A BMW começou a testar um novo tipo de serviço nos Estados Unidos. A ideia é oferecer um programa de assinaturas que permite com que as pessoas tenham acesso a diferentes modelos de carros. E não estamos falando de qualquer modelo, e sim de carros de luxo como o SUV X5 ou o sedã de luxo Série 5.

Marcas de luxo lançam “Netflix” dos carros

O serviço, que está sendo chamado de “Netflix” automotivo, está operando em Nashville, no estado norte-americano do Tennessee. De acordo com as informações que foram repercutidas pela imprensa internacional especializada, os assinantes pagam uma taxa de US$ 2 mil mensal para ter acesso a carros da marca.

O serviço disponibiliza diferentes modelos de veículos para os usuários. Na mensalidade já estão inclusos preços de seguro, manutenção e eventual serviço de resgate. Com isso, a companhia acaba oferecendo mais um serviço que possui, como principal finalidade, mudar a forma como as pessoas enxergam o automóvel, pelo menos em relação a posse do mesmo.

O serviço oferece diferentes opções de assinatura. Por exemplo, atualmente é possível assinar o “Plano M”, que dá direito a usufruir de todos os carros da divisão esportiva M (Motorsport) da BMW. Incluindo o sofisticado e pouco acessível M6 Gran Coupe, ou ainda as versões M conversíveis. O valor deste plano é de US$ 3.700 mensais.

Marcas de luxo lançam “Netflix” dos carros

Para os próximos meses, a BMW estuda disponibilizar planos mais baratos, que darão acesso apenas aos carros das Séries 1, 2 e 3.

Assim como acontece com a maioria destes serviços, todo o controle pode ser feito através de um aplicativo de smartphone. Os clientes podem gerir a sua assinatura e escolher o carro que vai utilizar com apenas alguns toques na tela do telefone.

Mesmo que a mensalidade acabe sendo mais alto que o leasing mensal, que é atualmente a forma de comércio de carros mais utilizada nos EUA, alguns gastos deixam de pesar no bolso dos consumidores que optam pelo serviço, como os cursos de manutenção e de depreciação do veículo.