Por Victor Palandi

publicado em Recalls

Processos de recall de carros estão ficando cada vez mais comuns no Brasil, e os consumidores locais estão ficando mais habituados com estas situações, que já começam a fazer parte da realidade das pessoas.

Mas uma novidade está começando a ficar mais constante também: os processos de recall de motos, que começam a figurar com maior frequência nos noticiários, mudando a rotina dos brasileiros adeptos da locomoção por duas rodas.

O mais recente exemplo desta nova tendência veio da Honda, que é a líder do mercado de motocicletas no país, e que acabou de convocar um recall de quase 10 mil motos no país. Vamos saber mais!

Os modelos afetados

Segundo a convocação oficial feita pela Moto Honda da Amazônia, os modelos afetados pelo processo de recall são os seguintes: CB 500F e CBR 500R, sendo que os proprietários de ambos foram convocados a comparecer a uma das concessionárias autorizadas da marca no país, a partir do dia 24 de agosto de 2015.

O processo é motivado pela necessidade de substituição do sensor de nível de combustível dos modelos, numa campanha que deverá afetar nada menos do que 9.801 unidades destes modelos dentro do Brasil.

O problema

Tanto na CB 500F, quanto na CBR 500R, a Honda constatou que há um problema de fabricação, que pode levar ao desencaixe da haste do sensor de nível de combustível das motocicletas.

Com isto, poderá ocorrer a indicação incorreta do volume de gasolina disponível, além de também ocorrer ruído no interior do tanque de combustível e até mesmo um possível curto-circuito, que poderá levar ao desligamento da bomba de combustível.

A consequência disto é que a moto poderá ter seu motor desligado de modo súbito e irreversível, prejudicando a pilotagem e podendo causar acidentes sérios, colocando em risco o condutor e também terceiros, já que até mesmo acidentes fatais poderão ocorrer em virtude do problema.

O processo de substituição do item defeituoso não deverá durar mais do que algumas horas, e será feito de modo totalmente gratuito, em qualquer uma das concessionárias autorizadas da marca no país.

A Honda aproveita para orientar que os clientes devem procurar informações e realizar os agendamentos por meio do telefone da Central de Atendimento ao Cliente da marca, que é o 0800 701 3432, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas.

Os endereços das concessionárias autorizadas da Honda espalhadas por todo o país podem ser consultados pelos proprietários no site oficial da marca, que é o www.honda.com.br/concessionarias.

Numeração

Ainda segundo informou a Honda, os modelos CB 500F e CBR 500R são os únicos modelos de seu portfólio afetados por esta falha, sendo que o ano/modelo de ambos é 2014 e 2015.

Vamos ver abaixo a lista com a numeração correta: 

É importante que para maiores informações, sejam usados os contatos divulgados oficialmente pela própria Honda, para que os proprietários não tenham quaisquer dúvidas sobre os modelos afetados e sobre a numeração de chassis. 

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