Por Victor Palandi

publicado em Clássicos

O Chevrolet Opala 1970 foi um grande e revolucionário carro, considerado um veículo para ricos na época, pois tinha como características a potência (sem ser um carro bruto) e se apresentava com seis cilindros, além de um virabrequim com maior curso, que teve um grande aumento de deslocamento.

Sobre Chevrolet Opala 1970

Este carro nunca sai da mente de quem o conhece! Foi um dos maiores lançamentos da história da Chevrolet, apresentando toda a elegância de uma década, com bancos belíssimos, acabamentos impecáveis e um torque agradável, que nunca fez ninguém se arrepender de compra-lo.

Seus 6 cilindros (hoje em dia é possível encontrar com 4 cilindros, sendo, então, um carro relativamente mais fraco) garantiam a potência e suavidade ao mesmo tempo, nunca sendo um carro muito robusto, mas também não se tornando “lerdo”, ou seja, agradava a elegância da vida urbana de maneira prática, sem ser apenas um item de ostentação.

Novidade no virabrequim

O virabrequim é uma peça muito importante para o Chevrolet Opala 1970 (assim como para todos os carros da época). Essa inovação pôde ajudar na transferência de mais potência da explosão do combustível para as rodas, sendo essa a principal função da peça, que capta a potência gerada após a combustão (com os movimentos do pistão) e transforma essa potência em torque, sendo assim, a conversão deste carro pôde se tornar maior.

Além disso essa inovação levou a muitas outras evoluções da produção do Opala, logo surgiram pistões mais leves, proporcionando assim ainda maior potência, ou seja, começou-se o caminho para o que temos hoje em questão de potência.

O combustível usado era a gasolina. Então para você ter uma noção básica de como funcionava um motor de combustão de 4 tempos, basta saber que a gasolina entrava em combustão na câmara através do movimento de subida e descida dos pistões que é combinado a entrada de ar e a temperatura mantida pelo sistema de resfriamento do carro. Depois do repetitivo processo de queima do combustível, essa potência gerada é conduzida a diante pelo virabrequim, que faz a conversão e envia para as rodas, onde ainda se tem mais algumas peças para deixar a energia pronta para ser usada de maneira correta.

Modelo Opala

O Opala no Brasil tem grande história, sendo inclusive o primeiro carro de passeio fabricado em território nacional para General Motors (fundada em 1908). O período do Opala foi de 1968 a 1992, sendo hoje cultuado como uma relíquia por quem tem modelos clássicos.

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