A Ford é uma marca de veículos Norte Americana que desembarcou no Brasil logo quando o mercado automobilístico brasileiro estava começando a atuar, hoje em dia é considerada uma das principais marcas em atuação dentro do mercado nacional, mesmo tendo passado por alguns problemas durante os últimos anos. Como muitos consumidores brasileiros devem estar cientes, os veículos da Ford são de longe os mais luxuosos vendidos dentro do mercado nacional, porém todo esse luxo tem um preço e consequentemente a economia do país não acompanha os valores cobrados pela marca, até mesmo porque os modelos na hora de serem vendidos não conseguem manter o valor e isso acaba sendo um ponto negativo na visão do consumidor.
O modelo foi lançado na versão duas portas durante os seus primeiros três anos de vida, depois a Ford resolveu criar uma versão quatro portas que agradou muito os consumidores brasileiros, essa versão começou a ser vendida dentro do mercado nacional no ano de 1992. No ano de 1993 o modelo teve uma interrupção em sua produção, durante esse ano, praticamente nenhuma unidade foi fabricada, nessa época, muitas pessoas acreditavam que o Ford Verona iria sair de linha, mas não foi isso que aconteceu no ano de 1994, a empresa voltou a fabricar o modelo novamente, com as mesmas linhas que todos os consumidores já estavam acostumados a ver.
O Ford Verona chegou com a finalidade de preencher a lacuna deixada pelo Escort, modelo que também ficou bastante conhecido pelos consumidores brasileiros, mas que já estava necessitando de modificações, porém ao contrário do que muitos imaginam, o Ford Verona utilizou a plataforma do Escort, era vendido pela mesma média de preço, mas não competia mercado na mesma categoria do Escort. Um de seus principais concorrentes e também denominado de irmão gêmeo era o Volkswagen Apollo, modelo que ficou bastante popular entre os brasileiros e que lembrava muito o Ford Verona, lembrando que ambos foram os primeiros lançamentos da Autolatina, derivada da parceria entre a Ford e Volkswagen.
Detalhes técnicos
Além disso, sua mecânica era muito silenciosa, o motor de 1.6 litros permitia que o modelo a desenvolver alta velocidade sem muito esforço, por isso foi considerado na época como um dos modelos mais silenciosos a venda no Brasil. O modelo também recebeu a opção de motorização 1.8 litros, o mesmo motor que equipava o Apollo, também foi oferecido uma versão com motor 2.0 litros, essa motorização já era oferecida na segunda geração do modelo que por sua vez não ficou tão popular entre os consumidores brasileiros.
Como o Ford Verona acompanhava a família Escort, o modelo entrou em uma nova geração e consequentemente o Verona também acompanhou esse desenvolvimento, entrando também em uma segunda geração. Poucas pessoas sabiam na época, porém a nova geração lançada no Brasil era igual ao Escort três volumes lançado no mercado europeu, apenas sua mecânica foi adaptada ao gosto dos consumidores brasileiros. Nessa geração o modelo já contava com uma traseira baixa, diferente de sua geração anterior onde o principal diferencial era a traseira alta, nessa nova geração o modelo foi lançado em algumas versões, entre as top de linha estava a GLX e Ghia.
Comercial do Ford Verona (1993)
Informações
No mesmo ano em que o Ford Verona foi descontinuado a Ford lançou o Escort Sedan, modelo denominado MK VII, novamente o modelo recebeu poucas modificações assim como aconteceu com o Verona durante toda a sua produção. Vale lembrar que o Verona era vendido como modelo de luxo, por isso alguns equipamentos eram comuns no modelo, porém todas as versões contavam apenas com câmbio manual, mas os motores contavam com um ótimo consumo, sendo um fator que sempre agradou bastante os consumidores brasileiros. Durante sua venda dentro do mercado nacional, podemos denominar que o modelo foi produzido somente durante 6 anos.
Sua produção começou somente no final de 1989, continuou sendo fabricado até o ano de 1993 quando a marca resolveu paralisar sua produção, voltou a ser fabricado novamente no ano de 1994 e ficou sendo produzido até o começo do ano de 1997. Se levarmos em consideração todo seu tempo de produção pode ser que não chegue há cinco anos, sua segunda geração realmente não agradou aos consumidores brasileiros, mas como o mercado estava em pleno desenvolvimento, a Ford necessitava de inovações.
Anúncios de Carros
|
Chery Tiggo 8 1.6T GDI TXS DCT R$ 141.000,00 São Paulo (SP) |
|
Jeep Compass 2.0 Longitude (Aut) (Flex) R$ 96.000,00 São Paulo (SP) |
|
Troller T4 3.2 XLT 4WD R$ 200.000,00 Florianópolis (SC) |
|
Chevrolet Bel Air 6cc R$ 190.000,00 São Paulo (SP) |
|
Renault Kwid 1.0 Zen R$ 35.000,00 Brasília (DF) |