O Chevrolet Opala 1970 foi um grande e revolucionário carro, considerado um veículo para ricos na época, pois tinha como características a potência (sem ser um carro bruto) e se apresentava com seis cilindros, além de um virabrequim com maior curso, que teve um grande aumento de deslocamento.

Sobre Chevrolet Opala 1970

Chevrolet Opala 1970

Este carro nunca sai da mente de quem o conhece! Foi um dos maiores lançamentos da história da Chevrolet, apresentando toda a elegância de uma década, com bancos belíssimos, acabamentos impecáveis e um torque agradável, que nunca fez ninguém se arrepender de compra-lo.

Seus 6 cilindros (hoje em dia é possível encontrar com 4 cilindros, sendo, então, um carro relativamente mais fraco) garantiam a potência e suavidade ao mesmo tempo, nunca sendo um carro muito robusto, mas também não se tornando “lerdo”, ou seja, agradava a elegância da vida urbana de maneira prática, sem ser apenas um item de ostentação.

Novidade no virabrequim

Chevrolet Opala 70

O virabrequim é uma peça muito importante para o Chevrolet Opala 1970 (assim como para todos os carros da época). Essa inovação pôde ajudar na transferência de mais potência da explosão do combustível para as rodas, sendo essa a principal função da peça, que capta a potência gerada após a combustão (com os movimentos do pistão) e transforma essa potência em torque, sendo assim, a conversão deste carro pôde se tornar maior.

Além disso essa inovação levou a muitas outras evoluções da produção do Opala, logo surgiram pistões mais leves, proporcionando assim ainda maior potência, ou seja, começou-se o caminho para o que temos hoje em questão de potência.

O combustível usado era a gasolina. Então para você ter uma noção básica de como funcionava um motor de combustão de 4 tempos, basta saber que a gasolina entrava em combustão na câmara através do movimento de subida e descida dos pistões que é combinado a entrada de ar e a temperatura mantida pelo sistema de resfriamento do carro. Depois do repetitivo processo de queima do combustível, essa potência gerada é conduzida a diante pelo virabrequim, que faz a conversão e envia para as rodas, onde ainda se tem mais algumas peças para deixar a energia pronta para ser usada de maneira correta.

Modelo Opala

O Opala no Brasil tem grande história, sendo inclusive o primeiro carro de passeio fabricado em território nacional para General Motors (fundada em 1908). O período do Opala foi de 1968 a 1992, sendo hoje cultuado como uma relíquia por quem tem modelos clássicos.