O Procon-SP e os outros órgãos de regulação estão sempre atentos para compreender tudo que acontece no mercado e oferecer a maior segurança e qualidade dos produtos oferecidos para o cliente, evitando que acidentes perigosos possam acontecer e colocar em risco a sua vida. Nesse sentido, o recall de automóveis é uma forma de controlar os acidentes e fazer o reparo de problemas técnicos que podem trazer problemas para o condutor e os passageiros.
Para isso, as empresas têm a responsabilidade de anunciar os veículos, de acordo com os lotes de produção, que apresentam algum tipo de defeito de fábrica para que o mesmo seja solucionado sem que isso gere nenhum tipo de custo para o proprietário do automóvel.
Outra questão importante é lembrar que, mesmo nos casos em que os modelos já não sejam mais produzidos ou se tratem de lotes antigos, assim que os problemas sejam identificados e de acordo com a incidência de um mesmo erro recorrente é preciso que as montadoras chamem os proprietários para dar conta de controlar os acidentes.
No último dia 23, a Chevrolet convocou os proprietários dos veículos Chevrolet Omega dos modelos 2008 a 2011, mas que foram produzidos entre os anos de 2007 e 2011. Os proprietários devem levar seus veículos para o recall, pois os mesmos apresentam problemas no sistema da chave de ignição que pode acarretar no desligamento repentino do veículo.
O reparo é gratuito e de acordo com o documento de convocação dos proprietários não deve durar mais de 30 minutos, sendo um processo bastante rápido e que consiste apenas na troca da peça responsável pela rodagem da chave.
De acordo com o Procon do Estado de São Paulo, o problema foi identificado pela existência da possibilidade de que o joelho do condutor fique em contato direto com o local da chave, de forma que, de acordo com a intensidade do atrito, possa acontecer uma rotação involuntária da chave no sentido anti-horário, levando o automóvel ao desligamento instantâneo.
Sobre o reparo, embora os proprietários já estejam cientes, a GM anunciou que só devem se deslocar para o serviço após a confirmação do recebimento das peças necessárias por parte das concessionárias. Por conta disso, para estar de acordo com a lei, a empresa precisa enviar um comunicado para os condutores explicando os procedimentos de segurança (mudança na posição do assento) que devem ser adotados até que solucionar o problema.
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