Os airbags mortais da Takata acabaram voltando a ser notícias ao longo desta semana, depois que a Honda confirmou ter 28 ocorrências do rompimento do insuflador, que acaba fazendo com que os airbags infleum com grande violência, estoure e arremesse estilhaços contra o rosto dos ocupantes do veículo.
Essa é a primeira vez que uma montadora confirma as ocorrências no Brasil. De acordo com as informações que foram divulgadas, das 28 ocorrências em 11 delas houve a confirmação de pessoas feridas. Até o momento não houve a confirmação de nenhuma morte no país em função do defeito do dispositivo de segurança.
Em nota enviada para a imprensa sobre os ocorridos, a Honda garantiu que prestou toda a assistência necessária aos envolvidos. A montadora não detalhou onde e em que modelos de carros os casos aconteceram.
O caso acabou entrando para a história como o causador do maior movimento de recall da história da indústria automotiva. Até o momento, os airbags defeituosos foram responsabilizados pela morte de 22 pessoas nos Estados Unidos e na Malásia. No Brasil, mais de 2 milhões de carros foram chamados para a troca da peça defeituosa.
Uma das grandes preocupações das montadoras que utilizaram os airbags em seus carros está diretamente relacionada ao recall, uma vez que a quantidade de motoristas que não atendem os chamados ainda é grande em diversos países, incluindo o Brasil.
A Honda especificamente afirmou que vem "liderando uma série de iniciativas pioneiras para elevar o índice de atendimento da campanha" de recall, enumerando as ações. A montadora informa que realizou ações além das obrigatórias por lei, como veiculação nacional de vídeo em TV aberta para alerta aos clientes, parcerias com os Detrans de São Paulo e Paraná e com seguradoras, para alcançar os donos atuais dos veículos, entre outras iniciativas.
Apesar dos esforços para ampliar a comunicação com os proprietários dos 870 mil automóveis convocados, a Honda Automóveis do Brasil tem o registro de 28 ocorrências de deflagração do airbag com rompimento do insuflador, em diferentes modelos da marca. Em 11 desses casos, confirmaram-se lesões não fatais aos ocupantes dos veículos, sendo que as demais ocorrências sem registro de qualquer tipo de lesão. A Honda prestou toda a assistência necessária aos envolvidos", disse a empresa, em nota.
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