Por AutoPress

Categoria: Testes
Tempo de leitura: 11 minutos

Não há dúvida que os hatches aventureiros caíram na graça do consumidor brasileiro. Atualmente há uma vasta oferta deles por aí. Porém, entre ter uma estética “bonitinha” voltada ao off-road e ser realmente um veículo que aguente um pedaço de mau caminho há uma enorme diferença. No caso do Sandero Stepway, a Renault caprichou no acerto de suspensão, que de quebra proporcionou um visual bastante robusto ao modelo. Além disso, com o câmbio automatizado e o motor de 8 válvulas – antes trazia câmbio automático e motor 1.6 16V – tornaram o preço da versão Stepway bastante competitiva. Ela parte de R$ 50.550, valor bem abaixo dos rivais diretos. Isso explica o bom desempenho de mercado. Desde 2008, já foram mais de 100 mil unidades apenas da configuração. No ano passado, ela foi responsável por 30% das vendas do hatch compacto– ou cerca de 33 mil. Diante desse panorama, a marca francesa não quis perder tempo e, apenas quatro meses após lançar o remodelado Sandero, lançou a versão off-road-light.

Como todo carro aventureiro, as mudanças para a versão convencional começam na estética. No Sandero Stepway, os para-choques dianteiros e traseiros são exclusivos e dão ao hatch um caráter mais “parrudo”. Nas laterais, há o famoso protetor preto nos para-lamas dianteiros e traseiros ligados pela saia lateral, tudo na cor negra. A sofisticação fica por conta das rodas de 16 polegadas com novo desenho e as barras longitudinais no teto. Os faróis e lanternas com máscara negra, juntamente com as luzes de neblina, completam o conjunto.

Mas de nada valeria o aspecto embrutecido sem as alterações mecânicas. Com 19 cm de vão livre do solo, o Sandero Stepway tem 4 cm mais que as demais versões do hatch graças à suspensão elevada. Segundo a Renault, a distância contribui para enfrentar os principais percalços encontrados pelos motoristas no dia a dia das grandes cidades. E como nos demais modelos, a bitola dianteira aumentou 3 cm e a traseira está 2,2 cm maior que a passada geração.

Já no interior as diferenças são pontuais. Os bancos são impressos em relevo. A cor laranja está presente em todo o habitáculo, mas de forma sutil na costura dos bancos, nas saídas de ar laterais e no painel de instrumentos, que também tem contornos com preto brilhante. Outro detalhe no tom alaranjado é a inscrição “Stepway” no raio inferior do volante.

Além das modificações externas e internas, a Renault aproveitou para dar mais tecnologia ao Sandero Stepway. O destaque, claro, é o sistema multimídia Media Nav com tela de sete polegadas sensível ao toque, que é item de série. Além de navegação, traz as funções Eco-Scoring e o Eco-Coaching, que orientam o condutor para dirigir de modo mais econômico. Os espelhos retrovisores e os vidros traseiros com acionamento elétrico agora são de série. Há ainda ar-condicionado automático, computador de bordo com seis funções, aberturas internas do porta-malas e tanque de combustível, piloto automático e volante em couro com regulagem em altura.

As mudanças no Renault Sandero Stepway param até a abertura do capô. Lá, um velho conhecido: o motor 1.6 8V Hi-Power. Ele fornece 98 cv a 5.250 rpm e 14,5 kgfm de torque a 2.850 giros quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência sobe para 106 cv e o torque vai a 15,5 kgfm, nos mesmos regimes. De fábrica, a transmissão é manual de cinco velocidades. Mas a caixa automatizada Easy R – que substitui a antiquada automática de quatro marchas – pode ser adquirida à parte. Aí o preço sobe para R$ 52.950. Dotado do câmbio robotizado, o hatch aventureiro cumpre o zero a 100 km/h em 11,4/11,6 segundos e alcança a máxima de 169/167 km/h com etanol e gasolina, respectivamente.

Ponto a ponto

Desempenho – Os 106 cv que o motor 1.6 8V Hi-Power fornece são capazes de tirar o Sandero Stepway do lugar sem muito esforço. Grande parte do torque máximo de 15,5 kgfm está disponível logo a 1.500 giros, o que melhora sensivelmente as saídas de sinal ou no fluxo de trânsito urbano. Em trechos rodoviários, os limites do trem de força ficam mais evidentes. Propulsor e  câmbio automatizado Easy R têm uma difícil relação. Nota 6.

Estabilidade – Apesar de ser mais “altinho”, o Sandero Stepway tem bom controle. É bem “no chão” e a carroceria rola pouco nas curvas mais fechadas. Porém, o hatch não é um carro para uma “tocada” mais esportiva, onde rapidamente ele mostra seus limites. Em estrada de terra também não convém abusar. Sem pneus de uso misto, o modelo patina facilmente. Nota 7.

Interatividade – Os poucos botões e o sistema multimídia de uso intuito facilitam a convivência com o Sandero Stepway. O laranja presente em partes do habitáculo é bem dosado. O painel de instrumentos é simples e legível, apesar dos números colados. O que incomoda é 0 posicionamento no painel central dos comandos do piloto automático e dos vidros elétricos traseiros, além da alavanca satélite localizada atrás do volante para controlar as músicas, rádio e áudio do Media Nav. Nota 7.

Consumo – O Renault Sandero Stepway está no Programa de Etiquetagem Veicular do InMetro. Segundo o órgão, o hatch aventureiro faz 6,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol no tanque. Com gasolina, os números sobem para 9,6 km/l em trecho urbano e 11,4 km/l em trajeto de estrada. As médias resultam em classificação “A” no segmento e “C” no geral, com um consumo energético de 2,10 mJ/km. Nota 6.

Conforto – O conforto proporcionado ao belo espaço interno do Sandero Stepway perde força com o vai-e-vém provocado pelos constantes “soluços” da opcional transmissão automatizada. Já o conjunto suspensivo aguenta bem o dia a dia da buraqueira das ruas. Os bancos sustentam o corpo de forma eficaz, apesar da falta de maiores apoios laterais. Nota 7.

Tecnologia – O Sandero Stepway manteve a estrutura básica do modelo anterior. Em relação aos equipamentos, a vedete é a central multimídia Media Nav com GPS integrado. A câmera de ré com sensor de estacionamento também é bem-vinda. Já o câmbio automatizado Easy R vai exigir uma sintonia de calibragem mais fina. Também faltam ofertas de itens de segurança, como controle de estabilidade e airbags laterais ou de cortina, além de recursos para a prática de pequenas aventuras no fora de estrada. E a chave não é nem canivete. Nota 6.

Habitabilidade – Os 4 cm a mais na altura em relação ao solo não prejudicam o entrar e sair do Sandero Stepway. O espaço interno é digno de elogios. Três ocupantes traseiros se acertam sem grandes dificuldades. Os espaços oferecidos para objetos pessoais também agradam. O porta-malas de 320 litros é ótimo para o segmento. Nota 9.

Acabamento – O Sandero Stepway difere pouco dos parceiros de gama nos materiais e no design interno. O modelo tem um contorno laranja no mostrador do velocímetro e nas saídas de ar, assim como nas costuras dos bancos e na inscrição “Stepway” que agora orna a base do volante. De resto, estão lá os mesmos plásticos que não transmitem muita qualidade. Pelo menos os encaixes são justos. O painel tem desenho mais agradável, a moldura do sistema Media Nav traz acabamentos em laca preta e o ar-condicionado digital tem detalhes prateados. Nota 7.

Design – A receita para um carro aventureiro é instalar apliques plásticos nos para-choques e nas caixas de roda, barras longitudinais no teto e, se possível, um estepe pendurado na traseira. Tirando o último item, Sandero Stepway tem todos. Esse aparatos em conjunto com o face-lift que o carro recebeu em 2014 formam um combinação bem harmônica e emprestam bastante robustez ao carro. Nota 9.

Custo/benefício – A versão Stepway começa em R$ 50.550 e vai até os R$ 52.950 quando equipada com a transmissão automatizada Easy R. O Volkswagen Cross Fox com câmbio I-Motion e motor 1.6 de 120 cv parte de pouco mais de R$ 64 mil. Outro aventureiro da marca alemã, o Gol Rallye, com caixa automatizada, começa em R$ 58.910. A Fiat pede iniciais R$ 60.590 pelo Idea Adventure 1.8, onde a transmissão robotizada custa adicinais R$ 3.222. O Hyundai HB20X Premium 1.6 AT também supera a barreira dos R$ 60 mil. Nota 8.

Total – O Renault Sandero Stepway Easy R somou 72 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Câmbio, desligo

O renovado Renault Sandero, lançado em julho do ano passado, ganhou um valor com os apliques estéticos na versão Stepway. De frente, o representante aventureiro da marca francesa também impressiona pelo porte. Dentro, o modelo também causa boa impressão. Os detalhes em laranja nos bancos, painel de instrumento e saídas de ar pontuam as diferenças entre as outras versões da gama, mas o espaço é dominado pelo monitor de 7 polegadas do Media Nav 1.2. Traz GPS integrado, Bluetooth, câmera de ré e até um lúdico “joguinho” que pontua a eficiência do condutor na direção. Com boa visualização, por causa da tela de sete polegadas, o sistema multimídia é fácil de manusear.

Dinamicamente, a robusta suspensão garante um bom comportamento e segurança ao carro, que também tem pneus maiores e mais largos. O conjunto aguenta buracos e lombadas sem “reclamar” ou transmitir os solavancos aos passageiros. A direção só peca em manobras, onde é excessivamente pesada.

Embora a utilidade de uma transmissão automatizada em engarrafamentos seja evidente, o câmbio Easy R incomoda bastante em uso normal. Ele provoca verdadeiros trancos entre as trocas de marchas, o que incomoda demasiadamente quem vai dentro. Uma solução para amenizar os “engasgos” é acertar o tempo das trocas e tirar o pé do acelerador ou efetuá-las de forma manual, levando a alavanca de câmbio para cima ou para baixo. Entretando, nenhuma das opções é garantia de conforto.

A relação da transmissão robotizada com o motor 1.6 litro de máximos também não é amistosa. O câmbio não consegue explorar com eficiência os máximos 106 cv e 15,5 kgfm de torque do propulsor. Em uma necessidade de força extra, uma pressão a mais no acelerador resulta em altos giros, pouco ganho de velocidade e um ruído extremo no habitáculo. A transmissão “pensa” demais qual marcha colocar e demora a agir. Tudo em meio a soluços profundos.

Ficha técnica

Renault Sandero Stepway Easy R

MotorA gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial
TransmissãoCâmbio automatizado de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração
Potência máxima98 cv com gasolina e 106 cv com etanol a 5.250 rpm
Torque máximo14,5 kgfm com gasolina e 15,5 kgfm com etanol a 2.850 rpm
Diâmetro e curso79,5 mm x 80,5 mm
Taxa de compressão12,0:1
SuspensãoDianteira do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira por barra de torção com rodas semi-independentes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos verticais e barra estabilizadora. Não oferece controle de estabilidade
Pneus205/55 R16
FreiosDiscos sólidos na frente e a tambor na traseira, com ABS de série
CarroceriaHatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,06 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,56 m de altura e 2,59 m de distância entre-eixos. Oferece somente airbags frontais
Peso1.127 kg, em ordem de marcha
Capacidade do porta-malas320 litros
Tanque de combustível50 litros
ProduçãoSão José dos Pinhais, Paraná
Itens de sériear-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, sistema Media Nav 1.2 com tela “touch” de sete polegas, funções Eco-Coaching e Eco-Scoring e GPS integrado, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento, comando de abertura das portas por radiofrequência, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo com seis funções, iluminação do porta-malas e do porta-luvas, para-sol do motorista com espelho, porta-copos traseiro, alarme perimétrico, alças de segurança no teto, apoios de cabeça dianteiros reguláveis em altura, travamento automático das portas a 6 km/h, retrovisores elétricos com setas integradas, vidros traseiros elétricos, banco traseiro com encosto rebatível 1/3 - 2/3, indicador de temperatura externa, piloto automático, rodas de liga leve com 16 polegadas, três apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura e faróis de neblina
PreçoR$ 52.950

Autor: Raphael Panaro (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

Fique atualizado com a gente no Google Notícias.

Ver Comentários


Anúncios de Carros

Chery Tiggo 5X PRO 1.5T
R$ 112.000,00
São Paulo (SP)
Ford Fusion 2.0 16V GTDi Titanium (Aut)
R$ 71.900,00
Bento Gonçalves (RS)
Hyundai HB20S 1.0 T-GDI Comfort (Aut)
R$ 89.900,00
Vargem Grande Paulista (SP)
Hyundai Tucson GLS 2.0 16V (Flex) (aut)
R$ 55.000,00
Sertãozinho (SP)
Chevrolet Onix 1.4 LT SPE/4
R$ 45.000,00
Barueri (SP)

Ver mais Anúncios


Pela Web