O Monza se tornou um dos modelos mais conhecidos fabricados pela Chevrolet. O carro foi produzido entre os anos de 1982 e 1996, sendo um derivado direto do Opel Ascona alemão. O modelo foi lançado primeiramente apenas na sua versão Hatchback 3 portas, sendo que este carro seguiu sendo fabricado até o ano de 1988.
Posteriormente o Monza acabou ganhando uma série de versões diferentes. Em 1996 o carro acabou tendo a sua produção oficialmente encerrada, terminando assim com um histórico de sucesso da montadora norte-americana.
O projeto que daria origem ao Monza começou a tomar corpo no final da década de 70. Inicialmente ele era denominado apenas como Projeto J. Para o seu desenvolvimento mecânico foi escolhida a mesma plataforma que era anteriormente utilizada para construção do Kadett C.
Mas a origem do carro também acaba sendo diretamente conectada com o Opel Ascona de terceira geração. A estreia oficial do modelo no Brasil aconteceria no ano de 1982, e um dos principais destaques ficava por conta do motor transversal e também da tração dianteira. O motor era 1.6 carburado, que oferecia ao condutor 72 cv de potência.
Já no ano seguinte a montadora lançava no mercado a versão sedan, com a tradicional carroceria com quatro portas. Este foi o modelo de quatro portas que mais rapidamente se popularizou no Brasil. O carro também ganhou um incremento em relação ao seu motor, passando a contar com a versão 1.8 de 86cv.
O sucesso do Monza foi tamanho que logo nos seus anos de estreia o modelo conseguiu alcançar o topo do ranking de carros mais vendidos do Brasil. O modelo acabou se tornando o líder entre os anos de 1984 e 1986. Tudo isso fez com que a montadora fizesse uma grande festa no ano de 1985, ao comemorar a unidade de número 200 mil.
Posteriormente o Monza foi ganhando alguns acréscimos interessantes em relação a sua gama. No ano de 1985 a Chevrolet lançou a versão esportiva do carro, o Monza S/R, trazendo um motor mais potente e também algumas alterações na parte de dentro do carro.
Já no ano seguinte foi lançado o Monza Classic, versão que era chamada de luxo na época. O carro tinha pintura em duas tonalidades diferentes, rodas raiadas e os faróis de neblina. O motor era 1.8 com carburador duplo e 99 cv de potência.
Vá mais rápido usando sua conta preferida:
Continuar com Facebook Continuar com Google
Ou acesse com seu e-mail cadastrado:
Usuário novo: Criar uma Conta
Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor