A Indian confirmou nesta semana a informação de que iria interromper a produção de motos no mercado brasileiro. A informação foi divulgada durante o evento Salão Duas Rodas, que acontece essa semana em São Paulo.
A montadora mantinha uma estrutura de montagem em CKD (processo que funciona quando as partes chegam prontas de um outro país) em Manaus, dividindo a estrutura com outra marca, a Dafra. Com essa decisão, a marca vai continuar vendendo os seus produtos por aqui, mas apenas importando as motos diretamente dos Estados Unidos. A decisão vale a partir da linha 2018.
A marca chegou ao Brasil com grandes planos. A ideia era que o Brasil se tornasse o seu 2º mercado global, depois apenas dos Estados Unidos. A marca, que trabalha apenas com motos premium e que é considerada como uma das grandes rivais da Harley-Davidson, tinha como meta atingir a marca dos 800 emplacamentos por ano.
Mas os números revelados pela montadora esta semana revela que as projeções acabaram ficando muito acima do que está acontecendo. A moto está na casa das 400 unidades por ano. De acordo com os dirigentes da Indian, este é um número que acaba não justificando manter uma operação em CKD no mercado brasileiro.
Para que a montadora seguisse produzindo no mercado brasileiro, o mínimo esperado seria de comercializar 600 unidades por ano. Mas essa é uma previsão que se encontra, atualmente, distante da realidade, uma vez que as previsões mais recentes afirmam que a marca deve vender 450 motos no próximo ano.
Mas os dirigentes da empresa afirmam que voltar a montar suas motos no Brasil está nos planos da Indian. A empresa teria até mesmo deixado todo o ferramental em Manaus, esperando um sinal do mercado para tornar o retorno possível.
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