A Toyota apresentou essa semana a nova geração do RAV4. O carro acabou se tornando um dos principais destaques da montadora no Salão de Nova York (EUA). O modelo se apresenta com uma série de mudanças, começando pela mais impactante: a mudança para a plataforma TNG, a mesma já utilizada pelo híbrido Prius e também pelo sedã Camry e pela nova geração do sedan Corolla.
O principal objetivo da montadora é reaquecer a procura pelo modelo, tentando manter o espaço conquistado diante dos rivais. O design do veículo chega com uma série de alterações, tais como a grade hexagonal da picape Tacoma, que é comercializada apenas nos Estados Unidos. Com isso, o modelo já ganha um aspecto mais robusto do que a geração atual.
O novo RAV4 também conta com uma continuidade das lanternas traseiras, ficando parecida com as de alguns rivais, como o Lexus, da Mitsubishi. Já na parte de dentro, o modelo segue basicamente o mesmo estilo que já havia sido adotado pelo Corolla. Além de contar com o mesmo volante do sedã, o RAV4 também tem central multimídia em destaque no topo do painel (logo acima das saídas de ar) e quadro de instrumentos tem tela de TFT ao centro, tanto para mostrar informações do computador de bordo, quanto dos sistemas de segurança que o equipam.
Outros destaques, em relação aos itens disponíveis no carro, são: oito airbags, detector de pedestres, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, piloto automático adaptativo e leitor de placas. Com a nova plataforma, sua rigidez estrutural aumentou um total de 57 pontos percentuais e, ainda, permitiu que as rodas fossem posicionadas mais próximas das extremidades, resultando no crescimento da distância entre-eixos em 3 cm, somando um total de 2,69 m. Com 4,59 m de comprimento, o RAV4 ficou 1 cm mais curto.
Em relação ao conjunto mecânico do modelo, o novo RAV4 chega com motor 2.5 e câmbio automático de 8 marchas. Durante o evento, a montadora não revelou maiores detalhes em relação aos números de potência e torque do carro. O modelo também contará com um sistema de tração integral mais eficiente e moderno, que permite enviar até 50% da força para as rodas traseiras, mas também é capaz de desconectar o eixo traseiro.
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