A BMW promoveu nesta segunda-feira uma série de eventos em diversas cidades ao redor do mundo para apresentar o seu compacto elétrico, o i3. Apesar de não ter colocado nenhuma cidade brasileira no roteiro dos eventos, a marca confirmou que o seu primeiro carro elétrico de produção em massa deverá ser lançado por aqui no segundo semestre de 2014.
De acordo com as palavras do responsável pelos carros da submarca “i” no Brasil, nosso país é o maior mercado da América Latina para o i3, por isso o veículo não poderia deixar de ser lançado por aqui. Apesar do anúncio os executivos não quiserem entrar em detalhes relacionados as expectativas da marca em relação as vendas por aqui.
Além das apresentações do carro que aconteceram nas cidades de Nova York, Londres e Pequim, o carro também deverá ser uma das atrações principais da marca no Salão de Frankfurt.
Desafios
Outro desafio que foi levantado pela montadora foi a conscientização dos motoristas brasileiros para o benefício de se rodar com um carro elétrico por aqui. O cliente vai precisar entender com mais propriedade o que significa esta mobilidade elétrica que será vendida, e para isso uma forte campanha de marketing está sendo criada para começar a circular já no início do próximo ano.
Mais um desafio que deverá ser enfrentado em parceira com os órgãos públicos está relacionado aos pontos de recarga, que no Brasil ainda são muito poucos. Para isso a BMW já está criando uma série de parcerias estratégicas para conseguir oferecer uma maior quantidade de pontos elétricos nos postos de combustível e também em outros locais, como shoppings e estacionamentos.
Marcando uma era
O lançamento do veículo na Europa acontecerá em Novembro deste ano, sendo que o preço inicial será de 34.950 euros (cerca de R$ 104.297) na Alemanha e 25.680 libras (cerca de R$ 88.739) na Grã-Bretanha. No mês de abril de 2014 o i3 chega nos Estados Unidos custando US$ 42.275. Ainda não existe previsão de preços aqui no Brasil.
O compacto da montadora foi feito em uma plataforma de fibra de carbono e alumínio, que tornam o veículo mais leve. Já a célula dos passageiros é feita de plástico reforçado também pela fibra de carbono. Isso tudo para dar ao veículo mais leveza para aproveitar da melhor forma possível os 125 Kw de potência entregue pelo motor de 50kg, o que equivale a cerca de 170 cv. O torque será de 25,5 kgfm e o modelo consegue ir de 0 a 100 Km/h em 7,2 segundos.
O impacto nos boldos dos consumidores seria imediato. Algumas projeções feitas para a cidade de Nova York afirmam que os consumidores norte-americanos conseguiriam economizar cerca de 30% com o carro elétrico. São necessárias 8 horas com o carro ligado em uma tomada 220 volts. A autonomia varia entre 130 km e 160 km.
O carro será vendido ainda com freios ABS, sistema assistente de frenagens e controle de ação. Além disso ele terá dispositivos para conexão à internet.
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