já que esse nunca foi um problema para o modelo por aqui. O que foi mexido, na verdade, é bem mais profundo do que os olhos podem ver.

A versão topo de linha Ambition recebe o mesmo 2.0 de 252 cv presente em todas as outras configurações do modelo. O motor trabalha em excelente sintonia com o câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem. As trocas são extremamente rápidas e o carro mostra-se vigoroso já desde a arrancada. Isso porque o bom torque de 37,7 kgfm fica disponível já em 1.600 rpm, garantindo arrancadas, retomadas e ultrapassagens sem esforço.

Audi Q5 Ambition

A sensação que se tem é a de estar a bordo de um sedã esportivo, tamanha a segurança que transmite. Sua vocação familiar e aventureira é inquestionável, mas é difícil não classificá-lo como, de fato, um utilitário esportivo. Prova disso é a boa marca de 6,3 segundos de zero a 100 km/h, com velocidade máxima de 237 km/h. Fica até difícil lembrar que se trata de um veículo com praticamente 1.800 kg. 

Há diferentes modos de condução, mas o mais instigante é sem dúvida o dynamics, que torna as respostas ainda mais rápidas e eleva o giro do motor antes das trocas de marcha. Nos caminhos de terra, o SUV garante conforto na cabine, mesmo em solos bem irregulares. Fora deles, quando não há a necessidade de tracionar a força para as quatro rodas, o SUV médio adota a tração dianteira, o que melhora o desempenho e também o consumo de combustível.

Audi Q5 Ambition

São tantos predicados que contrapõe demais a falta de uma tela sensível ao toque. Viram-se os calendários, trocam-se as gerações e mesmo assim a Audi segue apostando no comando giratório ultrapassado como interface do sistema de entretenimento de seus carros, que também exibe e opera importantes funções – como a escolha do modo de direção. Além de pouco prático, seu funcionamento desconcentra o motorista e dá ao Q5 Ambition, um crossover tão tecnológico, certo ar ultrapassado.

Ficha técnica

Audi Q5 Ambition

MotorGasolina, dianteiro, longitudinal, com quatro cilindros em linha, turbocompressor, 1.984 cv, quatro válvulas por cilindro e duplo comando com válvulas de abertura variável. Duplo sistema de injeção, direta e multiponto
TransmissãoCâmbio de dupla embreagem sequencial de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Tem controle eletrônico de tração
Potência máxima252 cv entre 5 mil e 6 mil rpm
Aceleração de zero a 100 km/h6,3 segundos
Velocidade máxima237 km/h
Torque máximo37,7 kgfm entre 1.600 e 4.500 rpm
SuspensãoDianteira e traseira independente do tipo multilink. Oferece controle de estabilidade
Pneus255/45 R20
FreiosDiscos ventilados nas quatro rodas. Oferece ABS com EBD
CarroceriaUtilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m. Airbags frontais, laterais e de cabeça de série
Peso vazio1.795 kg
Capacidade do porta-malas550 a 610 litros
Capacidade tanque de combustível70 litros
Itens de sérieSistema Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos com ajuste lombar e memória para o motorista, Audi Virtual Cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos sem as mãos, chave presencial, assistente de estacionamento, luzes internas customizáveis, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi connect, sistema de navegação, faróis Full LED, lanternas de leds com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos
PreçoR$ 292.990. 
OpcionaisPacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de Tráfego Reverso e Pre sense traseiro (RS 6.500) e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist (R$ 12.600)

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Eduardo Rocha/CZN