Em 32 anos de existência, a Volkswagen Saveiro já emplacou mais de um milhão de unidades no Brasil. Só nos primeiros sete meses de 2014, foram 41.705 exemplares comercializados. É um bom número, mas não chega à metade do que vende a líder do segmento, a Fiat Strada. Para tentar reagir, a marca alemã resolveu diversificar um pouco mais – coisa que a marca italiana já vem fazendo há anos. E resolveu adicionar uma versão de cabine dupla às já existentes de simples e estendida. Embora a a Saveiro de cabine dupla tenha apenas duas portas, contra as três da Strada, a Volkswagen acredita que pode roubar parte das vendas da fabricante italiana porque seu modelo, que chega às lojas em setembro, é homologado para cinco passageiros – contra os quatro lugares da rival.

Nova Saveiro Cabine Dupla

Para garantir espaço para três ocupantes atrás, a carroceria foi renovada. A elevação do teto em relação às demais configurações da linha Saveiro fica camuflada pelo novo rack no teto. O espaço interno para a cabeça fica em 1,01 metro no banco dianteiro – 2,3 cm a mais do que nas configurações com cabine simples – e 94,5 cm no traseiro. O assento traseiro fica ainda em posição elevada em relação ao dianteiro em 9,5 cm. Quem vai na traseira conta com vidros laterais basculantes, dois porta-garrafas de até 500 ml, um porta-lata e até uma saída de 12V adicional. Já a caçamba tem 1,10 m de comprimento no assoalho e seu estepe fica posicionado embaixo do veículo, o que deixa lilvre o compartimento de carga de 580 litros.

Vista lateral da nova Saveiro Cabine Dupla

A Saveiro cabine dupla chega em três configurações e duas opções de motores. A de entrada, Trendline, e a intermediária Highline são equipadas com o antigo motor 1.6 8V de 101 cv/104 cv com gasolina/etanol. A primeira tem acabamento simples e, entre os itens de série, destacam-se apenas a direção hidráulica, vidros e travas elétricos, ABS com EBD, indicador de frenagem de emergência, desembaçador traseiro e freios a disco nas quatro rodas, a partir de R$ 47.490. Já a Highline, que começa em R$ 52.720,  adiciona ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, indicador de trocas de marcha, computador de bordo, rádio com CD, MP3, Bluetooth, USB e entrada auxiliar, retrovisores elétricos e volante multifuncional. A Fiat Strada, equipada de forma semelhante, fica com preço similar na versão básica Working 1.4 – diante da Trendline – e cerca de R$ 1 mil mais cara na versão intermediária Trekking 1.6 16V frente à Highline.

Traseira da Saveiro Cross Cabine Dupla

A versão de topo Cross é a Saveiro que mais entrega segurança e tecnologia. Já sai de fábrica com controle de estabilidade, ABS off-road, que reforça os freios em estradas não pavimentadas, sistema de assistência à frenagem, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistência de partida em rampa, que mantém o veículo freado por até 2 segundos depois de aliviar o pedal do freio em aclives de mais de 5%. Nesta configuração, a picape segue com o motor 1.6 16V de 110 cv/120 cv abastecido com gasolina/etanol, com câmbio manual de cinco marchas – no hatch Fox, a Volkswagen incorporou uma transmissão manual de seis marchas ou automatizada de cinco a este propulsor. Com todos esses recursos, a Saveiro Cross parte de R$ 59.990, R$ 3.400 a menos que uma Fiat Strada Adventure 1.8 de 132 cv com três portas equipada à altura. Esta diferença de preço a favor da Saveiro, que a marca alemã mantém em todas as versões, pode ser o elemento que faltava para fazer com que a disputa no mercado de picapes compactas fique menos desigual.

Interior da Saveiro Cross Cabine Dupla

Primeiras impressões

Visualmente, a Volkswagen Saveiro com cabine dupla tem seu charme. Principalmente na versão testada, a de topo Cross. A estética off road e a presença da caçamba impedem que, de cara, uma imagem de carro de passeio seja associada à picape com cinco lugares. Mas o que se constata ao experimentar o modelo com a nova carroceria é que, em relação ao conforto, chega a ser mais funcional para transportar pessoas do que vários modelos compactos com duas portas. Principalmente pelo teto alto.

Nova Volkswagen Saveiro com cabine dupla

Presente apenas nesta configuração da picape, no também aventureiro Gol Rallye e no novo Fox Highline, o motor EA211 1.6 16V impressiona pela desenvoltura tanto em trajetos curtos, na cidade, quanto em viagens mais longas, em velocidade de cruzeiro. Com bons 120 cv com etanol no tanque e duas válvulas a mais por cilindro em relação ao EA111, o novo propulsor entrega 85% de seu torque máximo – de 16,8/15,8 kgfm – já aos 2 mil giros. O que confere ao motor bom desempenho mesmo em regimes mais baixos.

Sob o capô da Saveiro 1.6

Ficha técnica

Dados da montadora: Volkswagen Saveiro Cabine Dupla

Motor EA111 1.6A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico
Potência máxima101 cv com gasolina e 104 cv com etanol a 5.250 rpm
Torque máximo15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 2.500 rpm
Diâmetro e curso76,5 mm x 86,9 mm. Taxa de compressão: 12,1:1
Aceleração de 0 a 100 km/h11,2 segundos e 10,9 segundos com gasolina e etanol. 
Velocidade máxima169 km/h e 171 km/h com gasolina e etanol no tanque. 
Peso1.111 kg
Motor EA211 1.6Bicombustível, 1.598 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico
Potência máxima110 cv e 120 cv a 5.750 rpm com gasolina e etanol
Torque máximo15,8 kgfm e 16,8 kgfm às 4 mil rpm com gasolina e etanol
Diâmetro e curso76,5 X 86,9 mm. Taxa de compressão: 11,5:1
Aceleração de 0 a 100 km/h10,6 segundos e 10,1 segundos com gasolina e etanol
Velocidade máxima174 km/h e 177 km/h com gasolina e etanol no tanque. 
Peso1133 kg

Traseira da Saveiro Cross

TransmissãoCâmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson com mola helicoidal e barra estabilizadora. Traseira interdependente com braços longitudinais e molas helicoidais. Controle de estabilidade na versão Cross
Pneus175/70 R14 (205/60 R15 nas versões Highline e Cross)
FreiosDiscos ventilados na frente e discos atrás. Oferece ABS com EBD de série e, na versão Cross, com ABS off road
CarroceriaPicape em monobloco com cabine dupla, duas portas e cinco lugares. Com 4,49 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,55 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. 
Capacidade da caçamba580 litros
Tanque de combustível55 litros
ProduçãoSão Bernardo do Campo, São Paulo
Lançamento1982
Lançamento da cabine dupla2014

Itens de série

Versão TrendlineABS com EBD, airbags frontais, banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador traseiro, direção hidráulica, sinalização de frenagem de emergência, preparação para som e vidros e travas elétricos. Preço: R$ 47.490
Opcionaisar-condicionado, alarme, travas elétricas com controle remoto, retrovisores elétricos, capota marítima com ganchos deslizantes para caçamba, computador de bordo, rádio com CD, MP3, Bluetooth, USB e entrada auxiliar, cor metálica, volante multifuncional, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis e lanternas de neblina e sensor de estacionamento traseiro. Preço completo: R$ 56.591
Versão HighlineItens da versão Trendline mais alarme, ar-condicionado, faróis de neblina, indicador de troca de marchas, computador de bordo, rádio com CD, MP3, Bluetooth, USB e entrada auxiliar, volante multifuncional e retrovisores elétricos. R$ 52.720
OpcionaisItens da versão Trendline mais revestimento dos bancos e parcialmente das portas em couro sintético. Preço completo: R$ 56.660. 
Versão CrossItens das versões anteriores mais ABS com função off road, controle eletrônico de estabilidade, sistema de assistência à frenagem, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistência de partida em rampa, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e travamento das portas com controle remoto. R$ 59.990
OpcionaisMesmos itens das versões anteriores mais espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, piloto automático e cores especiais amarelo e laranja. Preço completo: R$ 62.890

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Márcio Maio/Carta Z Notícias e Divulgação (interior)