A Ferrari foi a primeira fabricante a customizar um modelo de carro para receber o recurso Apple CarPlay, que permite total interação do motorista com as funcionalidades do seu iPhone. Apesar do recurso ter sido apresentado no início do ano em alguns eventos, este é o primeiro modelo que efetivamente chegou ao consumidor com o sistema integrado.

De acordo com a montadora, o primeiro carro com o sistema foi vendido para um cliente italiano, que pagou o equivalente a R$ 671 mil pela Ferrari FF.

Confira demonstração do Apple CarPlay em uma Ferrari

O sistema criado pela Apple tem como principal objetivo levar todos os recursos do iPhone para uma tela instalada no painel do veículo. Os usuários conseguem fazer praticamente tudo o que poderiam fazer com um smartphone da Apple, como atender ligações, ouvir as mensagens de texto com um sistema de voz, responder ditando as palavras, consultar mapas, escutar músicas, dentre outras possibilidades.

Apesar da Ferrari ter conseguido passar na frente em termos de lançamento efetivo de um carro com CarPlay, a Volvo foi a primeira a montadora a mostrar um protótipo em funcionamento em seu modelo XC90. Mas o veículo ainda não foi lançado no comércio. Além destas duas empresas, outras montadoras também já manifestaram interesse em adaptar seus carros para receber o sistema, dentre elas Mercedes, Honda e Hyundai.