Por Victor Palandi
- Atualizado
publicado em Recalls

Na última semana, a Jeep anunciou mais uma chamada de recall. O escolhido desta vez foi o Compass vendido no Brasil. Os modelos convocados foram aqueles ano e modelo 2015, com um resultado final de 91 veículos convocados para a chamada.

Segundo o que foi divulgado pela montadora, os automóveis convocados podem apresentar falhas e defeitos na direção hidráulica, ocasionados por uma falha de instalação da mangueira de direção hidráulica resultada de um erro no processo de montagem dos veículos. O defeito em questão, em casos mais graves e extremos, pode chegar a causar incêndio no compartimento do motor.

Isso pode ocorrer porque o dano na direção pode levar ao desprendimento de componentes, causando assim vazamentos do fluido de direção hidráulica. Ao entrar em contato com o sistema responsável pela ignição do motor, o líquido pode ser o causador de incêndio dentro do mesmo.

Com isso há um grande risco não só para o motorista, como também para os passageiros do veículo, que ficaram sujeitos a acidentes fatais. Além de causar danos materiais aos ocupantes.

Para aqueles que foram convocados, a marca recomenda que o agendamento para o conserto seja feito o quanto antes possível. O agendamento deve ser feito em uma concessionária da Jeep e inclui a inspeção do veículo e também o reparo do defeito apresentado.

O serviço é rápido, dura cerca de 30 minutos e é oferecido gratuitamente. Para aqueles que desejarem mais informações, deve-se acessar o site da montadora – que pode ser acessado pelo link www.jeep.com.br – ou também pode acionar o serviço por telefone, ligando no número 0800 703 7150.

Recalls anteriores do Compass

Apesar de ser a primeira ocorrência em 2016, o recall em questão não foi o primeiro em que os donos brasileiros do Compass, da Jeep, foram convocados. Há três anos, em 2013, a montadora convocou os donos do automóvel por causa de problemas originados no airbag.

Na época foram convocados mais de 1.400 veículos. Mas a má fama do modelo não se resume apenas a dois recalls devido a problemas técnicos. Um ano antes, em 2012, o veículo ganhou as mídias e uma péssima repercussão a receber apenas duas estrelas no crash test do EuroNCAP.

O teste em questão envolve situações de colisão e serve para qualificar a segurança do veículo. A pontuação máxima é de cinco estrelas e quanto menos o carro recebe, menos seguro em casos de colisão ele é.

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