O mercado automobilístico se desenvolveu muito durante os últimos anos e com isso várias marcas estão de olho no mercado nacional, sem contar que muitas delas já estão tentando a sorte dentro do país. Entre um dos principais mercados a nível mundial está o mercado chinês, considerado o maior da atualidade, conseguindo superar algumas grandes potências, como no caso dos Estados Unidos que durante muitos anos foi considerado um mercado líder de produção e venda de veículos. Entre uma das principais marcas em atuação dentro do mercado nacional está a Chevrolet, que não se vê nem um pouco ameaçada por marcas que estão vindo de outros mercados, como no caso das marcas chinesas.

A Chevrolet conseguiu emplacar modelos que marcaram muito a vida dos brasileiros, além disso, a marca sempre levou um título bastante interessante que é em relação a durabilidade de seus veículos, sendo considerado pelos brasileiros como os veículos mais duradouros e resistentes do mercado nacional. Durante sua atuação dentro do mercado nacional, a Chevrolet também acabou aprendendo com as necessidades dos brasileiros, criando modelos que realmente atendem todas as necessidades e cumprem os pré-requisitos que todos os consumidores precisam e exigem.

Durante os últimos anos a Chevrolet vem passando por uma reformulação, essa mudança teve como principal responsável os consumidores brasileiros, que realmente estavam pegando no pé da empresa para que fossem lançados alguns modelos mais atuais e que atendessem as necessidades dos motoristas. Durante o ano de 2009 para 2010 a empresa informou que iria apresentar 21 novidades até o final de 2015 e até o momento vem cumprindo sua palavra, pois vários nomes já começaram a serem lançados, nomes esses que eram oferecidos somente no mercado norte americano e também no mercado Europeu, levando o nome da Opel e que se tornaram veículos da Chevrolet.

Opel Kadett

Chevrolet Kadett no Brasil

O Chevrolet Kadett chamou muito a atenção dos consumidores brasileiros devido a seu design diferenciado e também a sua potência, algo que sempre foi um dos pontos fortes da Chevrolet, pois a maioria dos modelos lançados nos anos 90 contava com motores bastante potentes. O Chevrolet Kadett oferecido no Brasil utilizou a plataforma do Kadett oferecido na Europa, por lá o modelo era vendido pela Opel, uma marca que também faz parte do Grupo GM e muitos modelos que vemos rodando no Brasil atualmente são criações da Opel, que já são vendidos no mercado europeu e que são enviados para o mercado nacional.

Opel Kadett

No Brasil, o modelo chegou no ano de 1989 baseado no modelo apresentado no mercado alemão que tinha entrado em vendas no ano de 1984, o modelo assim que chegou no mercado nacional foi um sucesso, a Chevrolet ficou bastante feliz com o desenvolvimento do modelo dentro do Brasil, pois os consumidores brasileiros conseguiram aceitar muito bem o Kadett. Reflexo desse bom desenvolvimento foi o premio oferecido pela Revista Autoesporte, quando o modelo foi considerado o melhor vendido no ano de 1991. O carro durante o seu lançamento no país era considerado top de linha, porém o que poucos consumidores sabem é que na época o modelo já tinha saído de linha na Europa.

O modelo começou sua produção na Europa durante o ano de 1936, sendo considerado um dos primeiros modelos da Chevrolet a ser apresentado no mercado europeu. O Kadett versão Opel foi oferecido ao mercado europeu até o ano de 1984, sendo que na época o modelo já estava em sua sexta geração, mas os europeus já não estavam mais consumindo o Kadett como no inicio, por isso a Opel se viu obrigada a tirar o Kadett de linha e oferecer outra versão em se lugar, porém cinco anos depois o modelo começou a ser oferecido dentro do mercado brasileiro.

Chevrolet Kadett Turim

História

O Chevrolet Kadett conseguiu se manter firme dentro do mercado nacional durante muitos anos, foi considerado um dos mais belos modelos à venda dentro do país e se tornou sonho de consumo de vários motoristas brasileiros. Mesmo contando com um desenho já ultrapassado em outros países no Brasil, o modelo ainda oferecia tudo o que o brasileiro necessitava um veículo que oferecesse conforto e também qualidade em relação à durabilidade, baixo custo em manutenção e potência em seu motor. Sendo pré-requisitos que sempre foram cumpridos pelo Chevrolet Kadett, por isso o modelo acabou se tornando bastante popular entre os consumidores brasileiros.

Durante o desenvolvimento do modelo dentro do mercado nacional, o Kadett começou a apresentar algumas novidades nas linhas de montagens brasileiras, além disso, algumas dessas novidades também chamaram muito a atenção dos consumidores brasileiros, pois são equipamentos pouco conhecidos entre os motoristas do país. Entre um dos principais equipamentos está a suspensão a ar, uma suspensão regulável oferecida somente para a parte traseira do veículo, mas que era uma inovação, mesmo porque foi o primeiro modelo a trazer esse item totalmente de série, saindo de sua linha de produção.

Chevrolet Kadett

Dentro do mercado europeu, a Opel investiu numa versão sedan e também numa versão na qual oferecia um modelo de quatro portas, essas versões nunca chegaram ao mercado nacional e uma explicação da Chevrolet é que o mercado nacional não oferecia suporte para veículos com essas características, por isso a empresa acabou se concentrando somente na versão comum do Kadett, que mesmo sendo um projeto simples e ultrapassado, chamou muito a atenção dos brasileiros e ainda chama a atenção até hoje, mesmo porque vários brasileiros contam com um Kadett em sua residência e não tem coragem de vender o modelo de forma alguma.

Reflexo de sua grande aceitação dentro do mercado nacional é o fluxo de vendas atual, mesmo depois de muitos anos do fim da produção do modelo. Atualmente o seu fluxo de compra e venda no mercado usado estão entre os cinco modelos mais vendidos dentro do país, sendo com certeza uma marca bastante interessante, pois o modelo saiu de linha a mais de 10 anos e seu número de vendas no mercado de usados é algo que deve se ressaltar e que também futuramente pode gerar a volta do mesmo modelo, porém renovado, sendo algo muito comum entre as marcas brasileiras, que é trazer para atualidade alguns modelos que fizeram sucesso no passado.

Chevrolet Kadett

Características do Kadett

Como podemos perceber em seu próprio desenho, o Kadett era uma versão hatch que vinha para disputar mercado junto a modelos desse mesmo segmento, porém era um modelo que contava com um pouco mais de luxo, do que se comparado com um hatch bastante conhecido entre os brasileiros que é o Volkswagen Gol. Em sua versão completa, o Kadett contava com vidros elétricos, direção hidráulica, teto solar, entrada de ar no capô, suspensão traseira com sistema de regulagem a ar e vários outros itens que chamaram muito a atenção do modelo, pois a Chevrolet investiu pesado em equipamentos vindos de série, sendo algo que não era oferecido por outras marcas dentro do mercado nacional.

Outro item que chamou muito a atenção dos consumidores brasileiros foi o computador de bordo, no qual apresentava alguns detalhes e oferecia alguns serviços aos usuários do veículo. Porém, o que chamou ainda mais a atenção dos consumidores brasileiros foram as poucas modificações que o modelo recebeu durante toda a sua vida útil, a Chevrolet não investiu tanto em seu design, modificando apenas alguns equipamentos do modelo, sendo com certeza algo surpreendente para a época, onde as marcas estavam em pleno desenvolvimento e consequentemente estavam sempre apresentando novidades aos consumidores brasileiros.

Chevrolet Kadett

Durante toda a vida útil do modelo, a marca lançou o Kadett em 6 versões, essas versões contam praticamente com a mesma plataforma, ficando diferenciado somente em seus equipamentos de série e também em relação a sua motorização, sendo que a versão mais potente apresentada no mercado nacional foi a versão GS, sendo considerada a versão esportiva de toda a gama oferecida no mercado nacional, contando com um motor de 2.0 litros, sendo considerado o mais potente da categoria. Nessa versão, o modelo também foi apresentado com vários itens e equipamentos que o transformaram em um dos modelos mais procurados entre os brasileiros.

O Kadett Sport foi uma promessa que realmente ficou somente na promessa, o modelo não apresentou o que os consumidores esperavam, pois o modelo foi apresentado como o sucessor da versão GSI, versão essa que ficou bastante conhecida entre os brasileiros e que agradou bastante devido a sua qualidade e resistência. A versão Sport ficou a venda dentro do Brasil somente durante dois anos, isso aconteceu porque seus equipamentos e motorização não era nada do que os consumidores esperavam em uma versão denominada Sport.

Chevrolet Kadett GSi

Versão Ipanema

Para os consumidores que afirmam que o Kadett não teve nenhuma variação durante suas vendas no mercado nacional, a versão Ipanema mostra o contrário, pois se trata de uma versão bastante conhecida entre os motoristas nacionais e que foi realmente uma variação que modificou totalmente a plataforma do Kadett, porém a dianteira do Ipanema não engana, pois todos os consumidores da época conseguiam perceber a identidade visual do Kadett. Em outras partes do veículo a Chevrolet trabalhou muito bem, pois era uma versão que não tinha base junto a Opel, sendo uma criação totalmente nacional, inclusive em seu nome.

O modelo começou a ser vendido dentro do Brasil no ano de 1990, durante esse período o modelo não recebeu muitas reformulações, ficando com a maioria de suas mudanças relacionadas a potência do motor. Porém essa falta de investimento da Chevrolet não fez com que o modelo perdesse em número de vendas, pelo contrário, o Ipanema surpreendeu muito a Chevrolet que não esperava que o modelo conseguisse atingir o fluxo de vendas que conseguiu, até mesmo porque sua plataforma era compartilhada com a do Kadett e o modelo chamou muito a atenção devido a qualidade em relação a versão de quatro portas, sendo uma versão ainda desconhecida e que oferecia muita comodidade principalmente para famílias.

Mesmo sendo um sucesso de vendas dentro do que se esperava, o Ipanema continuou com suas vendas somente durante 7 anos, segundo a Chevrolet durante o ano de 96 o modelo já não estava conseguindo cumprir as necessidades que o mercado nacional estava pedindo, além disso, o modelo acabou deixando a desejar junto a outros concorrentes, fazendo com que o fluxo de vendas caísse de forma drástica. Com isso o modelo saiu de linha no ano de 97, dando lugar ao Corsa Wagon, modelo que não foi bem aceito entre os consumidores brasileiros.

Chevrolet Ipanema

Fim da linha

Como tudo um dia acaba o fim da linha também chegou para o Kadett, a Chevrolet afirmou que na época da paralisação de sua produção, o modelo ainda contava com um bom fluxo de vendas e que poderia continuar mais alguns anos à venda dentro do mercado nacional. Porém, manter um modelo que já tinha mais de 10 anos à venda, poderia atrapalhar no desenvolvimento da marca, por isso o modelo acabou saindo de linha no ano de 1999. Na época muitos consumidores reclamaram da decisão da marca, mesmo porque havia muitos rumores, mas a informação oficial veio praticamente em cima da hora.

O modelo deu lugar a outro líder de vendas que durante o passar dos anos também se tornou um dos modelos mais cobiçados entre os consumidores brasileiros, trata-se do Astra, modelo que entrou na linha de vendas do Brasil no ano de 99, logo quando o Kadett deixou de ser produzido. Pela primeira impressão os consumidores brasileiros não gostaram muito do Astra, que já contava com um desenho totalmente diferente do Kadett.

Porém essa foi somente a primeira impressão, os consumidores rapidamente se renderam aos encantos do Astra e muitos consumidores começaram a fazer comparações entre o Astra e o Vectra, sendo que o Vectra era um modelo mais caro, mas que os consumidores afirmavam que o Astra oferecia um melhor custo benefício, pois seus equipamentos e conforto era muito próximo ao do Vectra.

Chevrolet Astra

Com essa nova paixão do mercado, a polêmica do Kadett foi ficando abafada e logo os consumidores brasileiros se distraíram com os lançamentos que estavam surgindo.

Comercial

Comercial do ano de 1995:

Confira também o comercial veiculado em 1996, do Chevrolet Kadett: