Por Victor Palandi
- Atualizado
publicado em Curiosidades

Criados em 2003, os carros flex caíram no gosto do consumidor brasileiro. Hoje, cerca de 90% dos veículos vendidos apresentam essa tecnologia. Geralmente, o etanol é usado como segundo combustível: um sensor detecta a troca de combustível e se adapta ao novo componente.

Mudança de combustível

A troca de etanol para gasolina ou vice-versa é completamente normal e possível sem ser prejudicial ao motor, isso é possível pois quando há troca de combustível um sensor é ativado e o motor se readequa para que o novo componente possa ser usado.

O único conselho dado para essa tecnologia é que, se o dono do carro esperar o tanque esvaziar, e enche-lo com outro combustível ele terá que rodar no mínimo 10 minutos antes de desligar o carro, o porquê disto é para que o carro se acostume e não prejudique a próxima partida. Isso ocorre, pois o sensor demora um tempo para se acostumar; com a troca gradativa o motor nem percebe.

Posso misturar?

Essa é uma dúvida frequente dos compradores, e sim, pode-se misturar etanol com gasolina, pois o motor é flexível, se adaptando a composição do combustível do tanque, seja ele mistura ou puro (apenas um combustível); esse motor foi fabricado para funcionar com ambas possibilidades.

Se você tem o seu combustível queridinho, fique tranquilo, o motor do carro não irá viciar; isso é um mito que dizem por aí

Outro mito é que misturar os dois combustíveis dá mais potência ao motor.

Vantagens

A principal vantagem do carro flex é óbvia: você tem a total autonomia para escolher qual combustível você quer pôr, mas cuidado, dependendo de qual resultado você espera do carro é melhor optar por um ou por outro.

Se você quer percorrer maiores distâncias, opte pela gasolina, mas se você quer pisar mais forte e andar pouco, escolha o etanol, isso acontece, pois, o etanol queima mais rápido que a gasolina, sendo assim, o carro acaba gastando mais.

Desvantagens

Boa parte das pessoas que tem carro flex sabe dessa desvantagem dele: o motor não é tão eficiente quanto um que trabalha apenas com um combustível. Embora você consiga optar pelo combustível que esteja mais barato em determinada época do ano, o carro não é econômico

Geralmente em dias frios, principalmente quando o motor do carro ainda está frio, seu flex dará trabalho para pegar. Reclamações são mais costumeiras principalmente quando usa-se o etanol.

Outro problema ocorre quando se mistura o etanol com a gasolina, a qual acaba criando uma espécie de goma que entope o filtro do combustível. O lado bom é que quando a gasolina pura passa, ela consegue limpar essa espécie de goma e o motor volta a funcionar normalmente.

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