Picapes realmente fazem muito sucesso no Brasil, principalmente em ambientes mais rurais, afinal de coisa, mas do que um veículo de comunicação, a picape é um utilitário realmente muito útil para as pessoas que precisam realmente carregar coisas na parte de trás do carro. Um dos primeiros carros que começou a esta popularização do veículo foi o F-100 da Ford, que chegou no Brasil no ano de 1957, que praticamente inaugurou o segmento de picapes grandes nacionais. Mas apesar do modelos ser considerado o grande marco deste segmento, foi o seu sucessor que acabou popularizando o segmento das Picapes, a F-1000.
O motor que podia ser encontrado no F-1000 era um D229-4 de 83 cv, da MWM, sendo que estes motores eram utilizados para fazer tratores. Além disso, a economia na hora de colocar combustível no veículo também era sentida. Os motoristas tinham uma economia de 40% se comparada ao motor V8 da Picape antecessora. A Ford adotou uma estratégia agressiva na hora do lançamento do seu F-1000. Geralmente os modelos conviviam durante um tempo, mas neste caso a Ford resolveu tirar o modelo antecessor imediatamente da linha de fabricação assim que lançou a atualização, para que as pessoas realmente comprassem o modelo novo.
A Ford decidiu que ainda não estava na hora de faze ruma grande atualização na carroceria do carro, sendo acabou mudando muito pouco de uma versão para outra. Aliás, a carroceria acabou sendo a mesma desde 1971. Mas em compensação, uma das modificações acabou não agradando muito em relação ao modelo anterior: o preço. Na época do lançamento, o F-1000 era muito mais caro do que o modelo anterior.
Modelo Rural vs Modelo Urbano
Como os carros que eram feitos neste segmento invariavelmente eram feitos para pessoas que viviam mais no meio rural, os modelos acabaram ganhando realmente esta cara mais do campo, que é um utilitário mais robusto, com linhas mais duras e geralmente mais alto do que a maioria dos carros mais urbanos. Este visual mais rural acabou durando ainda uns bons anos nos modelos de Picapes da Ford, mais especificamente até a década de 80. A partir desta data estes carros começaram a ser utilizados também muito na cidade, principalmente pelas pessoas que deixavam os seus locais de origem do campo e passaram a morar na cidade. O visual das Picapes também começaram a ficar mais urbanas e menos rural. Grande parte dos modelos passaram a ganhar um acabamento mais esportivo, especialmente para tentar fisgar os consumidores mais jovens. Dentre os principais elementos que apareceram como novidade nas Picapes como a F-1000 estava linhas laterais em cores mais vibrantes e também rodas diferenciadas.
A montadora aproveitou que o carro estava chamando mais atenção do que nos anos anteriores e lançou mais um modelo, desta vez batizado de F-1000-A. Dentre os principais destaques destas modificações que foram feitas no carro estavam um motor de seis cilindros argentino que era movido a álcool. Algumas modificações também foram feitas nos itens e acessórios, como um novo banco que estava sendo vendido como item de série que tinha uma composição de 2/3 fetos de tecido. Um novo sistema de ventilação também estava sendo lançado juntamente com este novo modelo do carro, além de calotas de alumínio.
Algumas atualizações foram lançadas dois anos depois do lançamento deste modelo, desta vez com um painel completo e com espelhos retrovisores maiores do que os que eram encontrados em outros carros. Segundo o depoimento de alguns usuários que tinham esta F-1000 do final da década de 80, o motor apresentava um excelente torque, soando como um trator domesticado, mas faltava força na hora da subida da ladeira.
Anúncios de Carros
|
Ford Focus Sedan GLX 2.0 16V (Flex) (Aut) R$ 36.500,00 Catalão (GO) |
|
Chery Tiggo 8 1.6T GDI TXS DCT R$ 141.000,00 São Paulo (SP) |
|
Jeep Compass 2.0 Longitude (Aut) (Flex) R$ 96.000,00 São Paulo (SP) |
|
Troller T4 3.2 XLT 4WD R$ 200.000,00 Florianópolis (SC) |
|
Chevrolet Bel Air 6cc R$ 190.000,00 São Paulo (SP) |