Por Victor Palandi

publicado em Mercado

O modelo HB20, da sul-coreana Hyundai, ao ser lançado no país teve uma ótima performance de vendas, chegando perto das primeiras posições do segmento. A partir daí, viu suas vendas executarem uma curva descendente. Com isso, a montadora não tem conseguido atingir o patamar de vendas esperado em nosso mercado, o que gera muita preocupação para a marca.

Esse sentimento explica-se caso possamos observar que, em outubro de 2013, a Hyundai se encontrava em posição inferior ao modelo Onix – da Chevrolet-GM – seu principal rival, no que tange ao desempenho de vendas. Mediante esse panorama, a oriental, primeiramente, tratou de aparelhar o HB20 com uma moderna central multimídia – uma vez que o Onix já apresentava o sistema MyLink, de grande destaque.

Mais tarde, em novembro de 2013, o HB20 ainda ocupava a sétima posição no ranking de vendas desse segmento, atrás, não só do próprio Onix, como também do Fiesta, da Ford.

Entretanto, isso não significa que a marca tenha se dado por vencida, muito pelo contrário. Na espetacular concorrência do mercado atual, a criatividade é de ouro, sem sombra de dúvidas. E essa habilidade a Hyundai mostra que tem de sobra para oferecer.

 

Recentemente, em uma jogada ousada, declarou oficialmente que passaria a comercializar seu HB20 com taxa de juros zero; isso se deve a uma estratégia de marketing para atrair atenção ao modelo, alavancar as vendas do mesmo e ainda conseguir se reposicionar, em termos de participação no mercado de veículos e apresentar a nova condição de pagamento, que tem como regras: o comprador dar metade do valor do veículo como entrada, parcelando o restante em até 12 parcelas; além disso, a taxa de juros só pode ser aplicada em modelos do HB20 com motor 1.6 litro.

Ou seja, nesse contexto, o valor que o consumidor deverá investir, para fazer jus à promoção é de R$ 41.290 – referente ao modelo Comfort Plus, que seria o HB20 mais barato, de motorização 1.6. Assim, é necessário pagar, de entrada, um total de  R$ 20.645, e até 12 parcelas de R$ 1.720 – é importante destacar que a esse valor deverá ser acrescido a taxa de abertura de crédito e o Imposto sobre Operações Financeiras, ou IOF, que são valores praticados pelas concessionárias.

Mesmo que tente, infelizmente, no Brasil, as revendas de automóveis não costumam dar descontos ao cliente – em uma postura, invariavelmente contrária à lei de mercado. Assim, não espere conseguir qualquer abatimento no valor cobrado. A versão top de linha, HB20 Premium, por outro lado, chega a custar R$ 52.590 – conta com sistema multimídia blueNav e câmbio automático.

A sugestão é que você, ao negociar, tente ganhar em acessórios ou na pintura metálica, sem acréscimo de valor. Segundo a Hyundai, trata-se de uma promoção por tempo indeterminado.

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