A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou nesta semana o lançamento de um novo documento com uma série de diretrizes que devem passar a ser utilizadas para orientar o mercado no que diz respeito à manutenção de veículos híbridos e elétricos. A chamada ABNT PR 1025 foi feita em parceria com montadoras, entidades setoriais, oficinas e centros de pesquisa.
Essa é uma das principais atividades da ABNT: criar documentos e diretrizes que consolidam boas práticas e padronizam procedimentos nas mais variadas áreas. Esse é o primeiro documento oficial criado pela entidade para regular o setor de carros elétricos e híbridos.
No compilado será possível encontrar, por exemplo, os conhecimentos, habilidades e responsabilidades exigidas de mecânicos que trabalham com sistemas de alta tensão e corrente contínua. Com isso, a nova PR 1025 deve passar a ser utilizada como base técnica para treinamentos, certificações e atuação segura do setor.
O documento traz uma série de competências nas mais variadas áreas para que as pessoas possam trabalhar com a manutenção desse tipo de veículo, incluindo segurança do trabalho, uso de instrumentos de medição, análise de riscos, conhecimentos elétricos, requisitos de formação e adequação às normas nacionais e internacionais, além de critérios mínimos de escolaridade, experiência profissional e carga horária de capacitação.
Uma das novidades que a norma traz é a criação de três níveis de especialização, começando pela intervenção limitada a sistemas mecânicos e chegando até a qualificação completa para trabalhar com alta tensão, baterias e diagnósticos elétricos.
Por exemplo, profissionais de nível 1 devem ter uma escolaridade mínima de 5º ano do ensino fundamental e devem ter atuado por pelo menos quatro anos como ajudante ou dois anos como mecânico automotivo. Esses poderão atuar somente na reparação da parte mecânica ou do interior do veículo.
Já os profissionais que forem classificados no nível 2 devem ter ensino médio completo com curso profissionalizante na área de elétrica/eletrônica automotiva e mais dois anos como ajudante ou um ano como mecânico automotivo.
E os de nível 3 deverão ter ensino técnico ou superior completo na área de tração elétrica automotiva e mais um ano como mecânico automotivo de tração elétrica (alta tensão e bateria automotiva). Esses poderão atuar na reparação da parte mecânica do veículo, elétrica de baixa tensão (12 V), elétrica de alta tensão, remoção e instalação do motor e bateria de tração e gerenciar as atividades operacionais em geral.
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