Por Mariana Santos

publicado em Lançamentos

Em 1990, a Citroën trouxe, para o Brasil, um compacto de pegada esportiva que fez bastante sucesso: o AX GTI. Mas, não é sobre esse clássico que você vai se aprofundar hoje.

Fizemos referência ao AX para destacarmos uma nova estratégia da montadora francesa na atual década: a Citroën quer emplacar o DS3 e colocá-lo no páreo com o alemão Audi A1 e o inglês Mini Cooper.

A média de preço do possante está na faixa dos R$ 79.990, com pacotes de revisões de preços pré-fixados. Para os apaixonados por carros, o modelo conquista pela emoção, deixando um pouco de lado o aspecto da razão. E a Citroën aposta nessa emoção, pois pretende vender cerca de 250 unidades por mês.

Ele é o primeiro da família, que inclui o DS4 e o DS5. Estes dois últimos, segundo a própria Citroën, devem ser apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo.

O próximo filhote será o DS9. As linhas básicas já foram apresentadas pela Citroën em abril, quando lançou
o conceitual híbrido Número 9, no Salão de Pequim, na China.

A abreviatura DS tinha, inicialmente, o objetivo de traduzir Different Spirit.

Veja mais informações sobre o DS3 no vídeo:

Detalhes

O motor 1.6 turbo de 165 cv foi desenvolvido pela BMW e aplicado nos Peugeot 3008, 408 e RCZ e no Mini Cooper S. É um dos motores mais eficientes da atualidade, pois reúne, como poucos, desempenho, elasticidade e baixo consumo de combustível.

O compacto esportivo mede 3,95m de comprimento, 1,71m de largura e 1,48m de altura.

Com uma transmissão manual de seis marchas, com overboost na terceira, quarta, quinta e sexta marchas ele não deixa a desejar mesmo não disponibilizando câmbio automático.

Nos itens de segurança, seis airbags, freios com ABS e distribuidor de frenagem, controles de estabilidade e tração.

Os críticos automotivos que já fizeram vários testes chamam a atenção para as janelas traseiras, que avançam sobre as colunas das portas. A facilidade com que os comandos chegam ao condutor e os bancos de fácil ajuste também marcam pontos positivos para o modelo francês. Por outro lado, o espaço traseiro é mais limitado não comportando mais que dois passageiros.

Na direção, as respostas aos comandos do motorista são bem imediatas. Aquelas suspensões duras dos antigos modelos da Citroën deram lugar a um conjunto muito mais maleável.

Em alguns testes, o consumo de gasolina passou por cerca de 16 km/l na estrada, em velocidades entre 100 km/h e 120 km/h.

Mesmo em curvas rápidas, a suspensão manteve a firmeza do possante. Apenas em pavimentos irregulares observou-se um certo ruído momentâneo.

Luxo e requinte

A Citroën preparou um coquetel que mistura tons de modernidade, requinte e futurismo para traduzir toda a beleza e o conforto ergonômico do DS3.

A pintura black do teto, com LEDs de uso diurno sob os faróis dão um charme irresistível ao modelo, que tem rodas de 17” e ponteiras de escape duplas e cromadas.

Os acessórios requintados vão desde ar-condicionado digital, som com seis alto-falantes, entrada USB, Bluetooth e comando na coluna de direção.

A direção de base reta se destaca com apliques metálicos e painel acolchoado. O sistema de som é integrado ao computador de bordo. Segundo a montadora, o carro terá oito opções de cores, três sólidas e cinco metalizadas e quatro cores para o centro das rodas, entre elas o preto, vermelho, branco e amarelo. Por dentro também há a opção de deixar o modelo ao gosto do consumidor.

O único opcional são os bancos de couro, por 2.900 reais.

Com os “rivais”

As semelhanças entre o DS3 e seus concorrentes estão no motor, nas dimensões e na carroceria.

O que diferencia, entretanto, o compacto francês é o desenho contemporâneo e jovial. Isso o torna bem diferente do estilo retrô do BMW Mini.

Quando o assunto é preço, a Citroën usa uma estratégia diferenciada e oferece três anos de garantia e revisões com preço tabelado. Mas, na ponta do lápis, você confere abaixo.

Audi A1

Tem motor 1.4 turbo de 122 cv e faz de 0 a 100km/h em 9,6 segundos. Custa 94.900 reais. O A1 vendeu 481 unidades neste ano.

Mini Cooper

A versão Salt, com motor aspirado de 122 cv, custa R$ 80,750. A turbo (S), de R$ 128, 750 tem 184 cv.

Mini One

Sai por R$ 78.950, com motor 1.6 de 98 cv. Apenas 188 unidades do Mini One foram vendidas em um ano.

Hyundai Veloster

Com motor 1.6 de 130 cv, pode ser adquirido por R$ 75.700.

Versão Cabrio

E pra você continuar atualizado, apresentamos abaixo a versão conversível do esportivo compacto DS3. Pelas fotos, dá para imaginar que o veículo manterá a mesma estrutura de portas e colunas do modelo tradicional. Segundo a montadora, o material que cobre o teto do cabriolet poderá ser recolhido por controle eletrônico.

A capota conversível pode ser acionada até os 120 km/h. A fabricante francesa ainda não confirmou a vinda do modelo para o Brasil. Ele é produzido na fábrica de Poissy na França, e deve ser comercializado no mercado europeu a partir do início de 2013.

O DS3 Cabrio é 25 kg mais pesado, em uma versão com emissões de CO2 de apenas 99g/km.

Ficha Técnica - Citroën DS3 Sport Chic

Abaixo, você confere a ficha completa produzida pelo Auto Press e um vídeo que mostra de bem pertinho toda a potência e esportividade do DS3.

Ver Comentários


Anúncios de Carros

Jeep Compass 2.0 Longitude (Aut) (Flex)
R$ 96.000,00
São Paulo (SP)
Troller T4 3.2 XLT 4WD
R$ 200.000,00
Florianópolis (SC)
Chevrolet Bel Air 6cc
R$ 190.000,00
São Paulo (SP)
Renault Kwid 1.0 Zen
R$ 35.000,00
Brasília (DF)
Audi A3 Sedan 1.8 TFSI Ambition S Tronic
R$ 106.000,00
São Paulo (SP)

Ver mais Anúncios


Pela Web