A Volkswagen é uma das maiores montadoras do Mundo. Quando um novo modelo é lançado, sempre é sinônimo de sucesso, independente da categoria, pois todos conhecem e confiam na empresa.

Uma das razões pela qual a Volks tornou-se tão famosa é o título de carro mais vendido do Mundo. Não há uma pessoa na Terra que nunca tenha visto um Fusquinha, não é mesmo? Desde 1972, ele é o carro com mais unidades comercializadas no Mundo inteiro.

A triste notícia é que ele parou de ser produzido, de vez, em 2003. No entanto, voltou novamente no ano passado, como veremos mais abaixo.

Quando o Fusca surgiu?

Primeiro Fusca da História

Muitas informações sobre a origem do Fusca perderam-se ao longo da história, pois ninguém tinha noção das dimensões que este carro teria no Mundo. De todo o modo, as informações principais nunca foram perdidas.

Sabe-se que tudo começou em 1931, quando o Governo alemão percebeu que todos os carros comercializados eram luxuosos, portanto, caros, o que dificultava a compra por pessoas de classe média e baixa. Foi, então, que tiveram a ideia de produzir um carro popular, ou “Volks Wagen”.

O Ferdinand Porsche, dono da fabricante de mesmo nome, conceituou um carro com design muito semelhante ao do Fusca, mas que ainda se encaixava na categoria dos luxuosos. Todavia, o conceito foi bem abraçado, dando ideia para o Fusca, que viria alguns anos depois.

O idealizados do projeto foi Adolf Hitler. Ele criou algumas normas e investiu ao máximo para que a ideia saísse do papel e fosse às ruas. Como a Alemanha tinha uma das piores motorizações da época, era imprescindível que eles conquistassem esta vitória de criação. Em 1934, os primeiros protótipos foram encomendados, e, finalmente, em 1938, ele foi ao mercado da maneira como conhecemos.

Como é o Novo Fusca 2012?

Novo Fusca

O Fusca fez muito sucesso em todas estas décadas, mas chegou um momento em que a situação ficou insustentável. Ela começou a ficar obsoleta, novos veículos estavam com novidades para lá de encantadoras, e não valia mais a pena.

Em 2003, foi decretado o fim do Fusca. Em 2012, ele voltou. A Volkswagen não conseguiu ficar longe do veículo que fundou a empresa! Todavia, este Novo Fusca mantém apenas o nome, pois ele está muito caro e bastante diferente.

No fim das contas, ele tornou-se um carro mais luxuoso em decorrência do seu ar mais vintage, apesar de estar contextualizado para o nosso momento.