Um dos carros mais conhecidos e marcantes carros da Subaru com certeza é o Impreza. Mas apesar dele estar aqui nas ruas brasileiras pelo menos desde 1993, apenas um ano depois que ele foi lançado, ainda é muito raro encontrar um destes veículos circulando por aí. É muito mais fácil encontrar os modelos da Subaru em clássicos games de corrida como Gran Turismo do que realmente ter a chance de topar com um exemplar físico do carro. Mesmo com o Impreza sendo considerado um fracasso de vendas, ele contém uma história e uma importância significativa para o mercado automotivo de um modo geral.
O Impreza está classificado como um compacto que é fabricado desde 1992 pela Subaru, que por sua vez é um braço automotivo da Fuji Heavy Industries (FHI). Na primeira vez que o veículo apareceu ele foi lançado para ser um substituto do Leone, que também era fabricado por esta mesma montadora. Apesar de já ser considerado um clássico por algumas inovações que trouxe para a época e também por ser uma marca bastante conhecida o mercado, mesmo que poucas pessoas tenham realmente visto um exemplar de perto muitas vezes, o veículo não foi descontinuado e atualmente encontra-se na sua quarta geração.
Na primeira geração do carro a montadora preferiu lançar três configurações, sendo que o sedan tinha quatro portas e o hatchback tinah cinco portas. Além destas duas a Subaru também lançou um modelo coupê, mas que acabou sendo descontinuado e não passou da primeira geração. Além disso, durante os seus anos de mercado a Subaru investiu nos lançamentos de versões do Impreza WRX e WRX STI, que eram versões mais fortes e potentes e além disso equipadas com motor turbo.
Um dos motivos pelo qual o Impreza não é muito visto nas ruas é que com o passar do tempo ele foi sendo transformado em um carro mais focado em determinados tipos de competições do que efetivamente um modelo urbano para ser usado por famílias convencionais. Apesar de ter sido esta a primeira intenção quando o primeiro lote foi lançado no início da década de 90, o carro atualmente é visto competindo em competições de rally na sua versão mais forte, que é o WRX STI. Nesta versão, o Impreza utiliza o motor 2.5 Turbo, de configuração Boxer, gerando 310 cavalos, dotado de tração integral.
Aliás, no campo das competições neste tipo de corrida, o Impreza é uma grande estrela e temido pelos seus concorrentes. O carro já venceu diversas corridas e campeonatos muito importantes, como o Campeonato Mundial de Rally, sendo que o carro acabou competindo até o ano de 2008 em nome do Subaru World Rally Team. Outra informação interessante em relação ao Impreza é que apesar de não ter ido muito bem em termos de vendas aqui no Brasil, na Inglaterra e na Nova Zelândia ainda está entre os mais vendidos.
Primeira geração
Quando o Impreza foi lançado no ano de 1992 o veículo acabou chamando muito atenção de diversos analistas de imprensa por oferecer tração dianteira ou integral nas versões sedan de quatro portas e também nas versões Station Wagon. Três anos depois que o carro foi lançado pela primeira vez a Subaru colocou no mercado uma versão Coupê com 2 portas. Os consumidores tinha como opção de motor o 1.6, 1.8, 2.0 e Turbo (2.0). No ano de 1995 a Subaru também lançou um outro pacote para o carro, chamado de Sport Outback. O pacote foi lançado apenas para a configuração Station Wagon, mas acabou não trazendo muitas mudanças significativas em termos de engenharia ou em termos de desempeno.
Mas um dos grandes diferenciais deste novo pacote que havia sido lançado para o Impreza estava em equipamentos opcionais que ficaram disponíveis, sendo que alguns deles eram um tanto quanto inusitados para os carros convencionais. Por exemplo, quando o motorista comprava o pacote Sport Outback o motorista também acabava ganhando uma bússola, além de um indicador de temperatura externa e também um barômetro na parte superior do painel. E no ano de 1994 a Subaru começou a preparar o carro para as competições de corrida de Rally, com a introdução do Subaru Technica Internacional (STi) nas versões do Impreza WRX no mercado doméstico japonês (JDM).
Segunda Geração
A Subaru lançou a segunda geração do Impreza em 2000 e o objetivo realmente era elevar a marca a uma condição maior e mais evoluída. Dentre as principais mudanças que foram implementadas em termos de engenharia na segunda geração do carro estava uma faixa de 20mm mais longa que a antiga o que dava ao carro uma maior estabilidade nas pistas. O modelo que foi lançado Station Wagon na segunda geração também apresentou algumas mudanças na carroceria. Nesta nova leva a versão Coupê também foi descontinuada.
A montadora também deu continuidade na venda do Sport Outback, que na Austrália foi rebatizado como Impreza RV, sendo que a versão era praticamente idêntica a versão norte-americana que foi lançada. Dentre as principais novidades estavam um sistema de embreagem de duplo disco. Aqui no Brasil a segunda geração do Impreza acabou não decolando sendo vendido pouquíssimas unidades.
Esta geração ainda passou por duas modificações antes de chegar na terceira geração propriamente dita, sendo que na primeira modificação o carro teve algumas alterações significativas no design, como mudança no formato dos faróis e em algumas linhas nas laterais melhorando significativamente a aerodinâmica do veículo. Já na segunda modificação o carro acabou também ganhando alguns outros detalhes, com mudanças na parte de trás e mais uma vez alterações nos formatos dos faróis.
Terceira Geração
O dia 02 de abril de 2007 marcou oficialmente o lançamento da terceira geração do Subaru Impreza, sendo oferecido como sedan de quatro portas e também no modelo Hatchback. Dentre as principais mudanças nesta terceira geração do carro estão algumas alterações no tamanho, sendo que este carro era mais longo do que os outros modelos lançados. Além disso ele tinha uma maior distancia entre eixos, o que aumentava também significativamente o espaço interno, dando mais espaço para as pessoas se acomodarem dentro do veículo.
O carro foi lançado nas configurações R, RX, RS e WR, sendo que os três primeiros ainda tinham um motor 2.0 boxer. Já no ano de 2008 a arca apresentou pela primeira vez um modelo do Impreza com motor a Diesel, sendo que a apresentação oficial do veículo acabou sendo realizada durante o Paris Motor Show. No ano de 2009 a Subaru lançou este motor em diversas versões do Impreza que começaram a ser vendidas na Europa.
Quarta geração
E o Impreza ainda ganhou uma quarta geração, sendo eu ela mostrada oficialmente no ano passado, durante o New York Auto Show. O carro teve lançamento oficial no Japão no dia 30 de novembro de 2011.