A Volkswagen é uma das principais marcas em atuação dentro do mercado nacional, devido a grande qualidade em seus veículos e bom custo benefício, a empresa se tornou bastante popular entre os consumidores brasileiros e também em vários países em todo o mundo. Durante seu tempo de atuação, a marca já lançou alguns modelos que foram um verdadeiro sucesso entre os consumidores brasileiros, mas assim como toda a empresa que trabalha nesse segmento, a Volkswagen também está sempre à procura de novidades para oferecer a seus consumidores, por isso seus modelos sempre passaram por uma grande modificação.

Volkswagen Santana - 1984Esse também é o caso do Volkswagen Santana, modelo que se tornou muito conhecido entre os consumidores brasileiros e mesmo perdendo em número de vendas para o Monza em sua versão tubarão, o veículo sempre fez parte da vida dos brasileiros e atualmente se perguntarmos a maioria das pessoas, elas sabem de qual carro se trata ou já ouviram falar sobre o nome Santana. O Volkswagen Santana, diferente do que muitas pessoas imaginam, foi lançado não só no Brasil, mas em vários outros países onde também conseguiu um bom fluxo de vendas, porém no mercado nacional com certeza foi um dos mercados onde o modelo foi mais produzido, ficando na linha de produção a mais de 20 anos, contando com várias versões e atualizações.

Entre os países em que o modelo foi vendido estão: Alemanha, Brasil, Nigéria, México, Espanha, África do Sul, China, Argentina, Japão, porém no Japão, o modelo foi vendido pela Nissan. Na China, o modelo ainda é vendido, contando com algumas atualizações, mas por ser um modelo que conta com um bom fluxo de vendas, a marca acabou deixando que o modelo ficasse em linha de produção, sendo disparado o mercado em que o modelo mais foi vendido desde sua criação e que também arrasou os corações dos brasileiros, justamente por isso muitas pessoas contam atualmente com um Santana na garagem para matar as saudades do tempo onde o modelo ainda era fabricado.

O modelo foi lançado no mercado nacional com a finalidade de substituir o Volkswagen Passat, modelo que também ficou bastante popular entre os consumidores brasileiros e que necessitava de renovações, justamente por isso a marca resolveu criar uma variação na Alemanha que também viria a ser lançado dentro do mercado nacional. Sua produção começou no ano de 1984 e logo em sua primeira versão o modelo já tinha uma dura missão que era competir mercado diretamente com o Chevrolet Monza, modelo considerado um dos melhores veículos já lançado pela Chevrolet no Brasil.

O Santana e Monza foram sempre grandes concorrentes dentro do mercado nacional, algumas marcas como no caso do Ford tentou lançar alguns modelos para disputar mercado nesse mesmo segmento, porém os dois modelos sempre se destacavam em número de vendas e podemos confirmar que nessa briga a Volkswagen novamente conseguiu sair ganhando. Durante seu lançamento até o ano de 1987, o modelo foi recebendo algumas alterações, como no caso de diminuição do câmbio para ter um sistema com melhor troca de marchas e algumas alterações mecânicas, que para época acabou dando certo, até mesmo porque essas pequenas mudanças refletiram diretamente no fluxo de venda do modelo.


Comercial dos anos 80, do Volkswagen Santana

Versões e Atualizações

Volkswagen SantanaNos primeiros anos de atuação, o modelo foi lançado apenas com motor a álcool, como o combustível estava com um bom preço na época e os consumidores estavam consumindo bem esse tipo de veículo, o modelo acabou conseguindo manter um bom fluxo de vendas, mas com o tempo os consumidores começaram a perceber que os motores a gasolina ofereciam bem mais benefícios, principalmente em relação ao funcionamento do motor durante os dias frios, pois como não existia a injeção de gasolina, o motor acabava tendo dificuldades para dar partida durante a manhã.

Durante as disputas de mercado em meados dos anos 90, o Monza estava na frente do Santana, oferecia motores bem mais potentes, com variação entre 1.8 litros e 2.0 litros, sendo considerados motores gigantescos para a época, sem contar que oferecia um bom consumo, fatores que sempre chamaram a atenção dos consumidores brasileiros. Para conseguir manter um bom fluxo de vendas a VW resolveu lançar a versão Santana 2000, que contava com a mesma motorização de seu rival, empatando a briga em relação a potência de motor, sendo que agora ambos contavam com um motor de 110 cavalos de potência.

Porém, não parou por ai, o Volkswagen Santana Executivo ou versão EX como ficou popularmente conhecido foi um dos maiores investimentos da Volkswagen no projeto Santana, nessa versão o modelo contava com praticamente todos os equipamentos oferecidos para a categoria, contando com um motor de 2.0 litros a gasolina com injeção multiponto, conseguindo gerar uma potência de 125 cavalos de potência, motor bem mais superior do que se comparado com os 110 cavalos da versão 2000. Na parte exterior o modelo também contava com algumas modificações, uma das principais modificações era um spoiler traseiro que contava com uma terceira luz de freio, além disso, a Volkswagen também oferecia rodas da BBS de 14 polegadas que poderiam vir na cor prata ou na cor dourada, cores que deixaram algumas dúvidas entre os consumidores brasileiros e que gerou bastante discussão, mas como não poderia ser diferente a cor prata foi a mais vendida.

Ainda em 1991 o modelo passou por uma grande reformulação assim como pedia o mercado nacional, o modelo mesmo com versões diferenciadas já não conseguia imprimir um bom ritmo de vendas, justamente por isso uma versão totalmente renovada era necessária. Para isso a Volkswagen utilizou o Passat Europeu como base para o projeto, sua modificação foi a maior que aconteceu em todos os anos de vida do Santana durante suas vendas no Brasil, seu interior tinha se modificado, assim como sua parte externa, porém alguns itens ainda se encontravam no modelo, como no caso do quebra vento que ainda estava nessa nova versão, mas devido ao pouco benefício e aumento no consumo, a marca acabou deixando de lado a opção de quebra vento no ano de 1998.

Desenvolvimento de Vendas

Volkswagen SantanaEntre a associação feita entre a Ford e Volkswagen, acabou criando um modelo que foi pouco vendido dentro do mercado nacional, mas que chamou muito a atenção devido a seu desenho que era idêntico ao do Santana, trata-se do Ford Versailles que além de ser muito parecido com o Santana também foi fabricado na linha de produção da Volkswagen. Nas versões lançadas do Santana, somente em 1992 o modelo recebeu uma versão quatro portas, isso aconteceu porque a VW acreditava que essa versão não conseguiria imprimir um bom ritmo de vendas, porém assim que foi lançado na versão quatro portas o modelo foi muito bem aceito pelos consumidores brasileiros, sendo considerado um sucesso de vendas.

Com mais de 12 anos em atuação dentro do mercado nacional o modelo já começava apresentar sinais de que não conseguiria mais se manter entre os líderes de vendas, nesse momento a Volkswagen novamente interveio e aplicou mais alguns equipamentos ao modelo, trocando os faróis e também modificando alguns detalhes que fizeram com seu o modelo se tornasse um tanto quanto liso. Mesmo recebendo algumas alterações de uma forma geral o modelo praticamente não se modificou, mas para suprir essa deficiência a marca estava sempre lançando novos equipamentos e oferecendo algumas modificações mecânicas, isso fez com que o modelo conseguisse manter-se e também conseguir segurar seu fluxo de vendas.

O desenho do Santana brasileiro era praticamente igual ao do Santana Alemão, apresentando somente alguns pequenos detalhes que diferenciavam o modelo, sendo com certeza um dos detalhes que mais impressionavam, até mesmo porque a Volkswagen sempre modificava bem os modelos antes de lançar dentro do mercado nacional. Diferente do que muitas pessoas imaginam, o Santana denominado 2000 como é popularmente conhecido com o desenho já bem diferenciado, é uma versão criada exclusivamente para o mercado nacional e chinês, nenhum outro país recebeu essa versão, nem mesmo o mercado alemão, até mesmo porque o Santana saiu de linha no país no ano de 1985, lembrando que a versão lançada na Alemanha era denominada de Passat.

Durante suas vendas dentro do mercado nacional o modelo sempre teve algumas dificuldades em relação a seus concorrentes, entre os principais deles estava o Ford Del Rey que já se encontrava praticamente no fim de suas forças, o Monza, modelo da Chevrolet que também conseguiu imprimir um bom ritmo de vendas e o Fiat Tempra, modelo que ficou bastante conhecido mais devido ao alto custo de sua manutenção os consumidores acabaram deixando de lado. Assim como aconteceu com o Monza, o Santana também teve que receber várias modificações em seu design para conseguir acompanhar as novidades lançadas dentro do mercado nacional.

Poucas pessoas levam em consideração o desenvolvimento do mercado nacional, porém o Vectra e o Omega também foram concorrentes com um grande potencial, que também disputaram mercado com o Santana, lembrando que o Monza ainda ficou no mercado nacional até a segunda geração do Vectra, justamente por isso o modelo contava com três concorrentes somente da Chevrolet. Para manter o modelo a venda dentro do mercado nacional, a Volkswagen retirou vários equipamentos adicionais, dessa forma o mesmo acabou não disputando diretamente mercado com o Vectra, garantindo mais alguns anos de vida.

Comerciais antigos

Comercial de 1988, do Volkswagen Santana:

Comercial de 1987, do Volkswagen Santana:

Comercial de 1987, do Volkswagen Santana Quantum:

Comercial de 1986, do Volkswagen Santana Quantum:

Fim de Produção

Volkswagen Santana - Linha de Produção

O Santana conseguiu manter se dentro do mercado nacional até o ano de 2006, quando foi descontinuado, a Volkswagen gostava muito do modelo, justamente porque foi muito bem aceito dentro do mercado nacional, porém acabou tendo que ser deixado de lado devido a um desenvolvimento que os consumidores brasileiros já cobravam e refletia diretamente no fluxo de vendas do modelo. Durante esse período a Chevrolet lançou ainda mais um concorrente que agora seria o Astra Sedan, modelo que também conseguiu manter um bom fluxo de vendas e tirou ainda mais o espaço do Santana.

Mas conseguir ficar mais de 20 anos na linha de produção já era algo bastante positivo, até mesmo porque um de seus principais concorrentes, o Chevrolet Monza já tinha sido descontinuado 10 anos mais cedo, sendo que sua produção foi paralisada no ano de 1996 com a chegada de novos modelos na linha de produção da Chevrolet. O Santana ainda é fabricado no mercado chinês e consegue manter um bom ritmo de vendas, mesmo estando em forte concorrência, sendo com certeza uma marca histórica para o modelo.

Para que os apaixonados pelo modelo tenham ideia, o mesmo foi lançado em sua primeira versão no ano de 1984, sua primeira versão foi modificada no ano de 1987, e depois foi recebendo algumas reformulações até o ano de 1991 quando recebeu a grande reestilização, modificando totalmente seu desenho, levando em consideração o design do Passat Alemão, nesse momento o modelo aumentou ainda mais seu fluxo de vendas. Lembrando que o modelo também recebeu uma variação, a perua denominada Quantum que começou sua produção no ano de 1996 e foi descontinuada no ano de 2002 por não conseguir mais competir junto ao mercado concorrido do Brasil, sem contar que o modelo nunca conseguiu imprimir um bom ritmo de vendas.

No ano de 2006 a marca começou a cortar custos na linha de produção, sendo um sinal de que o Santana não seguiria muito tempo sendo produzido e foi justamente o que aconteceu, chegando o final desse mesmo ano a VW anunciou que o modelo não seria mais produzido. Porém, um nome tão popular como Santana não poderia ficar longe do mercado nacional por muito tempo, justamente por isso a marca planeja uma nova versão para o ano de 2013 que deverá ser lançado primeiramente na Ásia e deverá substituir o modelo que está sendo vendido atualmente.

Mesmo não tendo sido confirmado pela marca, o Santana tem muita chance de conseguir um espaço dentro do mercado nacional, até mesmo porque é um nome que os consumidores nunca esqueceram e com certeza seu custo benefício deverá manter um padrão de valor igual ao Cruze que poderá ser uma opção para a Volkswagen também disputar mercado nesse segmento.