Jaguar F-Type cupê, agora no Brasil

Mesmo que o Brasil esteja na ordem no dia, impressiona a rapidez da Jaguar em trazer o F-Type cupê. O esportivo de dois lugares iniciou a comercialização na Europa no início da primavera do Hemisfério Norte. A estação ainda não acabou por lá e ele já enfeita as 16 concessionárias da marca aqui nos trópicos. A pressa do grupo Jaguar Land Rover tem alguns motivos. Um deles é que o nicho em que trafega o F-Type não costuma sofrer com crises, mas tem volumes reduzidos. É importante somar unidades em todos os mercados interessantes, como é o caso do Brasil. Outro motivo é que a linha de montagem, em Birmingham, na Inglaterra, está em plena atividade há mais de um ano, produzindo a versão conversível do F-Type e não haveria qualquer problema de atender à demanda – um dos fatores que costumam atrasar a chegada de importados no Brasil.

Jaguar F-Type R

A postura da Jaguar Land Rover, controlada pela indiana Tata, é “mordedora” não só na agilidade, mas também no preço. A versão inicial V6, de 340 cv, custa R$ 426.300 e a intermediária V6 S, de 380 cv, fica em R$ 497.700. Mas a maior aposta é na V8 R, que custa R$ 662 mil. A marca decidiu rivalizar a versão top, explicitamente, com o Porsche 911. Nesse confronto, o modelo alemão que tem potência semelhante é o 911 Turbo S, com os mesmos 560 cv do F-Type, mas que custa cerca de R$ 500 mil a mais: R$ 1,15 milhão. Se a comparação for por preço, o modelo que mais se aproxima é o Porsche 911 Carrera 4S, que sai a R$ 689 mil. Ele tem “apenas” 400 cv, vem com tração integral e pesa 250 kg a menos – tem cerca de 1.400 kg. A aceleração é feita de 4,5 segundos e a máxima fica em 299 km/h – semelhantes aos 4,2 e 300 km/h obtidos pelo Jaguar.

Jaguar F-Type R

Certamente, o fetichismo dos décimos de segundo a mais ou a menos influem na decisão de compra de um esportivo, mas a beleza é fundamental. Nesse ponto, o F-Type tem uma estética refinada, com uma sensualidade que só se encontra em marcas italianas. A carroceria, moldada em alumínio, tem frente agressiva, com a grande grade baixa e oval e os faróis bem na extremidade – uma nítida referência ao ancestral E-Type, dos anos 1960. Nesse mesmo conceito, a linha de cintura serpenteia pela lateral do esportivo enquanto as lanternas pequenas acompanham a curvatura acentuada da traseira.

Jaguar F-Type R

Apesar das referências, o F-Type não tem nada de retrô. Ao contrário, tem arrojo conceitual tanto na forma quanto no conteúdo. Internamente, tudo imprime a ideia de modernidade. O desenho do tablier é limpo e tem saídas de ventilação escamoteáveis. O quadro de instrumentos tem desenho clássico, com dois grandes relógios redondos cercados de luzes-espia e pequenos marcadores. O volante multifuncional, com uma dúzia de comandos, tem a base reta. No console central, a tela multimídia traz diversas informações e monitora as configurações do modelo.

Interior do Jaguar F-Type

Na parte estrutural, o teto incrementou em 80% a rigidez torcional. Isso permitiu a adoção da versão mais forte do propulsor V8 – no modelo conversível, ele só chega a 495 cv. Até por isso, há diversos recursos auxiliares para manter sempre a dirigibilidade, como diferencial eletrônico ativo e sistema de direcionamento do torque, que trabalham individualmente as rodas traseiras para ficar sempre no limite entre a aderência e a potência máxima. Além de controle de estabilidade e de tração, a suspensão adaptativa tem amortecedores ajustáveis. Tanto a suspensão e o câmbio – automático sequencial de oito marchas – quanto a direção e o mapeamento do motor são configuráveis individualmente em três níveis diferentes de comportamento: econômico, normal e esportivo. Nenhum deles, porém, abafa completamente o rugido furioso do motor V8.

Motor V8 do Jaguar F-Type

Primeiras impressões

São Paulo/SP – Nada melhor para testar os limites e deixar os pilotos monitores nervosos que a combinação de um esportivo de 550 cv com uma pista úmida em Interlagos. O ronco do V8 aí soa quase como uma ameaça. Conforme os carros vão dando voltas, a pista começa a formar um trilho seco, que empresta a merecida aderência ao F-Type V8 R. Ainda assim, uma pressão abrupta – não necessariamente exagerada – no acelerador numa saída de curva é capaz de extrapolar momentaneamente os limites dos permissivos controles dinâmicos do carro. Em coisa de décimos de segundo, os sistemas devolvem o comando ao piloto. Não fosse a presença intimidatória do piloto-monitor, a brincadeira seria repetida diversas vezes. Os nervos da versão V6 S não são tão à flor da pele. Os 380 cv empurram com vontade, mas o carro não despeja a potência com tanta violência.

Versões R e S, lado a lado

As duas versões compatilham com o modelo conversível o mesmo habitáculo. O piloto e carona praticamente têm de “vestir” o carro. Depois de uma ligeira contorsão, o corpo se encaixa entre as abas largas do banco. O volumoso console central cria uma fronteira bem definida entre condutor e carona. O espaço é exíguo e atrás dos bancos não há espaço sequer para uma pequena mochila. Mas, uma vez acomodados, os ocupantes têm bastante conforto. Os instrumentos são direcionados para o motorista, com diversas informações. As partes de entretenimento, navegação e climatização se concentram no console central. Mas o monitor pode exibir dados referentes ao desempenho do carro, como a representação gráfica da Força G.

Jaguar F-Type S

O interior tem um alto nível de acabamento, com materiais cheios de finesse e bom gosto na combinação de carpetes, tecidos e couros. A versão topo, a R, pode receber um teto em vidro que melhora o ambiente e, segundo a Jaguar, não afeta a rigidez torcional do modelo. O próprio perfil do speedster inglês cria uma área de porta-malas bastante generosa, de 407 litros. Este espaço para bagagens é bem-vindo pois o F-Type merece frequentar muito boas estradas.

Jaguar F-Type S

Ficha técnica

Jaguar F-Type cupê

Motor V6A gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.995 cm³, seis cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e compressor mecânico. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico
Potência máxima340 cv (380 cv na V6 S) a 6.500 rpm
Torque máximo45,9 kgfm (63,6 kgfm na V6 S) entre 3.500 e 5 mil rpm
Diâmetro e curso84,5 x 89,0 mm
Taxa de compressão10,5:1
Aceleração 0-100 km/h5,3 segundos (4,9 s na versão S)
Velocidade máxima260 km/h (275 km/h na versão S)
Peso1.577 kg (1.594 kg na versão S)
Motor V8A gasolina, dianteiro, longitudinal, 5.000 cm³, oito cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e compressor mecânico. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico
Potência máxima550 cv a 6.500 rpm
Torque máximo69,34 kgfm entre 2.500 e 5.500 rpm
Diâmetro e curso92,5 mm X 93,0 mm
Taxa de compressão9,5:1
Aceleração 0-100 km/h4,2 segundos
Velocidade máxima300 km/h limitada eletronicamente
TransmissãoCâmbio automático com oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração, sistema de direcionamento de torque e bloqueio eletrônico do diferencial
SuspensãoDianteira independente com triângulos sobrepostos. Traseira independente com triângulos sobrepostos. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série e amortecedores ativos nas versões S e R
Peso1.650 kg
Pneus255/35 R20 na frente e 295/30 R20 atrás
FreiosDiscos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD
CarroceriaCupê em monobloco construído em alumínio com duas portas e dois lugares. Com 4,47 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,31 m de altura (1,32 m na versão R) e 2,62 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais e de cabeça de série
Capacidade do porta-malas407 litros
Tanque de combustível72 litros
ProduçãoBirmingham, Inglaterra
Lançamento mundialAbril de 2014
Lançamento no BrasilMaio de 2014
Itens de série na versão V6Controle de estabilidade e tração, faróis bi-xenon, lanternas traseiras de leds, aerofólio traseiro com acionamento elétrico, trio elétrico, capota com acionamento elétrico, airbags frontais e laterais com proteção de cabeça, keyless, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, bancos de couro com ajuste elétrico, sistema de som Meridian com 10 alto-falantes e tela sensível ao toque de 8 polegadas, GPS, coluna de direção com ajustes elétricos, cruise control automático e ar-condicionado dual zone
PreçoR$ 426.300
Versão V6 SAdiciona diferencial de escorregamento limitado, escapamento ativo, bancos performance, amortecedores adaptativos, suspensão ativa, direção e câmbio, display com informações de força G e aceleração de zero a 100 km/h
PreçoR$ 497.700
Versão V8 RAdiciona diferencial eletrônico ativo, rodas forjadas com detalhes em fibra de carbono e revestimento interno em couro Premium
PreçoR$ 662 mil
OpcionalFreios carbono-cerâmica (versões S e R): R$ 30 mil

Traseira do Jaguar F-Type S

Autor: Eduardo Rocha (Auto Press)
Fotos: Divulgação