As marcas precisam mostrar novidades constantes para manter o interesse em seus modelos. Isso, porém, não significa o lançamento de carros novos a todo momento. As chamadas séries especiais cumprem esse papel, sempre com o mesmo foco: valorizar o produto. Caso do Fiat Grand Siena Sublime, que é baseado na versão mais cara do sedã – a Essence 1.6 – e não traz nenhuma alteração mecânica exclusiva que não esteja disponível na linha “convencional”. Porém, oferece vasta lista de itens de série que conferem uma atmosfera de sofisticação no interior. O bastante para posicioná-lo no topo da gama.

Fiat Grand Siena Sublime - Visão frontal

Apesar de ter o marketing como um dos seus principais pilares, o Fiat Grand Siena Sublime nem tem uma missão tão ambiciosa. Serve mais para diferenciar a linha Grand Siena do que para gerar volume de vendas. Tanto que a Fiat espera que o carro responda por modestos 3,5% dos emplacamentos do sedã. Pela conta da fabricante, a versão deverá vender em torno de 230 unidades por mês, um volume pequeno ante a média de 6.530 licenciamentos mensais que o carro tem conseguido desde janeiro. Em junho, primeiro mês cheio do Grand Siena Sublime, o resultado foi próximo disso. Foram emplacados cerca de 190 exemplares da versão.

O tal requinte proposto pelo Grand Siena Sublime se destaca de dentro para fora. A Fiat decidiu usar as cores marrom e marfim no interior do carro – como no couro que reveste parcialmente os bancos, o volante e os revestimentos das portas. O painel é igual às demais versões do sedã, mas recebe certa dose de exclusividade com pintura bege harmonizada com as tonalidades dos couros de outras partes.

Fiat Grand Siena Sublime

Por fora, não fosse o exclusivo tom de branco perolizado, chamado de Kalahari, e alguns apliques com o nome “Sublime”, o carro passaria como um Grand Siena “comum”. O design, uma das principais armas do sedã, ostenta, logicamente, os mesmos traços com a linha de cintura alta, os faróis esticados para as laterais – com máscara cinza – e, na traseira, lanternas horizontais com luzes de leds. Um olhar mais atento revela outros detalhes, como uma pintura diferenciada nas rodas.

O Grand Siena Sublime tem como base o Essence 1.6. O que significa que traz, sob o capô, o motor E.Torq de 117 cv, entregues a 5.500 rpm, e 16,8 kgfm a 4.500 rotações. A transmissão é manual de cinco marchas. O câmbio Dualogic automatizado de cinco velocidades também é oferecido como opcional e permite ainda trocas manuais por paddle-shifts atrás do volante. Esse conjunto faz o sedã cumprir o zero a 100 km/h em 9,9 segundos, a caminho da velocidade máxima de 194 km/h.

Para justificar o posicionamento da série no topo da linha, o carro vem equipado de fábrica com alguns itens que, nas outras versões, estão disponíveis apenas como opcionais. Casos do rádio Connect com conexão Bluetooth e comandos no volante, retrovisores elétricos e vidros elétricos traseiros. O Grand Siena Sublime parte de R$ 46.680. No entanto, a conta chega a R$ 49.800 com a adição dos opcionais câmbio Dualogic Plus e sensores de estacionamento.

Fiat Grand Siena Sublime - Visão lateral

Ponto a ponto

Desempenho – Manter o Grand Siena em movimento não é um problema para o motor E.torq 1.6. A dificuldade está antes de tirá-lo da inércia, já que os 16,2 kgfm de torque só aparecem a 4.500 rpm. Antes disso a entrega de força é restrita. O câmbio Dualogic tem um bom escalonamento, mas ainda falta suavidade nas trocas, normalmente acompanhadas de pequenos trancos. Nota 7.

Estabilidade – O Grand Siena é notavelmente ajustado para proporcionar maior conforto. Porém, o acerto da suspensão não comprometeu a estabilidade do carro, que consegue absorver bem os desníveis do solo e, ao mesmo tempo, manter-se firme. Em algumas curvas a carroceria rola um pouco, mas nada que chegue a incomodar. Nota 8.

Interatividade – O sedã da Fiat tem o uso bastante simplificado. Quase todos os comandos estão no lugar esperado. A exceção fica por conta dos comandos dos retrovisores externos, localizados na coluna dianteira, o que diminui a praticidade de acionamento. A utilização do computador de bordo e do rádio, com controles no volante, é intuitiva. O câmbio possui paddle-shifts que melhoram a experiência de condução. Nota 7.

Fiat Grand Siena Sublime - Frente

Consumo – O Grand Siena Essence 1.6 Dualogic registrou médias de 8,9 km/l com gasolina em ciclo urbano segundo o computador de bordo. A Fiat não disponibilizou o modelo para o InMetro fazer medições. Nota 6.

Conforto – Sem dúvida, foi o aspecto privilegiado na concepção da versão Sublime. A característica se acentua pela agradável textura do couro que forra parcialmente assentos, portas e volante. A suspensão cumpre seu papel e filtra a maioria dos impactos causados pelo solo. O isolamento acústico é bem feito e o nível de ruído que invade a cabine não atrapalha uma conversa em tom normal. Nota 8.

Tecnologia – O Grand Siena usa uma plataforma recente, com elementos emprestados pelas novas gerações do Palio e do Punto. A lista de equipamentos de série é bem recheada com itens de segurança e conveniência. O câmbio, chamado agora de Dualogic Plus, é uma atualização da caixa automatizada antiga que corrige problemas como a troca de marcha no momento de ultrapassagens, uma falha da versão anterior. Nota 7.

Fiat Grand Siena Sublime - Detalhe da roda

Habitabilidade – Não há muitos lugares para itens de uso mais imediato. O porta-objetos mais amplo é também um porta-copos localizado à frente da alavanca do câmbio. O porta-malas tem espaçosos 520 litros de capacidade. O ângulo de abertura das portas, tanto na frente, quanto atrás, facilita a entrada e a saída. Nota 7.

Acabamento – O Grand Siena tem a maioria dos arremates bem feitos, assim como os encaixes das peças. A versão Sublime adiciona ainda um aspecto mais sofisticado ao sedã. Os plásticos do painel, embora rígidos, têm textura e visual agradáveis. O revestimento em couro do volante tem algumas rebarbas que incomodam. Nota 7.

Design – O Grand Siena apresenta linhas bastante conservadoras. E esse é exatamente o ponto forte do desenho do carro. As linhas são sóbrias e criam um conjunto elegante. Os faróis horizontalizados e as lanternas traseiras com luzes de leds dão um ar de modernidade. Nota 8.

Custo/benefício – O Fiat Grand Siena com o pacote Sublime e equipado com o câmbio automatizado custa R$ 49.850. Consideravelmente mais barato que a versão de topo do rival Chevrolet Cobalt com motor 1.8 e lista semelhante de equipamentos, que custa R$ 52.290. O Nissan Versa custa R$ 44.890 em sua versão mais equipada, mas não oferece câmbio automático. O modelo da Fiat surge como uma opção para quem busca um sedã compacto, espaçoso e bem equipado, com câmbio automatizado e na faixa de R$ 45 mil a R$ 50 mil. Nota 8.

Total – O Fiat Grand Siena Sublime somou 73 pontos em 100 possíveis.

Fiat Grand Siena Sublime - Traseira

Impressões ao dirigir

O Grand Siena nasceu com uma proposta acertada de design. Enquanto a versão mais simples – o Siena EL – segue o design do Palio antigo, os traços do modelo maior dão um pouco mais de personalidade própria ao sedã em relação à nova geração do hatch. O interior, porém, deixava flagrante o excesso de simplicidade. E a Fiat reservou para a edição especial Sublime a missão de corrigir essa falha. A cabine agrada desde o primeiro momento. A mistura de tons marrom e marfim é de bom gosto e transmite, de fato, a sensação de se estar dentro de um carro mais requintado. Percepção reforçada pela boa textura dos materiais.

Com o motor ligado, o Grand Siena Sublime revela as mesmas virtudes e falhas dos demais componentes da linha. O motor tem 117 cv, potência mais que suficiente para puxar os 1.148 kg do sedã, que mostra boa agilidade em quase todas as situações. O problema é na entrega do torque. Os relativamente bons 16,8 kgfm só chegam quando o propulsor gira a 4.500 rpm – algo que exige pisadas mais vigorosas nas saídas. As trocas automatizadas do câmbio Dualogic não chegam a incomodar, mas um pouco mais de suavidade cairia muito bem. No modo manual, a operação da transmissão através dos paddle-shifts adiciona boa dose de diversão à condução.

Um dos pontos altos do Grand Siena é o conforto. A edição Sublime reforça essa característica com os bancos revestidos em couro e o apoio para o braço do motorista. A ergonomia, no entanto, não é das melhores. O volante é ajustável apenas em altura e o banco carece de mais possibilidades de regulagem. A suspensão filtra com bastante eficiência os impactos causados pelas constantes imperfeições das ruas brasileiras. E seu ajuste não prejudica a dirigibilidade. O Grand Siena se comporta bem e, mesmo em trechos sinuosos, reage de maneira equilibrada.

Fiat Grand Siena Sublime - Traseira

Ficha técnica - Fiat Grand Siena Sublime 1.6

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automatizado com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 115 cv com gasolina e 117 cv com etanol a 5.500 rpm.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,0 s com gasolina e 9,9 s com etanol.

Velocidade máxima: 192 km/h com gasolina e 194 km/h com etanol.

Torque máximo: 16,2 kgfm com gasolina e 16,8 com etanol a 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 77,0 mm X 85,8 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.

Fiat Grand Siena Sublime - Motor

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente com eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.

Pneus: 195/55 R16.

Freios: Dianteiros com discos ventilados e traseiros a tambor. Oferece ABS com EBD.

Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,29 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,50 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. Airbags frontais de série.

Peso: 1.148 kg, com 400 kg de carga útil.

Capacidade do porta-malas: 520 litros.

Tanque de combustível: 48 litros.

Produção: Betim, Brasil.

Lançamento no Brasil: 2012.

Itens de série: Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, retrovisores e travas elétricos, airbags frontais, ABS com EBD, volante com regulagem de altura, controlador de velocidade de cruzeiro, frisos laterais cromados, bancos e volante revestidos em couro, rodas de liga-leve em 16 polegadas, apoio de cabeça central traseiro, apoio para o braço do motorista, abertura interna do tanque de combustível, faróis de neblina, rádio CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth, volante multifuncional

Preço: R$ 46.680.

Opcionais: Câmbio Dualogic e sensores de estacionamento.

Preço completo: R$ 49.850.

Autor: Michael Figueredo (Auto Press)
Fotos: Luiza Dantas/Carta Z Notícias