É impressionante como alguns clássicos permanecem tão presentes na cabeça das pessoas que eles parecem atuais. É o caso de um carro que ficou conhecido como um dos famosos e também mais queridos esportivos dos Estados Unidos.

O Chevrolet Corvette, que já está completando 60 anos de vida. Realmente seis décadas não é para qualquer um, ainda mais quando existem alguns modelos de carros muito mais recentes que simplesmente já caíram no esquecimento coletivo. Mas o Corvette é um carro que permanece vivo nas lembranças de grande parte dos amantes do mercado automotivo.

Chevrolet Corvette

O Chevrolet Corvette, mais do que um clássico em termos de design e desempenho, ele acaba se confundindo com a própria história da evolução da indústria automotiva nos Estados Unidos. As primeiras unidades deste clássico começaram a ser produzidas no início da década de 50, em uma fábrica que pode ser considerada pequena para os padrões de hoje em dia, que era localizada na cidade de Flint (Michigan – EUA). E os primeiros carros fabricados sob este modelo já tinha um desempenho de dar inveja para os outros carros vendidos. Eles utilizavam um motor de 235 polegadas cúbicas (3.8) seis cilindros em "V" com câmbio automático de duas marchas.

Chevolet Corvette

Várias gerações

Naturalmente um carro que chegou aos seus 60 anos de idade passou por diversas gerações. A primeira geração deste carro foi produzida até o ano de 1962 e acabou ganhando diversos aprimoramentos durante todo este período. Ou seja, a montadora não esperava o lançamento de uma nova geração de carros para lançaram fazerem algumas modificações que realmente achavam necessárias, especialmente no quesito de motorização. Exemplo disso foi que o carro, em 1955, já recebeu uma grande modificação que seria o seu primeiro motor V8, que era um small block (bloco pequeno, na tradução literal) de 265" (4.3). Na época o carro começou a ganhar as ruas dos Estados Unidos e assim passou também a contar com uma fama repentina. Os americanos estavam ficando apaixonados pelo design e pela potencia do veículo que estavam recém nos seus primeiros anos de vida.

Chevrolet Corvette

Passaram-se dez anos do lançamento do primeiro modelo do Chevrolet Corvette e a montadora resolveu lançar a segunda geração do carro. Grande parte das modificações que a primeira geração do veículo ganhou ao longo dos anos também estavam presentes nesta segunda geração do carro, mas ainda com ainda mais evoluções. A montadora focava principalmente as mudanças na parte de motorização do seu carro, para deixar o veículo ainda mais potente. Os primeiros carros da marca que chegaram na segunda geração tinham motor 327" (5.4) V8 disponibilizado em quatro versões, com potência entre 250 cv e 360 cv. Apesar de realmente focar mais na questão de desempenho, o carro na sua segunda geração passou também a contar com algumas modificações no design, que deixaram o carro com um visual ainda mais arrojado. Muitas pessoas chamavam até de o carro do futuro.

Dentre estas mudanças no design, a principal delas foi a janela traseira bipartida da clássica versão Sting Ray oferecia ao "Vette" um visual arrojado. Mas foi nesta época que as montadoras começaram a ter que se preocupar muito com a segurança dos carros que eram colocados a venda, e por isso mesmo é que o carro teve que sofrer algumas alterações logo depois de ser lançado, como uma nova moldura que foi colocada justamente nesta traseira. Logo depois do lançamento dos primeiros modelos desta nova geração o carro passou por uma outra reforma, desta vez ganhando uma configuração de alta performance chamada Z06, desenvolvida com foco não somente na velocidade que o veículo poderia chegar mas principalmente nas questões de dirigibilidade.

Chevrolet Corvette

A configuração também acabou alterando um pouco o design do carro como um todo, já que neste kkit estava inclusos também barras estabilizadoras mais largas, freios aprimorados e retoques visuais. O kit acabou sendo retirado depois em outras versões do carro, mas apareceu novamente em um relançamento em 2001.

Em 1968 a montadora lançou a edição C3 do Corvette, que também passou por uma mudança em termos de design, mas que não chegou a ser tão brusca. Além disso, neste ano a montadora também lançou uma versão esportiva comemorativa do carro, o ZL 1, que teve apenas cinco unidades fabricadas, e hoje é considerado uma das maiores raridades do mundo automotivo.

No início da década de 80 foi lançado mais um modelo do carro do carro, desta vez batizado de C4, foi um dos modelos que ficou mais famoso do Chevrolet Corvette, isso porque o modelo fez aparições em diversos filmes de Hollywood. Dentre as principais novidades que esta geração apresentava aos consumidores estava um cambio automático de três marchas e um manual de quatro, e em 1988 a versão ganhou o seu primeiro cambio manual de seis marchas. A montadora, no final da década de 90, resolveu lançar um modelo que ainda mostrava melhor desempenho na pista dos que seus antecessores, que foi batizado de ZR-1. O carro vinha de fábrica com pneus de alta performance, suspensão aprimorada e um motor LT5 v8 com duplo comando de válvulas no cabeçote desenvolvido em parceria com a Lotus.

  • Chevrolet Corvette - Foto 1
    Chevrolet Corvette - Foto 1
  • Chevrolet Corvette - Foto 2
    Chevrolet Corvette - Foto 2
  • Chevrolet Corvette - Foto 3
    Chevrolet Corvette - Foto 3
  • Chevrolet Corvette - Foto 4
    Chevrolet Corvette - Foto 4
  • Chevrolet Corvette - Foto 5
    Chevrolet Corvette - Foto 5
  • Chevrolet Corvette - Foto 6
    Chevrolet Corvette - Foto 6
  • Chevrolet Corvette - Foto 7
    Chevrolet Corvette - Foto 7
  • Chevrolet Corvette - Foto 8
    Chevrolet Corvette - Foto 8
  • Chevrolet Corvette - Foto 9
    Chevrolet Corvette - Foto 9
  • Chevrolet Corvette - Foto 10
    Chevrolet Corvette - Foto 10
  • Chevrolet Corvette - Foto 11
    Chevrolet Corvette - Foto 11
  • Chevrolet Corvette - Foto 12
    Chevrolet Corvette - Foto 12

O carro ganhou uma quinta edição que foi lançada em 1997 e que foi fabricada durante 8 anos, sendo que dentre as principais novidades desta nova geração de veículos estava a nova caixa de marchas (transferida para a traseira do veículo), suspensão com nova geometria e novo motor V8 chamado LS1, com 5.7 litros de deslocamento.

E o clássico atualmente está na sua geração 6, que chegou ao público em 2005 com o motor LS2 (6.2 V8 de 400 cv) — posteriormente, o modelo foi equipado com o LS3 6.2 V8 de 425 cv. Mesmo com o lançamento destes novos modelos, as versões mais antigas e clássicas ainda seguem fazendo muito sucesso, principalmente entre os colecionadores.

Chevrolet Corvette