Por AutoPress

publicado em Lançamentos

Vários fatores contribuem hoje para que as fabricantes automotivas resolvam apostar nos modelos de carga. Desde restrições de tráfego para veículos maiores em alguns centros urbanos até o crescimento do comércio eletrônico – que aumenta a demanda por transportadoras –, o cenário parece mesmo propício para os utilitários comerciais. A Peugeot já tinha iniciado uma ofensiva neste sentido no Brasil, com a criação de uma rede dedicada, os Peugeot Professional Centers, e o relançamento do furgão Partner. Mas agora, perto do fim de 2017, garantiu um novo atrativo para ampliar seu alcance no mercado de carros de carga: o novo Peugeot Expert, que chega com o valor especial de lançamento, a partir de R$ 79.990, e alguns trunfos capazes de agradar quem está em busca de um modelo deste porte. A ofensiva da Peugeot no segmento de modelos profissionais continuará em 2018. Além da comercialização do Expert destinado ao transporte de passageiros, a marca vai disponibilizar também a nova geração do Boxer, que recebe até 2.700 kg de carga.

O Peugeot Expert vem importado do Uruguai em dois modelos: Business 1.6 e Business Pack 1.6. A carroceria pode ter duas cores, branca ou prateada. Mas seu principal atributo está nas suas capacidades, com carga útil de 1.500 kg e volume de até 6,6 m³. Para isso, o furgão tem 5,30 m de comprimento e 1,94 m de altura máxima, facilitando seu acesso em trechos urbanos – e seus estacionamentos. Uma vantagem interessante é o que a marca francesa chama de Moduwork, um sistema que possibilita o aumento de espaço para transportar cargas longas. Ele consiste na elevação do assento lateral do passageiro e, a partir dessa modularidade, o utilitário libera espaço com superfície inferior plana. A tampa na divisória também pode se abrir e aumentar o comprimento útil, que chega a quatro metros. 

Marcas que investem nesse segmento já aprenderam que versatilidade faz a diferença na hora da escolha. Principalmente em função das diversas aplicações que um furgão pode receber no mundo moderno. O Peugeot Expert pode se transformar em um escritório móvel, por exemplo, com o apoio dos braços centrais rebaixado e transformando-se em uma prancheta. A porta lateral é deslizante e as portas traseiras, com abertura em 90º, são 50/50. Mas elas podem chegar a um ângulo de 180º, para facilitar quem pretende usar o modelo para carregamento e descarregamento de materiais.

O motorista e seus passageiros também ganham atenção. Há apoio para os pés, assentos elevados e ajuste de altura no banco do condutor. O banco do passageiro – que recebe duas pessoas – tem espaço para armazenamento abaixo do assento e a cabine traz porta-trecos que, somados, garantem 60 litros de capacidade para os ocupantes. A climatização tem circuito de refrigeração reforçado e, segundo a Peugeot, há um cuidado especial no isolamento acústico do motor, para impedir que o ruído do propulsor invada de maneira incômoda o habitáculo.

O painel de instrumentos fica alinhado em posição superior, em uma tentativa de facilitar a leitura de suas informações. Há também uma tela central em LCD que exibe, entre outros dados, indicações do computador de bordo, regulador e limitador de velocidade e também uma espécie de auxílio para indicar se é necessário trocar ou não a marcha. Direção eletro-hidráulica, volante regulável em altura e profundidade e ar-condicionado também estão no pacote. A suspensão foi retrabalhada para se adaptar ao solo da América do Sul – bem menos liso que o europeu – e traz molas maiores, para proporcionar 30 mm adicionais de altura do solo em relação à versão standard europeia. Há ainda um protetor de cárter com 20 mm de espessura.

O Expert se move com um motor BlueHDi 1.6 diesel que entrega 115 cv de potência máxima e seu torque chega a 30 kgfm. O propulsor trabalha em conjunto com uma caixa manual de seis marchas e, de acordo com a Peugeot, sua autonomia pode chegar a 1.000 km. A motorização atende às normas estipuladas pelo Euro 6 e, para facilitar os trechos de subida, o Expert traz assistente de partida em rampas, que segura o veículo por alguns segundos antes que ele comece a descer, depois que o pé direito é retirado do freio.

A Peugeot investe ainda na segurança da carga transportada. O Expert permite que seu espaço de carga se mantenha fechado quando se destrava a cabine e, caso o veículo tenha alguma de suas janelas quebrada, os botões internos de abertura da cabine ficam inativos. Isso significa que, em caso de roubo, não se pode destravar o espaço de carga pelo painel. O furgão tem também controle eletrônico de estabilidade, que auxilia em casos de perda do controle do carro em situações de risco.


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação

Ver Comentários


Anúncios de Carros

Fiat Mobi 1.0 Evo Like
R$ 46.100,00
Betim (MG)
Toyota Corolla 1.8 GLi Upper Multi-Drive (Flex)
R$ 90.000,00
Santos (SP)
Ford Focus Sedan GLX 2.0 16V (Flex) (Aut)
R$ 36.500,00
Catalão (GO)
Chery Tiggo 8 1.6T GDI TXS DCT
R$ 141.000,00
São Paulo (SP)
Jeep Compass 2.0 Longitude (Aut) (Flex)
R$ 96.000,00
São Paulo (SP)

Ver mais Anúncios


Pela Web