Por Gabriele Ferreira
- Atualizado
publicado em Comparativos

O novo Fusca chegou ao mercado com uma força inovadora que o colocou muito a frente de outros compactos que já são mais tradicionais no mercado.

Quem diria que o carro que fez tanto sucesso no Brasil de algumas décadas atrás voltaria hoje de uma forma totalmente reinventada e surpreendendo até mesmo quem sempre olhou torto para o modelo antigo.

Se você ainda enxerga o Fusca como um modelo simples e sem muitos recursos, esqueça essa ideia agora mesmo, pois o novo Fusca surpreende em diferentes quesitos e entra na briga de compactos de igual para igual com os seus rivais mais poderosos.

A primeira tentativa de remodelar a marca, foi proposta pela Volkswagen com o New Beetle: carro que seria a nova versão do Fusca, mas com um estilo e charme que colocou o carro na categoria de compactos Premium.

Apesar do sucesso do New Beetle, principalmente entre o público feminino, a Volkswagen só conseguiu atingir o ápice mesmo com o novo Fusca: carro que deixou os especialistas impressionados com tanta qualidade.

Como rival para o Fusca, escolhemos para esse comparativo o Citroën DS3 e antes de qualquer coisa já adiantamos: esses dois modelos são considerados top de linha na categoria e não deixaram espaço para nenhum concorrente.

Outros modelos eram usados para os comparativos da categoria, porém depois do lançamento do novo Fusca, não tem como falar desse tipo de compacto sem citar o surpreendente modelo que a Volkswagen lançou de maneira tão inteligente e acertada.

No modelo DS3 da marca Citroën, os bancos de couro especiais são os únicos itens opcionais do carro e a direção elétrica, seis airbags, tração e controle de estabilidade já são itens de série do modelo.

Já no Fusca, os opcionais mais interessantes serão pagos separados, tais como os bancos esportivos, GPS, faróis de xenônio, leds, teto solar elétrico, som Fender, ar condicionado digital, sensor de chuva, entre outros.

Mas, não pense que pelo fato do DS3 já vir com todos os itens de série, ele tem grandes diferenças de preço em relação ao Fusca. A diferença é mínima, sendo que o DS3 sai pelo valor de R$ 79.900,00, enquanto o Fusca com os opcionais sair por uma média de R$ 80.588,00. Quase nada de diferença, não é mesmo?

Os dois modelos são comercializados com a única carroceria de duas portas e é nesse campo que o DS3 está na frente, pois no seu banco traseiro é possível acomodar até três pessoas, enquanto no Fusca só há espaço para duas pessoas.

Mas, como quem deseja esse carro nem sempre pensa nas caronas, mas sim no desempenho dos modelos, vamos ao que realmente interessa que é a parte técnica.

Os motores dos dois modelos são surpreendentes, principalmente pelo uso do turbonas duas opções.

Mas, apesar deles serem de qualidade, em questões de potência a diferença é clara e coloca o Fusca na frente com 200 cv de potência contra 165 cv do DS3. E essa diferença é ainda mais sentida pelo motorista, pois quando os dois modelos estão no asfalto, o Fusca engole as curvas com precisão, acelerações e retomadas impressionantes. E até mesmo nas curvas de raios mais longos, o Fusca recebe grande destaque em relação ao concorrente.

Nas curvas mais curtas o modelo da Citroën não faz feio e se mostra tão eficiente quanto o Fusca.

A suspensão nos dois modelos se mostra acertadas e oferece uma experiência excelente para o motorista.

Em questões de frenagem, o DS3 foi melhor, principalmente pelo fato de ser mais leve do que o seu concorrente.

Se você é um daqueles motoristas que gosta de ouvir o som do escapamento como se estivesse em um carro esportivo, se prepare, pois nos dois modelos, o motorista se surpreende com o som que nunca foi imaginado para um carro da categoria. Nessa questão, o ronco do modelo da Volks se torna ainda mais estimulante.

Citroën DS3

A suspensão do modelo da Citroën apesar de ser eficiente, não consegue ultrapassar a suspensão do concorrente.

O motor do DS3 pode ser considerado facilmente com um dos motores mais econômicos do mercado e, além disso, ainda é bastante eficiente.

Se o câmbio fosse um pouco mais esportivo com direito a passagem de marchas mais rápidas e também a borboletas no volante, certamente estaria no topo da lista dos motores dos compactos de sua categoria.

O design do DS3 é impressionante e mostrou que a Citroën chegou mesmo para brigar com personalidade em busca desse mercado tão aquecido atualmente, que é dos compactos premium.

No interior do carro, não são encontradas tantas surpresas, pois as características, o painel, equipamentos e comandos são praticamente os mesmos do modelo C3 que é o modelo que serviu de base para o lançamento do DS3.

Em questões de segurança é muito fácil ressaltar os fatores positivos, pois o veículo é completinho e, além disso, ainda conta com as cincos estrelas conquistadas no euro NCap que rendem ainda mais confiança para o modelo.

Um dos grandes problemas que o DS3 enfrentou foi o lançamento do modelo Fusca com um preço tão próximo ao do modelo da Citroën. Essa semelhança deixou o carro um pouco desvalorizado já que as expectativas e as novidades do novo Fusca encantaram as pessoas logo de cara.

Novo Fusca

Apesar do modelo da Volks ter uma pegada esportiva em sua suspensão, nem pense que ele será difícil para quem deseja utilizar o carro diariamente, pelo contrário, ele é completamente confortável para realizar usos diários sem nenhum problema.

Os motores dos dois modelos são poderosos e no caso do Fusca, a opção consegue aliar como ninguém um desempenho excelente com consumo baixo. Assim, no Fusca você encontra o carro que quando recebe o pé no acelerador passa a andar muito e quando você dá aquela aliviada no pé, terá uma opção que também economiza muito.

Se a reclamação de muitos homens em relação ao New Beetle era o modelo que parecia mais feminino, no novo Fusca isso não acontece, pois a novo modelo está mais espaçoso e com visual que agrada muito homens de diferentes estilos e gostos.

Na questão do espaço, apesar de ser maior do que a versão antiga, nele só é possível levar quatro pessoas enquanto no modelo da Citroën você consegue levar até cinco pessoas.

Se você deseja aproveitar o charme e a potência do Fusca, cuidado ao escolher versões básicas do carro.

Sem itens como teto solar, chave presencial, sistema de som especial e bancos esportivos, todos opcionais, a sua experiência dentro do veículo não será a mesma e perderá muita qualidade e conforto.

Em questões de segurança, os dois veículos estão de igual para igual, pois ambos são completinhos e conquistaram as desejadas cinco estrelas concedidas pelo euro NCap.

Com um conjunto mecânico de excelente qualidade, trazido pelo Jetta, o modelo da Volks se tornou uma das mais importantes relações custo benefício da categoria, deixando muitos dos seus rivais atrás.

Conclusão

Talvez esse tenha sido um dos comparativos mais acirrados dos últimos tempos, pois como você deve ter notado a diferença entre os dois são mínimas.

Antes de qualquer coisa, precisamos saber: qual é o modelo que você deseja comprar? Manual?

Se a resposta realmente for manual, a conversa e a decisão já ficam um pouco mais difíceis.

Os dois modelos em versão manual praticamente empatam no preço e como não há tanta diferença, cabe ao comprador decidir por quais motivos escolherá um ou outro. Motor? Design? Gosto pessoal?

Mas, se você deseja comprar o Fusca com DSG, vamos pedir desculpas ao DS3, pois ele perde e muito para o modelo da Volks.

O DS3 da Citroën é um carro com excelente qualidade e é indiscutível o seu lugar entre os principais carros da categoria. Porém, quando ele briga com o Fusca com DSG, a disputa termina nos primeiros momentos, pois o novo Fusca oferece uma emoção que poucos motoristas pensaram que fosse possível sentir com um carro que foi reinventado há pouco tempo.

Vitória concedida ao Fusca e além do comparativo vale analisar também a estratégia de marketing de excelente qualidade feita pela Volks.

O Fusca é um dos carros queridinhos e fez história há anos quando não se existia internet, celular e muito das tecnologias que conhecemos hoje.

Mesmo com a sua popularização na época, depois de anos, colecionadores do mundo inteiro passaram a colecionar Fuscas como carros incríveis que precisavam ser guardados na memória mundial das pessoas por muito tempo.

Observando esse e outros fatores, depois do lançamento mediano do New Beetle, a Volkswagen surpreende com o novo Fusca e diferente do que muitos pensaram, ele bate até carros que antes nunca poderiam competir de igual para igual com um Fusca.

E você, gostou do artigo? Vai escolher o Fusca ou possui uma opinião diferente? Compartilhe conosco a sua experiência, pois o mais importante é sentir a emoção que esses dois compactos proporcionam e mostrar que é possível ter um carro esportivo na categoria dos compactos.

Ver Comentários


Anúncios de Carros

Toyota SW4 2.8 TDI SRX 4WD
R$ 295.000,00
São Paulo (SP)
Chevrolet Cruze LT 1.4 16V Ecotec (Aut) (Flex)
R$ 82.990,00
Paraí (RS)
Jeep Compass 2.0 Sport 4WD (Aut) (Flex)
R$ 81.500,00
Brasília (DF)
Honda Civic Sedan EX 1.7 16V (Aut)
R$ 25.550,00
São Paulo (SP)
Fiat Toro Freedom 1.8 AT6 4x2 (Flex)
R$ 83.900,00
Pirenópolis (GO)

Ver mais Anúncios


Pela Web