O brasileiro é muito conhecido por ser apaixonado por carros. Reflexo disso é que a maioria do sonho do brasileiro está ligeiramente ligado a um veículo ou a aquisição esse veículo e quando criança o principal assunto é adquirir um carro ou conseguir personalizar para se tornar o carro dos sonhos.

Durante alguns anos o mercado automobilístico brasileiro passou por alguns problemas, principalmente em relação ao numero de modelos a venda dentro do mercado nacional, sendo que durante algum tempo as marcas em atuação no país vendia o mesmo modelo durante vários anos consecutivos, pois o investimento para trazer outro modelo para a linha de produção era muito alto e acabava não compensando devido a pouca demanda de compra.

Volkswagen Fusca

Entre uma das principais marcas em atuação dentro do mercado nacional, está a Volkswagen, empresa alemã que já atua no Brasil a mais de 50 anos, desde o começo de sua atuação a empresa conseguiu criar modelos que ficaram bastante populares entre os brasileiros e que realmente marcaram a época e a vida de muitas pessoas. Na atualidade um dos seus principais modelos é o Gol, sendo ele o veículo mais vendido durante os últimos anos e que a maioria dos consumidores conhecem, até mesmo quem não conhecem tanto de carro.

Porém, existem outros modelos que também chamaram muito a atenção no passado e ainda marcam época até hoje, trazendo fãs que investem pesado para manter o veículo original e também para fazer totalmente sua personalização. Esse modelo que marcou época e ainda trás muitos fãs é o Fusca, modelo compacto que conta com o desenho totalmente diferenciado, pois se comparamos com todos os modelos criados depois do Fusca, não iremos encontrar quase nenhuma semelhança entre o desenho desses veículos compactos, sendo também uma explicação para seu grande sucesso.

Volkswagen Fusca - Volkswagen Carocha

O Fusca, nome bastante popular entre os brasileiros, foi o primeiro modelo a ser fabricado pela Volkswagen, marca alemã que ficou muito popular dentro do Brasil e em vários outros países onde também atua. Porém a Europa recebeu a primeira unidade da fabricação em massa do Volkswagen Carocha, isso mesmo, o Fusca era vendido no mercado europeu com o nome de Carocha. Mesmo sendo um modelo que era a aposta da Volkswagen, a marca não tinha consciência e nem de longe imaginava que o modelo iria atrair tanto a visão dos consumidores e iria se tornar tão popular, sendo com certeza o responsável por tornar a VW mundialmente conhecida.

Durante o desenvolvimento do Fusca o mesmo começou a bater recordes em relação a número de vendas, sendo que em 1972 o modelo conseguiu bater o recorde de veículo mais vendido do mundo, conseguindo bater o recorde que até então era do Modelo T fabricado pela Ford. A história que envolve a produção do Fusca é muito complexa e comprida, pois envolveu até mesmo o governo da Alemanha, mas por ser um projeto que parecia não ter tanta importância, não houve os devidos cuidados na hora de armazenar as documentações, por isso muitas pessoas que conhecem afundo a história, afirmam que nem mesmo os mais esperançosos da marca acreditava que o modelo seria tão bem aceito como foi.

Outro principal responsável pela perca de muitos documentos que hoje seriam históricos, foi os conflitos que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial, sendo que nessa época muitos projetos se perderam, evitando que toda a história do Fusca fosse verdadeiramente contada. Porém não é necessário ser um estudioso para perceber que o Fusca realmente foi um grande sucesso e que marcou a vida de muitos brasileiros e de várias pessoas em todo o mundo, pois segundo informa a VW, o modelo foi oferecido em mais de 80 países e existem relatos que existem unidades do Fusca em países que nem mesmo receberam a venda do modelo.

VW Fusca - Volksauto

Durante o ano de 1930 e 1931 a Alemanha passava por alguns problemas principalmente em relação a empresas especializadas em motores, pois na época já existiam algumas marcas que ofereciam muita qualidade e modelos conhecidos, porém eram fabricados totalmente a mão, desde seu motor até a criação do veículo. Justamente por causa dessa produção manual todos os veículos tinham um alto valor e a Alemanha necessitava de uma linha de produção para motores e assim colocar o seu projeto em prática, que na época ainda era conhecido como Volksauto.

Segundo informações desde 1925 a futura VW já tinha em mãos o projeto do Fusca, que na época ainda não tinha o nome devidamente escolhido, seu desenho foi feito pelo famoso design Béla Barényi, que também atuava como projetista e fez muitas melhorias no Fusca durante o desenvolvimento do projeto. Mesmo antes de entrar em atuação o projeto ficou conhecido por vários outros projetistas que também começaram a colocar a ideia em prática, sendo que na época a aerodinâmica oferecida pelo Fusca era totalmente diferente do que já tinha sido criado, por isso até mesmo a Porsche andou criando algumas unidades muito próximas do desenho do Fusca.

O modelo criado pela Porsche já estava pronto no ano de 1932, na época foram criadas três unidades e mesmo estando longe do design do Fusca, o seu desenho não engava, sendo possível ver alguns detalhes que popularizaram o Fusca. Na época a marca estava bastante satisfeita com o resultado do modelo, que contava com tração traseira e motor radial de 1200 cc, na época uma revolução principalmente para a Porsche que agora estava entrando no mercado de veículos popular e poderia se tornar uma marca bastante conhecida devido ao lançamento de sua versão do que viria a ser o Fusca.

Mesmo sendo um projeto bastante promissor e que já tinha sido aprovado por grandes nomes da época, a Porsche acabou não conseguindo reunir parcerias e levantar fundos para levar o projeto em frente, por isso durante o ano de 1933 o projeto foi trancado e extinto. Porém durante a Segunda Guerra Mundial dois modelos foram perdidos, sobrando somente um modelo que hoje está no museu do automóvel, sendo considerada uma das maiores relíquias e também sendo considerado um dos principais responsáveis por impulsionar o segmento de veículos populares.

Desenvolvimento

Depois do primeiro fracasso da Porsche, Hitler estava animado e resolveu financiar todo o projeto, porém exigiu alguns detalhes que fossem modificados na planta, sendo que nesse momento o Fusca realmente começou a ser desenhado. Primeiramente o modelo tinha que contar com espaço que acomodasse dois adultos na parte da frente e três crianças na parte de trás, o modelo também tinha que alcançar e manter uma velocidade média de 100 km/h. Mesmo tendo que manter um bom rendimento o modelo não poderia ter grande consumo, sendo exigido que alcançasse a média de 13 quilômetros por litro de combustível.

VW Fusca

VW Fusca

O motor também teria que ser refrigerado a ar, entre uma das exigências que não foi seguida é em relação ao motor, que deveria se encontrar na parte dianteira, mas que no final acabou ficando na parte traseira, porém a refrigeração a ar se manteve. Seguindo todas essas exigências Porsche foi designado a cuidar de todo o projeto e fazer uma pequena planta com todos os detalhes e deveria enviar o mais rápido possível para Hitler que por consequência iria analisar e logo após iria aceitar a proposta, oferecendo assim toda a infraestrutura para começar a produção do modelo.

A oposição também gerou muitos problemas durante a construção dos primeiros protótipos, pois eram marcas de veículos de luxo e muitas acreditavam que o modelo não iria seguir em frente. Porém os detalhes técnicos também geravam muitos problemas tanto para Porsche quanto para sua equipe, pois fazer um modelo que seria fabricado em linha iria exigir o desenvolvimento de novas tecnologias, algo que ainda era bastante longe até mesmo para os sonhos de muitos profissionais da época. Por ser um modelo compacto, o motor também foi uma dificuldade a parte, pois o espaço para sua colocação era muito pequeno e por ser um motor refrigerado a ar colocado na traseira, também exigiria algo que não super-aquecesse durante longos períodos de uso.

Primeiro foi testado um motor de 3 cilindros, porém não era um motor que oferecia qualidade em relação a pouca refrigeração e também não conseguiria atingir a potência exigida por Hitler. Logo após um dos integrantes da equipe de Porsche deu a ideia de utilizar um motor radial, que na época era utilizado como motor de avião, a proposta parecia ser algo absurdo, mas alguns modelos utilizaram o motor e mesmo não oferecendo tanta qualidade era uma ótima saída.

Depois de muitas tentativas foi criado um motor que oferecia um bom espaço e também uma boa refrigeração a ar e ironicamente o modelo do motor teve como base um motor de avião, lembrando o radial que foi utilizado durante o desenvolvimento do projeto. Esse novo motor era bastante silencioso e gerava bastante potência, além disso, os materiais utilizados no motor não eram de alto custo, por isso o valor investido na produção do motor era baixo, sendo ideal para o modelo que Hitler gostaria que fosse idealizado.

Primeiros Protótipos

O prazo estipulado por Hitler já estava estourando e na segunda parte do ano de 1936 foi apresentado dois pré-protótipos que logo foram oferecidos para testes, para saber se realmente atenderiam todas as exigências. Durante esses testes os dois modelos rodaram mais de 50 mil quilômetros, enfrentando terrenos adversos e sendo expostos aos mais variados tipos de obstáculos e no fim Porsche teve a boa noticia de que o projeto poderia seguir. Porém um problema ainda enfrentado era em relação aos freios, que ainda eram muito frágeis devido ao sistema utilizado na época.

Depois de alguns anos o modelo realmente viria a entrar na linha de produção, durante o ano de 1940 o primeiro modelo saiu oficialmente, sendo oferecido aos alemães com um plano de pagamento diferenciado, lembrando muito o consórcio que utilizamos atualmente. Porém todos que aderiram ao consórcio não conseguiram receber suas unidades, pois foram produzidas 640 modelos e todos foram oferecidos a equipe de Hitler, sendo que nenhum foi para a mão do consumidor. Porém o projeto já estava encaminhado e mesmo tendo algumas de suas instalações danificadas devido a Segunda Guerra Mundial, o Fusca não foi totalmente deixado de lado.

Primeiros Protótipos do Fusca

Durante o pós-guerra o projeto foi novamente retomado, as estruturas danificadas começaram a ser reparadas e o modelo voltou para a linha de produção. No Brasil o modelo chegou no ano de 1950, na primeira remessa foram enviados 30 Volkswagen como eram conhecidos na época, os modelos ficaram em Santos para uma exposição e logo foram vendidos, o sucesso foi imediato e as 30 unidades não conseguiram saciar a sede dos consumidores brasileiros por esse novo modelo. Em 1952 Getúlio Vargas começou a criar algumas taxas, visando dessa forma diminuir um pouco da importação e incentivar a criação de unidades de produção dentro do país.

Essa tática deu certo, sendo que em 1953 foi instalada uma unidade da marca no Brasil, onde eram importados somente itens para montagem, sendo que a produção ficaria por conta da instalação feita no Brasil. Durante o passar do tempo o Fusca foi recebendo algumas modificações, sendo que em suas primeiras versões o modelo tinha o vidro traseiro repartido em dois, já sua próxima versão viria com o vidro traseiro retangular, como é possível ainda visualizar alguns modelos com essas características rodando dentro do Brasil.

O modelo continuou a ser produzido até 30 de junho de 2003, na fábrica da Volkswagen no México.

Comercial do Fusca

Confira alguns comerciais antigos do Fusca. Veja o comercial de 1994:

Veja o comercial da década de 70:

Novo Fusca: New Beetle

Durante o ano de 1994 a filial americana da Volkswagen fez um estudo para montar um novo Fusca, agora com mais tecnologia e também com um design um pouco diferenciado, trazendo itens mais arredondados, acompanhando o desenvolvimento dos modelos da época.

Com a iniciativa desse projeto foi criado, em 1998, o New Beetle que mesmo não lembrando o Fusca, conseguiu atingir números expressivos no mercado norte americano, porém seu sucesso nem mesmo beirou o Fusca Original, parte disso devido ao seu preço alto.

Novo Fusca New Beetle

O New Beetle nem de longe é um carro popular. Ele conta com refinamentos como banco de couro, direção hidráulica, câmbio automático, ar-condicionado, air-bags e reforços estruturais que absorvem e distribuem a energia de um impacto.

New Beetle