Nas marcas generalistas, um face-lift é a forma menos onerosa de dar fôlego a um carro. E, na maioria das vezes, o marketing aproveita a mudança, mesmo que seja apenas um simples redesenho de grade, para classificar o resultado como “nova geração”. Já entre marcas de luxo, a briga requer um pouco mais de esforço. Como a disputa entra no campo do requinte e da tecnologia, as montadoras às vezes nem mexem tanto no carro por fora, mas aproveitam a ocasião para, no mínimo, acrescentar em seu modelo recursos já oferecidos pelos rivais. No caso da remodelação da Classe E, a Mercedes decidiu não só atualizar a tecnologia como também apresentar alguns novos recursos e adotar um visual que marcasse muito bem esta nova fase da sua linha média-grande.

Mercedes-Benz Classe E

O sedã Classe E chega neste mês de julho às concessionárias brasileiras apenas na versão Avantgarde e explicita a preocupação da Mercedes em rejuvenescer a marca, mesmo através de seu modelo mais clássico. O visual frontal foi bem modernizado e deu ao carro um estilo mais esportivo, como no hatch Classe A e no cupê SLS. O Classe E perdeu a característica grade do radiador em forma de grelha cromada. Agora é mais protuberante, no estilo “bocão” – com um ou dois frisos horizontais em torno da estrela da marca, dependendo da versão. Os faróis duplos, que eram separados, agora estão integrados sob uma só sobrelente de policarbonato. Para completar, parachoque e capô ganham vincos mais marcados, com linhas fluidas, que dão um ar mais agressivo ao conjunto. Na traseira, as novidades são mais sutis. Se resumem ao parachoque mais robusto e à nova distribuição das luzes na lanterna traseira. Com pequenas diferenças, as versões cupê e conversível, que chegam em agosto, acompanham as mudanças.

No interior, as discretas novidades vão na contramão da jovialidade externa e buscaram ressaltar o lado mais requintado do modelo. Caso do relógio, quadrado e analógico, instalado entre as saídas de ar no console central. O conjunto de instrumentos e o monitor multimídia, no console central, foram ligeiramente redesenhados. Os acabamentos dependem diretamente versão. Na “de entrada” E250, que custa R$ 229.900 na versão sedã e R$ 239.900 na cupê, os revestimentos de bancos e portas são em couro sintético e os acabamentos do painel traz detalhes em alumínio texturizado. Na versão de topo, a E350, que custa R$ 284.900, o couro é natural e os acabamentos são em folha de rádica. As cores preto e cinza disponíveis para os revestimentos do painel podem ser combinadas com couro preto, cinza ou creme. Na versão conversível E350, que custa R$ 299.900, o couro pode ser também na cor vermelha.

Mercedes-Benz Classe E

É na parte de tecnologia, no entanto, que as marcas premium brigam de verdade. Nesse aspecto, o Classe E apresenta algumas inovações interessantes. Caso do farol totalmente em led, com sistema que dirige o facho de luz de modo a não ofuscar veículos em sentido contrário. Há também o sistema active parking assist, que não só estaciona o carro em vagas paralelas ou a 90º como é capaz de também retirá-lo sozinho depois. Outro recurso novo é o direct steer, que muda a relação entre o ângulo do volante e do esterçamento das rodas de acordo com a velocidade. Em baixa, as rodas reagem mais ao giro do volante, o que facilita o contorno de esquinas e manobras de estacionamento. Em alta, a roda reage menos, o que permite correções de trajetória com maior precisão.

O propulsor 3.5 litros V6 do E350 não sofreu alterações. Manteve os mesmos 306 cv de potência e 37,8 kgfm de torque. Mas, no caso da versão E250, há novidades sob o capô. Sai o motor 1.8 turbo de 204 cv de potência e 31 kgfm de torque e entra o 2.0 turbo de 211 cv e 35,7 kgfm. Em um segmento duelado palmo a palmo com Série 5 da BMW – cada uma vende entre 25 e 30 unidades mensais de seus médios-grandes –, qualquer detalhe pode fazer diferença. E a Mercedes acredita que possa emplacar até 70 unidades mensais do rejuvenescido Classe E.

Mercedes-Benz Classe E - Traseira

Primeiras impressões

Campos do Jordão/SP - Difícil levar fé que um motor 2.0, mesmo turbinado, vá proporcionar o vigor necessário para mover um Mercedes de 1.700 kg e 4,88 metros de comprimento. No caso de marcas premium como Mercedes, BMW, Volvo ou Lexus, os movimentos devem ser elegantes, sem acusar esforço. De fato, o E250 não tem sobra de potência para alcançar altas velocidades em curtíssimos espaços de tempo nem torque capaz de afundar o corpo dos ocupantes no encosto do banco. Mas o motor 2.0 turbo se mostrou capaz de manter uma dinâmica bastante prazeirosa.

Mercedes-Benz Classe E - Frente

E esse comportamento, na verdade, está bem de acordo com a proposta sóbria do modelo - apesar do aspecto agressivo da nova frente. Por dentro, o Classe E capricha no design e na ergonomia. Os bancos dianteiros praticamente abraçam os ocupantes. E é tudo elétrico. O sistema start/stop funciona de forma discreta e seu liga-desliga não perturba muito. A não ser pelo controle de mudança de estações do rádio – que segue uma lógica que só um engenheiro alemão é capaz de desvendar –, os demais comandos são razoavelmente amigáveis.

O trajeto de avaliação incluiu trechos urbanos engarrafados (a saída foi da cidade de São Paulo), rodovias modernas, “plantações” de quebra-molas e ainda área urbana com pavimento bastante precário. Em todos ele, o Classe E se comportou com dignidade externa e generosidade interna. O compromisso da suspensão entre conforto e estabilidade é muitíssimo bem dosado. E não precisou recorrer a qualquer um de seus diversos sistemas eletrônicos de controle dinâmico. Os acertos mecânicos se mostraram mais que suficienteS para um equilíbrio impressionante.

Mercedes-Benz Classe E - Traseira

Ficha técnica - Mercedes Classe E 250 (Cupê)

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.991 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e duplo comando do cabeçote. Injeção direta e acelerador eletrônico.

Transmissão: Automática de sete velocidades. Tração traseira.

Potência máxima: 211 cv a 5.500 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 7,4 segundos.

Velocidade máxima: 243 km/h.

Torque máximo: 35,6 kgfm entre 1.200 rpm e 4 mil rpm.

Diâmetro e curso: 82.0 mm x 85.0 mm. Taxa de compressão: 9.3:1.

Mercedes-Benz Classe E - Motor

Suspensão: Dianteira double-wishbone, com molas helicoidais e barra estabilizadora transversal. Traseira do tipo multilink, com molas helicoidais e barra estabilizadora transversal. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 245/45 R17.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás.

Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares (cupê em monobloco com duas portas e quatro lugares). Com 4,87 metros de comprimento, 2,07 m de largura, 1,47 m de altura e 2,87 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.

Peso: 1.680 kg.

Capacidade do porta-malas: 540 litros.

Tanque de combustível: 80 litros.

Produção: Sindelfingen, Alemanha.

Lançamento: 2013.

Itens de série: Ar-condicionado automático, estofamento em couro, bancos elétricos com memória, computador de bordo, direção elétrica, trio elétrico, luzes diurnas em led, farol alto adaptativo, volante com regulagem de altura e profundidade, ESP, ABS, EBD, teto solar elétrico, sistema Start & Stop, rodas de liga leve de 17 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, sistema de entretenimento, rádio/MP3/USB/iPod/AUX/Bluetooth, câmera de ré.

Preço: R$ 229.900 (239.900).

Mercedes-Benz Classe E - Interior

Ficha técnica - Mercedes Classe E 350 (Cabrio)

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 3.498 cm³, com seis cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e duplo comando do cabeçote. Injeção direta e acelerador eletrônico.

Transmissão: Automática de sete velocidades. Tração traseira.

Potência máxima: 306 cv a 6.500 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 6,3 segundos.

Velocidade máxima: 250 km/h.

Torque máximo: 37,7 kgfm entre 3.500 rpm e 5.250 rpm.

Diâmetro e curso: 92.9 mm x 86.0 mm. Taxa de compressão: 10.7:1.

Mercedes-Benz Classe E - Detalhe do Farol

Suspensão: Dianteira double-wishbone, com molas helicoidais e barra estabilizadora transversal. Traseira do tipo multilink, com molas helicoidais e barra estabilizadora transversal. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 245/40 R18 na frente e 265/35 R18 atrás.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás.

Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares (conversível em monobloco com duas portas e quatro). Com 4,88 metros de comprimento, 2,07 m de largura, 1,47 m de altura e 2,87 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.

Peso: 1805 kg.

Capacidade do porta-malas: 540 litros.

Tanque de combustível: 80 litros.

Produção: Sindelfingen, Alemanha.

Lançamento: 2013.

Mercedes-Benz Classe E - Detalhe da lanterna

Itens de série: Ar-condicionado automático, estofamento em couro natural, bancos elétricos com memória, computador de bordo, direção elétrica, trio elétrico, faróis totalmente em led, luzes diurnas, farol alto adaptativo, banco e volante com regulagem elétrica e memória, ESP, ABS, EBD, teto solar elétrico, sistema Start/Stop, rodas AMG de 18 polegadas, acabamento em madeira, airbags frontais, laterais e de cortina, sistema de entretenimento, rádio/MP3/USB/iPod/AUX/Bluetooth, sistema de entretenimento traseiro, porta-malas com acionamento elétrico câmera de ré.

No Cabrio: sistema de aquecimento de pescoço, defletor de ar acima do pára-brisa, aquecimento dos bancos e suspensão com ajuste de rigidez manual Dynamic handling

Preço: R$ 284.900 (R$ 299.900).

Autor: Eduardo Rocha (Auto Press)
Fotos: Eduardo Rocha/Carta Z Notícias