Na década de 70, a Dodge estava focada no lançamento de carros com motor V8, sendo que o ano de 1973 acabou sendo muito importante para o segmento de um modo geral porque a montadora resolveu apresentar algumas modificações no design, sendo que esta foi a primeira vez que o modelo recebeu uma atualização realmente relevante. Nos anos anteriores, os as atualizações sempre eram relacionadas a pequenos detalhes ou atualizações relacionadas a alguns aspectos mecânicos, mas nunca nada muito relevante.

Dodge Gran Sedan

Nesta onda de atualização que os veículos da linha receberam no ano de 1973, alguns destaques estavam relacionados os faróis com base retangular que eram novidades neste segmento e também a grade passou por uma simplificação, deixando o visual mais clean para o veículo. A mudança no design da grade também teve uma outra função, que era esconder os piscas, que naqueles modelos só poderiam ser vistos quando estavam acesos. Neste ano também surgiram novas versões que acabaram renovando o interesso dos consumidores os modelos lançados. Nesta onda de novidades estava surgindo o Gran Sedan para ocupar o tipo de linha na vertente luxo.

Apesar dos nomes diferentes, que acabavam confundido algumas pessoas, todos os modelos lançados da Dodge V8 eram variações de um único modelo, o Dart. Portanto, o Gran Sedan acabou sendo uma espécie de versão top de linha do Dart Sedan, já que trazia uma série de itens e novidades que não estavam presentes nas outras versões do carro. A versão era vendida com teto de vinil, e ainda por cima vinha com opcionais interessantes para a época, como ar condicionado, direção hidráulica, freios a disco, rádio de três faixas, cinto de segurança de três pontos, botão de regulagem do retrovisor externo, retrovisor antiofuscante interno e pintura metálica. Na traseira, uma faixa cromada e quadriculada separava as lanternas.

Mecânica sem grandes alterações

Apesar das modificações que foram apresentadas nesta nova geração do Dodge Gran Sedan em termos de design, na parte mecânica e de motorização as modificações acabaram não sendo tão representativas assim. O carro apresentava um motor de 5,2 litros que tinha como potencia máxima 198 cv e 41,5 mkgf. De acordo com alguns testes e algumas análises que foram feitas por revistas especializadas na ocasião do lançamento, a força do carro ficava ais evidente principalmente quando ele arrancava e também durante a subida, já que os motoristas acabam nem sentindo estes momentos de mais dificuldade do carro já que ele superava como se estivesse em um trecho plano da estrada.

O motor do carro também era muito elogiado pelas publicações que tinham acesso a testes feitos com o veículo. Este motor era considerado tão elástico que os motoristas que estavam dirigindo ele pela estrada dificilmente sentiam necessidade de reduzir da terceira para a segunda. Além disso, os testes demonstravam também que os motoristas que estavam dirigindo pela cidade podiam facilmente dispensar a primeira, arrancando simplesmente na segunda marcha, ou então em primeira mas passando automaticamente para a segunda marcha. Os freios do carro, bem como a estabilidade que ele apresentava tanto nas curvas quanto nas altas velocidades também eram considerados destaques deste modelo.

Atualização

Depois de 1973, a próxima atualização do Gran Sedan aconteceu no ano de 1975, que a montadora decidiu mexer novamente no visual do carro. O resultado realmente se mostrou bastante positivo, permitindo que o veículo realmente ganhasse uma posição de destaque entre os outros modelos sedans da Dodge. Era a grade quadriculada do Charger 1973-74, mas com bordas cromadas. Além disso, a Dodge também preferiu fazer uma outra autorização nos faróis, que agora estava atrás da grade, o que dava um visual ainda mais agressivo na parte frontal do V8.

Nos comparativos que foram feitos na época do lançamento desta nova versão do Gran Sedan ele acabou vencendo um outro modelo que era considerado do mesmo segmento, que era o Ford Galaxie 500. Um dos destaques do carro, na opinião de diversos analistas, era que o Gran Sedan possui um acabamento de primeira linha, muito melhor do que outros carros que disputavam no mesmo segmento. Na velocidade máxima o carro também não decepcionava, chegando aos 174 Km/h, mas sendo superado na época pelo Maverick. Além disso, dos modelos que estavam disponíveis para os consumidores da mesma categoria, o Dodge era considerado o mais econômico, com 6,59 km/l de consumo.

Dodge Dart

O Dodge Dart é considerada uma linha automotiva que foi fabricada pela Dodge nos Estados Unidos entre os anos de 1960 e 1976. Portanto, o Gran Sedan acabou surgindo já quando a linha estava sendo encerrada pela montadora. No Brasil a linha começou a ser fabricada no ano de 1969. A evolução da linha Dart acabou sendo muito importante para consolidar a Dodge na década de 60 no mercado norte-americano e também durante a década de 70 aqui no Brasil.

Os primeiros lançamentos que eram feitos da linha eram todos do segmento de carros grandes, sendo que a partir de 1962 a montadora também passou a lançar versões médias do carro desta linha, e no ano seguinte acabou ganhando versões compactas, e foram justamente estas as que acabaram fazendo mais sucesso entre os consumidores.

O primeiro modelo da linha Dart que foi lançado aqui no Brasil saiu somente na versão Sedan ou seja modelo 4 portas (o coupé saiu em 1971) sendo que nesse mesmo ano foi eleito o carro do ano, segundo a Revista Autoesporte - principal publicação especializada da época.