Fiat FiorinoQue as paixões brasileiras são carro e futebol não há dúvidas. E esse fato é demonstrado pela ciência matemática que não mente. Basta olhar as estatísticas, o Brasil é o quarto país que mais compra carros no mundo. Em contrapartida é o quinto país que mais fabrica carros, atrás da China, Estados Unidos, Japão, Alemanha. Esse amor pelos possantes levou até psicólogos a buscarem entender suas razões, principalmente nos homens. Segundo os especialistas os homens se identificam com os quatro rodas pela demonstração de potência, força e virilidade, além da liberdade e aproximação das distâncias que o veículo representa. O que não se replica no caso das mulheres, que veem o automóvel como apenas um bem de consumo, contanto que não seja velho ou estragado. Porém todos brasileiros e brasileiras são unânimes quanto a prioridade que o carro representa em suas vidas. No Brasil o carro também é um símbolo latente de status, e encontro de afirmação social. E não para por aí o amor dos nossos compatriotas pelas máquinas, a própria estrutura do país demanda por veículos, basta pensar na qualidade do serviço de transporte público. Todos esses fatores contribuem e validam a preferência nacional pelos autos.

A abertura comercial do Brasil em 1990 possibilitou novas oportunidades aos brasileiros, de adquirir modelos que até então o país não contava. Essa novidade fez com que as fábricas daquela década se adaptassem ou desistissem do segmento automobilístico. As que ficaram se adaptaram muito bem, desde aquela época até então vem trazendo todos os anos novos modelos e tecnologias. Mas antes de chegarmos a esse nível, entretanto, tivemos a oportunidade de conhecer alguns clássicos da década de 80, de fabricantes que utilizaram a mão-de-obra e possibilidades escassas do momento e criaram automóveis memoráveis, tanto em qualidade como versatilidade.

O carro

O Fiorino é um clássico que foi fabricado pela Fiat em Betim, Minas Gerais e em Córdoba na Argentina, inspirado no Fiat 147 nasceu em 1980 como furgão, e logo em 1988 ganhou versão picape, conhecida como Fiat 147 City, qual integrava a linha Uno, mas teve vida curta ao sair de linha em 1998, dando lugar ao modelo Strada, inspirado no Palio. A Fiorino também contou com produção na Espanha pela Seat em conjunto com a Fiat, nessepaís era conhecida como Emelba 127 Poker e em seguida como Seat Fiorino.

Antes de dar lugar às novas gerações, em 1984 a Fiorino passa por mais uma evolução ao ser lançado em nova e única versão com motor superior de 1.3 Fire, estilo furgão para o trabalho, com tecnologia baseado no Uno. O referido motor não permaneceu nos demais modelos de passeio da Fiat, sendo substituído pelo 1.4. Permanece até hoje a fabricação da modalidade Furgão com motor 1.3 mpi Fire, ainda inspirado no conhecido Uno. Entretanto já existe uma nova versão estilizada do Fiorino, cuja produção se dá na Turquia desde 2007 e com previsão de no Brasil substituir totalmente a antiga Fiorino a partir de 2013.

Fiat Fiorino - Furgão

Origens

Fiat 147 FiorinoLogo ao se instalar no Brasil a fábrica recén chegada ao país em 1973 já busca atender uma demanda atual local, que respondia as dificuldades advindas da crise do petróleo, criando carros econômicos e que prometiam percorrer 14km com 1 litro de gasolina, e justamente através do Fiat 147 nosso país conhecia uma tecnologia ainda não conhecida por aqui. E nos 15 anos seguintes esse automóvel permaneceu com sua configuração praticamente o mesmo, passando por duas restilizações, que não alteraram quase nada na estrutura da carroceria. Na primeira intervenção o automóvel teve a frente rebaixada e faróis e grades inclinados, já na segunta modificação foi adicionado pára-choques em material plástico, que lembram os utilizados pelos seus contemporâneos Fiat Ritmo e logo após pelo conhecido Uno. A primeira restilização chamou-se Europa e a segunda denominou-se Spazio. O Fiat 147 inicialmente foi fabricado na versão L e GL com motor 1050 e 55cv, evoluindo em seguida para versões mais potentes de 1300 61cv. Também contaram com série especial nomeada como TOP a versão G1S e o esportivo “Rallye”. No caso do Fiat Sazio foram apresentadas as versões CL, CLS e o TR, um modelo esportivo com 5 marchas que vinha substituir o 147 “Rallye”.

Em 1978 o automóvel inicialmente chamado de Fiat 147 Pick-up foi lançado, mas logo em 1982 recebeu nova estrutura, semelhante a Panorama, e foi então, batizado como Fiat Fiorino. Sendo eleito em 1978 o carro do ano. Nessa época também tivemos o prazer de receber outro lançamento, a versão furgão do Fiorino, que até hoje está entre nós e inclusive continua sendo fabricado com plataforma do Uno. Em 1986 a versão Hatchback do 147 teve seus dias contados por aqui, quando foi finalmente substituído pelo Uno, permanecendo a produção apenas do modelo Spazio até 1993, qual era basicamente destinada à exportação. Entretanto essa versão continuou sendo produzida na Argentina até 1996. Finalmente em 1988 as versões pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela plataforma do Fiat Uno.

Fiat Fiorino - PickUp

Nessa época, quando a indústria ainda era fechada ao mercado internacional, havia apenas um concorrente para o Fiat Fiorino, que era o VW, cujo desempenho e consumo deixavam a desejar. Entretanto esse fator isolado não garantia a preferência unânime dos consumidores pelo automóvel italiano, já que o país ainda não contava na época com mão de obra especializada para a correta manutenção de veículos mais evoluídos como era o produto Fiat. O que criava a insatisfação dos clientes com itens dos automóveis da primeira versão, como a correia de distribuição, que sempre apresentava dificuldades em encaixar as marchas, fato este que foi parcialmente resolvido a partir de 1984.

Evolução

Com tanto sucesso o Fiat Fiorino passou por transformações que cada vez mais imortalizavam sua grande preferência diante dos consumidores brasileiros:

  1. Em 1982 onde tudo começa, é lançado o Picape 147 que é batizado Fiorino;
  2. O modelo passa por uma reestruturação em 1991 e ganha frente remodelada;
  3. É lançada em 1995 a versão Picape Trekking;
  4. Em 1998 acontece o lançamento do automóvel com motor de 1.5 de 82 cv;
  5. O modelo passa por nova restilização em fevereiro de 2004;
  6. Ocorre um novo lançamento em 2006, agora com motor Flex de 70cv a gasolina ou 71cv com álcool.

Pontos positivos e negativos, segundo os consumidores

Mesmo com tanta superioridade em relação ao seu concorrente contemporâneo, o fusca, o Fiat Fiorino não só arrancava elogios, mas também não ficava isento de algumas poucas queixas de seus usuários.

Pontos favoráveis

Fiat FiorinoSegundo proprietários e consumidores do Fiorino, alguns dos pontos positivos do modelo são:

  • Econômico, é ágil e proporciona velocidade constante, mesmo estando carregado;
  • Oferece muito espaço, conta com suspensão de qualidade, além de ser agradável para dirigir;
  • Custo de manutenção razoável e ótimo veículo para trabalho;
  • Ótima relação custo x benefício, seja para utilização própria ou para terceirização;
  • Veículo indicado para pegar estrada com tranquilidade e boa performance;
  • Carro robusto que aguenta o tranco.

Pontos a serem trabalhados

Mesmo sendo tendência de uma era de consumidores que preferiam o Fiat Fiorino, por contar com tecnologia mais avançada que a concorrência, existiram alguns pontos fracos que foram melhorados no modelo:

  • Necessidade de reforçar a parte interna do baú para que a lataria não seja amassada pelo carregamento;
  • Atenção à melhora no acabamento interno do veículo;
  • Dificuldade para dar ré com o modelo, devido aos pontos cegos, provavelmente ocasionados pelo design do automóvel;
  • Necessidade de reduzir o ruído da porta traseira do veículo;
  • Veículo com alto consumo de combustível;
  • Pouco conforto e ruído interno.

Futuro

Como na natureza nada se cria, mas tudo se transforma assim a inteligência huma faz nascerem inovações surgidas de transformações e experiências ao longo dos anos. Para atender a determinações legais a nossa antiga companheira de viagem, geração do Fiat Uno, denominada Mille Fire e também a Fiorino deixarão de ser fabricados ao final do próximo ano, uma vez que a partir desta data os veículos deverão contar como itens de série o airbags e freio ABS. Os antigos e tradicionais modelos poderiam têm condição de atender a lei apenas para implantação do airbag para motorista, constatando-se a inviabilidade deste aparato para o passageiro.

Entretanto para a alegria de todos, a nova geração de Fiorino, da família do Novo Uno, chegará até nós em 2014, já contando com motor 1.4 e capacidade para desenvolver potência de 85cv com gasolina e 88cv com etanol. Esse lançamento vem todo restilizado, o que não só agradará em qualidade, mas também em estética e responsabilidade, representada pela preocupação com segurança humana. Essa perpetuação da linha Fiorino vislumbra uma continuação em parceria com os consumidores que sempre vêm no modelo atendimento a todas às suas necessidades com qualidade e segurança na estrada, e agora, com muito mais economia de combustível, tendo em conta a constante modernização do modelo pelo fabricante.

Futuro Fiat Fiorino

O Criador

Para se conhecer o filho é preciso falar do pai e suas raízes. O fabricante do emblemático e inesquecível Fiorino é a Fiat, cujas letras significam Fabrica Italiana de Turim, que fica localizada ao norte de seu páis. O nome da fábrica também tem sinônimo Latim, que quer dizer “faça-se” e foi fundada em 1899 por Giovanni Agnelli. Qual foi sucedida e chefiada pelo seu neto Gianni Agnelli de 1966 até 2003. Após esse período passou a ser dirigida por seu irmão Umberto Agnelli até 2004. Seu herdeiro assumiu posteriormente como vicce-presidente aos 28 anos, sendo Luca Cordero di Montezemolo o presidente.

No início o objetivo da empresa era basicamente fabricação de automóveis, veículos industriais e agrícolas, passando no início do século XX a incluir em seu rol de produção itens como locomotivas, avançando também para fabricação de armas bélicas e até ambulâncias, na época da Primeira Guerra Mundial.

Atualmente a grande fabricante expandiu ainda mais seus tentáculos de negócios e investimentos, contanto em sua carteira de empreendimento atuações em setores como financeiros e diversos setores industriais, o a que levou a conquistar presença em 61 países, englobando 1063 unidades, onde emprega 223.000 trabalhadores, sendo 111 mil deles fora do país sede da fábrica.Dentre as empresas que fazem parte desse imenso mundo Fiat, destacamos uma que foge um pouco dos investimentos tradicionais da companhia, pois a mesma conta com a propriedade do Juventus FC, o time mais conhecido da Itália. Além deste inusitado investimento, também fazem parte de seu grupo marcas automotivas como New Holland, Flexy-Coils, FIAT-Hitachi, Case, FIAT-Allis, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge, Lancia, Autobianchi, Innocenti, Abarth, OM, Iveco, Ferrari, Alfa Romeo, CNH.

Expectativas

Novo Fiat FiorinoE por fim, acreditamos que em 2014 trará muitas novidades e satisfação com o novo Fiat Fiorino, qual imaginamos ainda ter longas décadas pela frente, tal sua preferência ante o público, qual prevemos irá aumentar, tendo em conta todo o incremento que o lançamento traz consigo ao ser montado sobre a estrutura 327, qual é atualment a do Novo Uno, fornecendo este também o desenho dianteiro e parte de seu interior ao novo Fiorino, cujo projeto tem nome de XMF. Essa será a primeira grande revolução no design e tecnologia do minifurgão Fiorino em 24 anos. Este que atualmente é montado sobre a plataforma do Uno Mille, mas que inicialmente recebeu o esqueleto do Fiat 147 para que fosse possível nascer o seu antecessor o Fiorino, qual registrou até o ano passado uma produção de 720 mil unidades, sendo que deste número apenas 250 mil destinou-se ao mercado brasileiro, sendo a outra parcela dirigida a exportação. O ano de 2008 firmou-se como um dos melhores para vendas do Fiorino, com 18 mil emplacamentos, quase o mesmo montante de 2011, nesse mesmo ano o número exportado do modelo foi de 29 mil, constituindo-se um montante expressivo e importante para a montadora Fiat.

Esses números demonstram a manutenção da relevância do modelo Fiorino atualmente no Brasil e exterior, importância essa não só dos benefícios do veículo aos seus usuários, mas também ao aquecimento da economia que gera emprego e renda para a população. Como sabemos a indústria automobilística está entre as mais responsáveis pelo crescimento e continuidade econômica do país. Agora tanto os amantes e aficcionados pelo Fiorino poderão ficar tranquilos, pois a evolução da espécie está garantida e prestes a se tornar realidade, porém agora acreditamos que o novo ser contará somente com pontos positivos, graças ao constante e incansável desenvolvimento tecnológico dos automóveis. Se Fiorino era bom antes, imagina em 2014!