Por Rodrigo Duarte

publicado em Clássicos

A Ford anunciou esta semana que está comemorando a fabricação da milionésima edição de um dos carros mais conhecidos do mundo, o Ford Mustang. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o modelo que acabou consagrando o veículo com esta marca histórica acabou saindo da linha de produção da fábrica de Flat Rock Detroit, localizada nos Estados Unidos.

O modelo foi um GT Convertible vermelho, equipado com motor 5.0 V8.

Juntamente com a marca histórica de unidades produzidas do Mustang, a montadora também acabou assoprando as velinhas para o carro que está completando 49 anos de vida. A primeira vez que o veículo foi mostrado ao mundo foi durante uma edição do Salão de Nova Iorque do ano de 1964.

Durante o evento que foi feito para marcar este recorde de produção, o engenheiro-chefe da linha Mustang, Dave Pericak, declarou que o sucesso do Mustang deve-se ao fato de que eles não perdem tempo construindo carros, mas sim sonhos. Durante o evento alguns jornalistas que estavam presentes também aproveitaram para perguntar quando seria lançada uma nova geração do Mustang, mas o chefe acabou fugindo da resposta.

A história do Mustang

O Mustang entrou para a galeria dos clássicos em um segmento que ficou muito popular principalmente nos Estados Unidos, chamado de Muscle Car. Mas ele nunca deixou de ser considerado também um carro esportivo, e seu desempenho sempre superou as expectativas, independente da geração. A primeira versão do Mustang começou a ser produzida no ano de 1961, sendo que o projeto inicial na verdade era de uma variante do Ford Falcon. Mas o veículo só veio mesmo ser apresentado ao público no dia 17 de abril do ano de 1964.

O Mustang é considerado como o mais antigo veículo sendo produzido pela Ford até o momento, mesmo com a grande quantidade de transformações que o carro passou nos últimos anos.

Uma curiosidade interessante relacionada ao Mustang é que ele teve o seu nome inspirado no avião de caça dos Estados Unidos P-51 Mustang, que por sua vez ganhou este nome por ser uma raça de cavalos selvagem comum nos Estados Unidos e muito conhecida por ser uma das mais difíceis de ser domada.

1ª Geração

A 1ª Geração do Mustang começou a ser produzida a partir do ano de 1964 e durou até 1973, sendo que inicialmente o veículo foi apresentado ao púbico norte-americano em duas versões: uma conversível e outra coupé de 2 portas. A Ford sempre deixou claro que aquele seria um carro feito para agrada diferentes tipos de gostos. Isso porque existia uma ampla gama de motores que poderiam ser adquiridos com o carro: desde um modesto motor 6L de 2,8L com 101HP até um V8 de 4,8L com 271HP.

O sucesso de vendas foi tanto que rapidamente a montadora decidiu lançar um modelo do Mustang mais focado na esportividade, chamando esta versão de Fastback. No ano de 1968 o carro passou por aquela que seria sua primeira grande transformação, com algumas mudanças nas linhas de um modo geral. A ideia era realmente dar um toque mais agressivo ao carro, ao mesmo tempo que a

Ford não queria esquecer o conforto muito elogiado pelos clientes. Esta foi a primeira das diversas mudanças que o Mustang ia sofrendo ano após ano antes de mudar de geração.

Nos primeiros três anos da década de 70 mais uma mudança significativa no carro ainda de primeira geração, o carro cresceu em termos de tamanho e também ficou mais pesado, reduzindo um pouco o desempenho, especialmente por causa da grande pressão que começava a aparecer em virtude da poluição.

2º Geração

Comparando os modelos que foram lançados nos primeiros anos com os últimos anos da primeira geração ficava claro que o carro já tinha mudado muito. Mas foi apenas no ano de 1974 que a Ford lançou oficialmente aquela que seria conhecido com a 2ª Geração do Ford Mustang.

A partir desta segunda geração o Mustang ganhou uma grande quantidade de modelos diferentes. Os modelos ainda se mantinham nas versões de duas portas ou então a versão coupé. Mas com o tempo diversas outras configurações foram surgindo. Dentre os motores que foram utilizados nos carros da segunda geração, até o ano de 1978, estavam os I4 de 2,3 L, V6 de 2,8 L ou V8 de 5,0 L.

Gerações atuais

Atualmente o Mustang ganhou uma subdivisão, sendo que além da linha normal do carro ele também se desdobrou em modelos SVT Cobra.

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