A Jaguar divulgou nesta semana alguns detalhes do seu novo F-Type. A montadora faz questão de reforçar o seu posicionamento no mercado como referência dentro do segmento de esportivos, mesmo tendo diversificado sua linha nos últimos anos com o lançamento de SUVs e alguns modelos eletrificados.
Essa não chega a ser uma nova versão propriamente dita do carro, e sim algo mais próximo de um facelift. A ideia da montadora era conseguir deixar o modelo um pouco mais próximo do que foi feito com as verões mais recentes apresentadas pela montadora, como o crossover elétrico I-Pace.
A plataforma do modelo segue a mesma utilizada desde o seu lançamento, há 6 anos atrás. Mas algumas alterações são possíveis de serem percebidas em diversas partes do carro. Na parte da frente, por exemplo, o capô do carro está mais baixo e a grade frontal ficou mais avantajada. Além disso, os faróis foram afilados.
Já na parte de trás do carro, as mudanças foram um pouco mais sutis e discretas, basicamente concentradas no esquema de luzes das lanternas, que acabou sendo modificado. Por dentro, o modelo passa a adotar um painel com tela totalmente digital de 12,3 polegadas e uma nova central multimídia compatível os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
A montadora não deve alterar nada em relação as suas opções mecânicas. O F-Type vai continuar sendo vendido com uma versão de entrada que possui um motor 2.0 turbo de 300 cv de potência e 40,7 kgfm de torque. De acordo com as informações oficiais que foram divulgadas pela Jaguar, o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, e sua velocidade máxima será de 250 km/h.
Nas versões mais potentes, o carro contará com motor 5.0 V8 Supercharged, sobrealimentado com compressor mecânico, que entrega 450 cv e 59,1 kgfm na configuração “mais fraca”. Nesse caso, o F-Type leva 4,4 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge os 285 km/h ou com um motor V8 entrega 575 cv e 71,3 kgfm para levar o esportivo aos 100 km/h em 3,5 segundos e aos 299 km/h de velocidade final. Em todos os casos, o modelo chega equipado com câmbio automático de oito velocidades e tração traseira.
Uma nova funcionalidade destacada pela montadora para as versões com motor V8 do F-Type é uma função que oferece uma partida de motor silenciosa, para evitar o incomodo com os vizinhos. O novo sistema conta com um escapa dotado de válvulas que são acionadas eletricamente e que conseguem reduzir o ronco do motor quando estão fechadas.
O modelo já está sendo vendido no Reino Unido por 54.060 libras, o equivalente a R$ 295.300 em conversão direta na cotação atual. Ainda não existe previsão de vendas no Brasil.
Anúncios de Carros
|
Toyota SW4 2.8 TDI SRX 4WD R$ 295.000,00 São Paulo (SP) |
|
Chevrolet Cruze LT 1.4 16V Ecotec (Aut) (Flex) R$ 82.990,00 Paraí (RS) |
|
Jeep Compass 2.0 Sport 4WD (Aut) (Flex) R$ 81.500,00 Brasília (DF) |
|
Honda Civic Sedan EX 1.7 16V (Aut) R$ 25.550,00 São Paulo (SP) |
|
Fiat Toro Freedom 1.8 AT6 4x2 (Flex) R$ 83.900,00 Pirenópolis (GO) |