A GAC Aion começou a pré-venda daquele que será o seu primeiro SUV EREV. Batizado como i60, o carro chega com extensor de alcance que pode chegar a 160 km. Além disso, a montadora também prometeu que deve lançar no mercado uma opção 100% elétrica.

GAC Aion i60 / Créditos: Divulgação GAC Aion
GAC Aion i60 / Créditos: Divulgação GAC Aion

O valor da novidade na China é de 140.000 yuans (US$ 19.700) — cerca de R$ 106.000 pela cotação atual. A estratégia da empresa é concorrer diretamente com modelos como o Geely Galaxy L7 PHEV e o BYD Song Plus PHEV.

De acordo com as informações divulgadas pela montadora, o i60 EREV terá o sistema Xingyuan, desenvolvido pela própria GAC, que combina um motor a gasolina 1.5L de 74 kW (99 cv) e um motor elétrico. O carro terá duas opções de potência que poderão ser encontradas no mercado chinês: uma de 150 kW (204 cv) e outra de 165 kW (224 cv).

O modelo conta também com uma bateria de 29,2 kWh, suficiente para 160 km de autonomia puramente elétrica. No material de divulgação disponibilizado para o período de pré-venda, a autonomia total combinada não foi informada, mas tudo indica que deve alcançar cerca de 1.000 km.

GAC Aion i60 / Créditos: Divulgação GAC Aion
GAC Aion i60 / Créditos: Divulgação GAC Aion

A versão completamente elétrica terá três opções de bateria — 47,8 kWh, 62,3 kWh e 75,3 kWh — que garantem autonomias de 400 km, 530 km e 650 km, respectivamente. As motorizações elétricas são as mesmas do EREV, com 150 kW e 165 kW.

Fora isso, o modelo não traz grandes novidades em relação ao seu design, mantendo o padrão de outros modelos da linha Aion. Em termos de tamanho, ele possui 4.685 mm de comprimento, 1.854 mm de largura (ou 1.876 mm, dependendo da versão), 1.660 mm de altura e 2.775 mm de entre-eixos.

Apesar de ter iniciado suas operações no Brasil, a GAC Aion ainda não confirmou o lançamento do i60 por aqui.