Por Victor Palandi
- Atualizado
publicado em Como Funciona

O virabrequim é uma peça fundamental dos motores de combustão, responsável por transformar a energia gerada pela “queima” do combustível em torque, portanto é a peça responsável pela conversão da força bruta produzida por um carro ou trator, por exemplo, com pequena diferença que nos carros se busca velocidade e nos tratores além de velocidade (de maneira mais moderada) se requer muita força.

Virabrequim: peça fundamental

O virabrequim é feito de materiais nobres, pois exige extrema dureza para a realização de suas tarefas. Em seu formato tem mostrado bem sua função, sendo uma peça para a execução do giro, com dois encaixes para a direita e dois para esquerda, todos eles com a mesma função.

Conhecido como árvore de manivelas também, o virabrequim se liga aos pistões, que são peças que ficam se movimentando para a produção da energia, que surge da queima do combustível combinado a entrada de ar, tudo isso sendo apenas uma parte inicial para que o carro possa se mover, depois disso a energia é processada e passa por alguns setores do carro até poder chegar nas rodas, que é quando chega de maneira mais limpa, já convertida e transformada na energia ideal.

O virabrequim trabalha em uma zona muito quente do carro, exatamente por isso deve ser uma peça feita de metais “duros”, além, é claro, do constante contato que sofre dos pistões e também de todo o desgaste que vai sofrendo com o tempo, sendo assim é uma das peças que mais necessita ter um material de qualidade, caso contrário a durabilidade do carro fica comprometida, pois um mau funcionamento do virabrequim vai refletir em outras partes do automóvel e até mesmo prejudica-las, como, por exemplo, a questão do combustível, com um virabrequim de baixa qualidade ou danificado, você vai estar usando mais combustível e tendo menos conversão e com isso vai estar dando um tiro no próprio pé, jogando dinheiro fora.

O virabrequim tem dois lados, um deles vai ser ligado no volante do motor, que é um volante interno do motor e funciona justamente para o direcionamento de energia e o outro lado vai depender do modelo do carro, mas geralmente se associa ao sistema de lubrificação, pois principalmente essas peças do carro precisam estar em constante lubrificação para que tenham o desempenho adequado e isso já entra novamente na questão de peças de qualidade e manutenção.

Em caso de tratores é vital importância estar seguindo as recomendações de ajustes de 10, 50 e 200 horas (esses os principais) para manter o funcionamento de todas essas peças.

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